Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde, recentemente (cerca de uma mês), fiz um tópico solicitando ajuda para montar meu PC gamer, depois de ouvir muitas opiniões, fiz a compra de praticamente tudo que precisava, deixando em aberto somente o principal, a VGA.

No geral ficou da seguinte forma:

Placa mãe MSI p/ AMD GA-970A-G43 AM3+ Processador AMD FX-6300 3.5Ghz AM3+ Black Edition FD6300WMHKBOX Memória Corsair Vengeance 8GB LP (2x4GB) 1600MHz DDR3 HD Western Digital Blue 1TB 7200RPM WD10EZEX-00BN5A0 CAVIAR BLUE Placa de vídeo (A que predendo comprarVGA Gigabyte Radeon R9 280x 3GB DDR5 WINDFORCE3X OC GV-R928WF3OC-3GD Gabinete Cougar Archon Midi Tower s/Fonte 4846 - 2 Fonte Corsair CX-500W - CP-9020047-WW 80 Plus Bronze

Até ai tudo bem, estou satisfeito, porém, a vga, eu ainda não comprei. Pelo motivo do $$ Como sabemos, a vista na kabum, e na maioria das lojas, sai mais barato, decidi juntar a grana e bancar a vista. Enquanto isso vou usar uma gt 9800 que tenho guardada a anos e nunca foi usada rs. Na minha casa a conta de luz vem cada vez aumentando mais, e isso é uma preocupação. Queria saber em média, quanto essa máquina iria consumir de energia, calculando com a r9 280x, e se pensando em energia, valor, e desepenho, compensaria mais uma gtx 960... Eu tentei calcular esse esquema da energia, mas não consegui... :/ 

Pretendo colocar mais uma fan com led azul(aceito sugestões), vou ver como vai ficar a CPU montada primeiro... Comprei tudo na kabum, tirango a memória que peguei no mercado livre. Memória chegou ontem, e o restante da CPU está previsto para hj. Obrigado a todos desde já. õ/

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi, sua dúvida é, em síntese, quanto vai custas na sua conta de luz a sua configuração? Com a R9 280X e com a GTX 960? Depende! Hahaha.

Qual o assunto é a conta de luz em si, fica muito difícil ter uma noção exata. Isso porque vai depender mais da sua utilização do que do equipamento em si. Explico: o consumo dá um salto quando você utiliza a placa de vídeo, porque no resto do tempo ela fica parada. Outra questão é a relação da eficiência da fonte: quanto a fonte precisa 'puxar da tomada' para fornecer os 400W exigidos do sistema. Ou seja, somente haverá uma grande diferença na sua conta caso você 'efetivamente utilize' o PC por looongos períodos. Simplesmente deixar ligado, sem jogar nada, as duas GPU's exigem basicamente a mesma coisa.

Resumindo e opinando: como 'não comprar o pc' não é uma opção (kkk), não se prenda muito nessa questão não. Escolha a placa pelo que ela poderá lhe dar de performance.

Por fim, pra responder sua pergunta efetivamente: para calcular o consumo de um equipamento (vale pra qualquer equipamento), você deve multiplica sua potência pelo tempo de funcionamento em horas. Assim, digamos que seu sistema consuma 500W em Full e que você utilize ele por 5 horas por dia. 500Wx5=2.500W/dia. Como você utiliza (digamos) 20 dias/mês, vai chegar em 50.000W. Como a energia elétrica é cobrada em KwH (quilo watts hora), você tem que dividir isso aí por 1.000. Assim, no exemplo acima, você gastaria 50KwH por mês com seu PC. Pra fechar o valor, é só multiplicar pela tarifa cobrada no seu estado.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

o @Pro está correto. não adianta você pegar a gtx 960, se a R9 280X teoricamente fosse mais usada... vai depender muito do seu uso, se ela está em uso maximo ou não (quanto mais pesado o game, mais consumo).

agora quanto a placa ficar parada, é um erro. sempre que o computador está ligado, a placa de video está (mesmo que com consumo bem baixo) ativada. pois tudo que se reproduz no pc é atraves da VGA.

tem uma galera que liga o PC sem vga, como fazem isso eu não sei...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se você não vai jogar o dia todo, não importa muito o consumo da VGA. Mas, vejamos.

A GTX 960 consome 120W em load.

A GTX 770 ou R9 280X consomem de 230/250W em load.

Obviamente que se você jogar o dia todo com a R9 280X vai dar uma diferença na conta de luz em relação à GTX 960 (quase uma lâmpada de 150W a mais). Mas eletricidade é barato. Só pesa mesmo quem usa ar-condicionado no verão. Mas faça as contas. Tem algumas calculadoras online para conta de luz.

O sistema todo (CPU, VGA, etc) vai consumir no total uns 250W com a GTX 960 e uns 350W com a R9 280X (jogando no talo). Em repouso, isso cai para uns 60-80W nos dois sistemas.

Você pode esperar também pela GTX 960 Ti. Ela talvez seja tão forte como a R9 280X e consuma uns 160W, que é bem legal.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi, sua dúvida é, em síntese, quanto vai custas na sua conta de luz a sua configuração? Com a R9 280X e com a GTX 960? Depende! Hahaha.

Qual o assunto é a conta de luz em si, fica muito difícil ter uma noção exata. Isso porque vai depender mais da sua utilização do que do equipamento em si. Explico: o consumo dá um salto quando você utiliza a placa de vídeo, porque no resto do tempo ela fica parada. Outra questão é a relação da eficiência da fonte: quanto a fonte precisa 'puxar da tomada' para fornecer os 400W exigidos do sistema. Ou seja, somente haverá uma grande diferença na sua conta caso você 'efetivamente utilize' o PC por looongos períodos. Simplesmente deixar ligado, sem jogar nada, as duas GPU's exigem basicamente a mesma coisa.

Resumindo e opinando: como 'não comprar o pc' não é uma opção (kkk), não se prenda muito nessa questão não. Escolha a placa pelo que ela poderá lhe dar de performance.

Por fim, pra responder sua pergunta efetivamente: para calcular o consumo de um equipamento (vale pra qualquer equipamento), você deve multiplica sua potência pelo tempo de funcionamento em horas. Assim, digamos que seu sistema consuma 500W em Full e que você utilize ele por 5 horas por dia. 500Wx5=2.500W/dia. Como você utiliza (digamos) 20 dias/mês, vai chegar em 50.000W. Como a energia elétrica é cobrada em KwH (quilo watts hora), você tem que dividir isso aí por 1.000. Assim, no exemplo acima, você gastaria 50KwH por mês com seu PC. Pra fechar o valor, é só multiplicar pela tarifa cobrada no seu estado.

@Pro

Muito obrigado pela explicação cara, minha preocupação é exatamente essa, como não pago a conta, meu pai pesa.. kkk

o @Pro está correto. não adianta você pegar a gtx 960, se a R9 280X teoricamente fosse mais usada... vai depender muito do seu uso, se ela está em uso maximo ou não (quanto mais pesado o game, mais consumo).

agora quanto a placa ficar parada, é um erro. sempre que o computador está ligado, a placa de video está (mesmo que com consumo bem baixo) ativada. pois tudo que se reproduz no pc é atraves da VGA.

@UsuarioLegal

Valeu pela resposta cara ^^

Se você não vai jogar o dia todo, não importa muito o consumo da VGA. Mas, vejamos.

A GTX 960 consome 120W em load.

A GTX 770 ou R9 280X consomem de 230/250W em load.

Obviamente que se você jogar o dia todo com a R9 280X vai dar uma diferença na conta de luz em relação à GTX 960 (quase uma lâmpada de 150W a mais). Mas eletricidade é barato. Só pesa mesmo quem usa ar-condicionado no verão. Mas faça as contas. Tem algumas calculadoras online para conta de luz.

O sistema todo (CPU, VGA, etc) vai consumir no total uns 250W com a GTX 960 e uns 350W com a R9 280X (jogando no talo). Em repouso, isso cai para uns 60-80W nos dois sistemas.

Você pode esperar também pela GTX 960 Ti. Ela talvez seja tão forte como a R9 280X e consuma uns 160W, que é bem legal.

@Contiusa

Entendi man, eu queria saber se isso faz muita diferença, obrigado pela resposta ^^

Algum de vocês sabe se a r9 280x tem aquela opção de diminuir ou desligar o cooler quanto não está utilizando para jogos e programas pesados, etc..?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Pro

Muito obrigado pela explicação cara, minha preocupação é exatamente essa, como não pago a conta, meu pai pesa.. kkk

@UsuarioLegal

Valeu pela resposta cara ^^

@Contiusa

Entendi man, eu queria saber se isso faz muita diferença, obrigado pela resposta ^^

Algum de vocês sabe se a r9 280x tem aquela opção de diminuir ou desligar o cooler quanto não está utilizando para jogos e programas pesados, etc..?

Não, só a Nvidia com a linha Maxwell tem isso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de estado para estado. Procure um site online que calcule gasto de eletricidade e veja se 150W vão fazer diferença. Calcule as horas que você vai jogar, etc. Ninguém aqui vai saber porque ninguém faz essas contas de eletricidade. Corra atrás e pesquise que você vai descobrir.

Eu esqueceria essa R9 280X. Espere sair a série R9 300. Você vai encontrar uma placa melhor e pelo mesmo preço.

Mas eu esperava pela GTX 960 Ti. Será uma ótima VGA (talvez melhor do que a R9 280X) e com baixo consumo. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando digo que ela está 'parada', quis dizer que consome muito pouco. Por óbvio ela segue trabalhando, mas o consumo não se compara com quando em funcionamento. Para usar o PC sem vga, é só usar o sistemas integrados dos processadores. Basicamente é o que ocorre com a esmagadora maioria dos notebooks do mercado.

Procurei sobre a R9 280x e não achei exatamente sobre ela. No site da AMD fala que a maioria da placas da série R9 2xx e R9 3xx possuem esse sistema, que mantém o cooler desligado enquanto não atinge determinada temperatura (em geral, 60ºC). Acho muito difícil que ela não possua, já que é uma high-end da série.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando digo que ela está 'parada', quis dizer que consome muito pouco. Por óbvio ela segue trabalhando, mas o consumo não se compara com quando em funcionamento. Para usar o PC sem vga, é só usar o sistemas integrados dos processadores. Basicamente é o que ocorre com a esmagadora maioria dos notebooks do mercado.

Procurei sobre a R9 280x e não achei exatamente sobre ela. No site da AMD fala que a maioria da placas da série R9 2xx e R9 3xx possuem esse sistema, que mantém o cooler desligado enquanto não atinge determinada temperatura (em geral, 60ºC). Acho muito difícil que ela não possua, já que é uma high-end da série.

Não, somente a linha Maxwell da Nvidia tem essa feature (e se não me engano somente a GTX 960). Para dar certo esse tipo de sistema, a VGA precisa ser econômica (nenhuma da AMD conseguiria isso). Até daria pra criar um profile nesse sentido com o MSI Afterburner, mas acho uma tremenda besteira.

Obs.: Tenho uma 280x e mesmo em idle com fans girando fica em 40 graus... imagina se estivessem paradas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não, somente a linha Maxwell da Nvidia tem essa feature (e se não me engano somente a GTX 960). Para dar certo esse tipo de sistema, a VGA precisa ser econômica (nenhuma da AMD conseguiria isso). Até daria pra criar um profile nesse sentido com o MSI Afterburner, mas acho uma tremenda besteira.

Obs.: Tenho uma 280x e mesmo em idle com fans girando fica em 40 graus... imagina se estivessem paradas.

Man, isso tá MUITO errado. A função de desligar o cooler não tem NADA a ver com o fato de ser placa AMD ou Nvidia, de ser deste ou daquele chip. Tem a ver única e exclusivamente com o fabricante - se ele quiser, coloca esse recurso na placa. Por exemplo, as Gtx 970 da Asus Strix e a MSI Gaming tem esse recurso (além de algumas outras), mas as da Gigabyte não tem.

Outro exemplo? Pegue a r9 390 da Asus - mesmo com seu TDP absurdo, essa placa tem tal recurso. https://www.asus.com/Graphics-Cards/STRIXR9390DC3OC8GD5GAMING/

E de qualquer maneira, é possível fazer um Bios mod pra implantar esse recurso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Kelvin182

Eu peguei no site da ANEEL esse valor de R$ por KWh.

Considerando que sua residência gasta de 100 a 220 KWh o coeficiente é 0,39250

Então o seu pc com a R9 280x gastaria aproximadamente os seguinte:

Como usa um FX 6300 e com essa config eu estimo um consumo de 450W (observe que isso é PICO não é a todo momento que o pc consome isso) mais ou menos, vou pra 500 para o calculo ficar igual do amigo. Ou seja em média da 50 KWh total no mês.

Assim ficaria uns 19 reais e 50 centavos na sua conta esse PC.

Comparando com a GTX 960, o consumo ia ser de 370W por aí em pico. Seguindo o mesmo cálculo ... 14 reais e 43 centavos.

Assim, veja que escolhendo a R9 vai gastar uns 5 reais a mais na conta de luz. :) E caso esse valor depende da quantidade de uso, e pode variar ainda mais, mas é só para ter uma ideia.

Caso queria fazer o calculo preciso, pegue uma conta de luz da sua casa e veja o preço do KWh. Abraço e boa escolha a ti.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como usa um FX 6300 e com essa config eu estimo um consumo de 450W (observe que isso é PICO não é a todo momento que o pc consome isso) 

Não dá isso tudo, não. O próprio site da AnandTech dá um consumo máximo do sistema de 330W no Furmark. O meu i7 com GTX 770 fica na casa dos 300-320W com a VGA rodando a 75% (o meu no-break indica o consumo). Às vezes passa dos 350W, porque o meu micro é carregado de coisas.

Com a GTX 960, não vai passar de 250W no total.

Mas é bom saber que o gasto de eletricidade é pequeno. Eu nunca tinha parado para fazer essas contas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, valeu a todos pelas respostas, e valeu pela "conta" Flavio rs. É bom ter essa média, essa conta eu iria até fazer, porém tá meio corrido com a volta das aulas da facul. Valeu a todos mesmo, pelas informações, é bom saber que sempre vocês estão ai para ajudar a todos compartilhando conhecimentos õ/

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais