Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

[TUTORIAL] Windows 10 - Instalação Limpa

Recommended Posts

Visitante

Em primeiro lugar, ninguém sabe mais do que ninguém e como o Windows 10 é novo, eu ainda estou aprendendo a instalá-lo, então me perdoe se houver algum erro. Correções e outras dicas serão bem-vindas.

A atualização de versão do Windows 10 a partir do Windows 7 / 8 / 8.1 funciona normalmente, mas deixa uma pasta Windows.old (que pode ser apagada), além de entradas obsoletas no registro do sistema. O ideal é fazer a instalação limpa.

É possível fazer uma instalação limpa do Windows 10 e ativá-lo automaticamente, DEPOIS de ter atualizado a partir do Windows 7 / 8 / 8.1. Depois disso, em qualquer momento que for fazer a formatação do HD e reinstalação do sistema operacional, NÃO será mais necessário fazer a atualização antes, ou seja, a instalação limpa poderá ser feita diretamente SEM ATUALIZAÇÃO e o Windows será ativado automaticamente, conforme descrito neste tutorial. Então, os passos de atualização (1, 2, 3, 4), só serão necessários na 1ª vez. Qualquer reinstalação POSTERIOR, será feita seguindo os passos da instalação limpa (5, 6, 7).

PASSO 1 (ATUALIZAÇÃO)
Aperte Windows + Pause, veja a Edição e se é 32 bits ou 64 bits.

15ogtuo.jpg

Siga as próximas tabelas para escolher a versão desejada quando for pedido no Media Creation Tool (Passo 2).

qrglnb.jpg

OBSERVAÇÃO: No site da Microsoft não está disponível, mas se for Windows 8/8.1 Single Language, você deve instalar Windows 10 Home Single Language.

Essas são as principais no Brasil para uso pessoal, as versões K, N, KN e outras são para outros idiomas.

PASSO 2 (ATUALIZAÇÃO)
Crie uma mídia de instalação do Windows 10 usando o Media Creation Tool (oferece um download mais rápido e uma ferramenta mais fácil de criação da mídia de instalação).

MODO A - pendrive (MAIS FÁCIL)
Baixe o Windows 10 através do Media Creation Tool e crie o pendrive através desse programa.

MODO B - DVD (MAIS DIFÍCIL)
Baixe o Windows 10 através do Media Creation Tool, crie um arquivo .ISO e grave-o no DVD (usando um programa de sua preferência).

PASSO 3 (ATUALIZAÇÃO)
Criado o dispositivo de instalação do Windows 10 (DVD ou pendrive), insira-o no computador e espere carregar automaticamente.
Caso a reprodução automática de dispositivos esteja desativada, abra o arquivo de instalação "setup" (na raiz do dispositivo), e vá seguindo os passos do instalador.

33e4mt1.jpg

PASSO 4 (ATUALIZAÇÃO)
Depois de ter feito a atualização completa para o Windows 10, remova o DVD ou pendrive e verifique se o Windows está ativado (aperte Windows + Pause).

20ftf78.jpg

PASSO 5 (INSTALAÇÃO LIMPA)

Insira o DVD ou pendrive do Windows 10 novamente, reinicie o computador, entre na BIOS (F2, DELETE, etc), desative o Secure Boot *, altere a ordem de inicialização e inicialize o PC pelo DVD ou pendrive.

Também é possível apertar uma tecla quando o computador liga (varia para cada fabricante: F7, F10, F11, F12, TAB, etc), fazendo com que apareça uma opção para escolher o dispositivo de inicialização.

Desative o Secure Boot (* se não inicializar a instalação do Windows 10). Exemplo:

33lebo5.jpg

Alterando  a ordem de boot, colocando o pendrive em 1º lugar. Exemplo:

9zr0nc.jpg

Recomendo deixar o modo SATA em AHCI. Exemplo:

2hn870k.jpg

Caso tenha essa opção, em Tipo de Sistema Operacional, pode deixar em Windows 8. Exemplo:

4lro6x.jpg

Não é necessário fazer isso, mas caso o Windows carregue rapidamente e não consiga dar boot pelo DVD ou pendrive, desative o Fast Boot. Habilite depois que realizar a instalação.

PASSO 6 (INSTALAÇÃO LIMPA)

Siga os passos do instalador e ignore os pedidos de chave clicando em "Ignorar" e "Fazer isso mais tarde" (conforme as duas imagem abaixo).

fbkc1s.jpg

25jw4kg.jpg

Quando o Windows 7 / 8 / 8.1 é atualizado para o 10 e ativado, é criado um registro nos servidores da Microsoft vinculando o Hardware ID à nova chave gerada. Por isso ele é ativado automaticamente.

(Se houver troca da placa-mãe é necessário entrar em contato por telefone com a Microsoft para realizar a ativação).

PASSO 7 (INSTALAÇÃO LIMPA)
Depois de instalado e conectado a Internet, verifique se o Windows 10 já foi ativado (aperte Windows + Pause).
Caso não esteja ativado, verifique a conexão a Internet e reinicie o computador.

20ftf78.jpg

PASSO 8 (THE END)
Deixe a sua opinião sobre o que achou do tutorial, dúvidas sobre o processo, dicas que poderiam facilitar ou melhorar. :bye:

fp860p.jpg

_______________________________________________________________________________________________________

OBSERVAÇÕES:

MENSAGEM DE ERRO
Vai aparecer uma mensagem de erro se tentar fazer uma instalação limpa do Windows 10 usando a chave do Windows 7 / 8 / 8.1.

qqaa1y.jpg

vy45eh.jpg

COMO DESCOBRIR O NOVO SERIAL DO WINDOWS DEPOIS DE ATUALIZADO PARA O 10:
O Windows 10 terá uma chave DIFERENTE da chave do Windows 7 / 8 / 8.1.

Há vários programas para descobrir a chave do Windows depois de atualizado e ativado, mas um simples e eficiente é o ProduKey:
http://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html

Windows 32 bits (link direto)
http://www.nirsoft.net/utils/produkey.zip

Windows 64 bits (link direto)
http://www.nirsoft.net/utils/produkey-x64.zip

Baixe o arquivo, descompacte-o, abra o ProduKey.exe e anote a chave:

35auky0.jpg

No passo 6 (onde foi ignorada a chave do Windows), também é possível inserir manualmente a chave anotada do Windows 10 (apesar de o processo automático ser mais fácil).

CONFIGURAÇÕES:
Configuração 1
Faça as configurações iniciais para deixar o Windows da forma que lhe agrada.

Configuração 2
A instalação de um antivírus não desabilita o Windows Defender permanentemente. O Editor de Registo desabilita-o mesmo se não houver outro antivírus instalado.
Recomendo desabilitar o Windows Defender PERMANENTEMENTE. Clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Defender > Proteção em tempo real e deixe essa opção em Desabilitado. Abra o Editor do Registro (aperte Windows + R, digite regedit e clique em OK). Navegue até a chave Start e altere o valor para 4:

HKEY_LOCAL_MACHINE > System > CurrentControlSet > Services > WinDefend
Start = 4

Depois REINICIE O COMPUTADOR.

Configuração 3
Recomendo desabilitar o Windows Update TEMPORARIAMENTE, ativá-lo em um determinado dia, atualizar o Windows e desativá-lo novamente (pode ser feito a cada 15 dias, por exemplo).
Isso diminui o risco de alguma atualização recém lançada causar incompatibilidade e também reduz o uso de rede, memória e processamento causados pelo download e instalação das atualizações.

Abra a janela Serviços (aperte Windows + R, digite services.msc e clique em OK). Dê dois cliques em Windows Update (geralmente a última opção), na aba Geral, em Tipo de inicialização mude para Desativado e clique em OK. Depois REINICIE O COMPUTADOR.

Para ativá-lo novamente, faça o mesmo processo, mas em em Tipo de inicialização mude para Automático e clique em OK. Depois REINICIE O COMPUTADOR.

Configuração 4
Recomendo usar o "Show or hide updates" para ocultar atualizações que estiverem dando problema e, mesmo removidas, acabam sendo baixadas e instaladas novamente (por exemplo: desativar temporariamente drivers com alguma incompatibilidade, até que seja corrigida).

Configuração 5
Recomendo alterar essa configuração:
Iniciar > Configurações > Windows Update > Opções avançadas > Escolher como as atualizações serão obtidas:
- MARQUE a opção "Computadores na minha rede local"
E essa em caso de apenas um computador na rede local:
- DESATIVE a opção "Quando essa opção é ativada, o computador também pode enviar partes das atualizações do Windows e de aplicativos previamente baixadas para computadores na rede local, ou para computadores na Internet, dependendo da opção selecionada abaixo."

PS: Na minha opinião, a opção "Computadores na minha rede local e na Internet", além de usar mais banda (fazendo upload), poderia dar acesso a uma pessoa que tenha conhecimento suficiente de programação e que descubra uma falha de dia 0 na integração do Windows Update (da parte baixada pelo servidor Microsoft e da parte baixada do computador de outra pessoa), modificando um arquivo que fizesse com que o sistema acreditasse que o código de verificação desse arquivo fosse o mesmo do legítimo e enviando a parte modificada com código malicioso, passando a ter um certo controle sobre o computador das vítimas (já que o Windows Update tem privilégio superior aos programas comuns), apesar disso ser bem difícil, impossível não é, mas isso já é outra história que não vem ao caso.
  • Curtir 22

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não li seu tópico, mas você poderia mudar o título para "[TUTORIAL] Windows 10 - Instalação Limpa"? Assim fica mais fácil de achá-lo pois há dezenas de tópicos inúteis com o mesmo título e a mesma finalidade por ai ;)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@AmarildoJr

Obrigado pela dica, acho que fica melhor. Abraço. =D

Por algum motivo, eu não consigo colocar "pendrive" (USB Flash Drive), em letra maiúscula e também continua sendo escrito junto, mesmo eu apertando espaço. :muro:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@iogurte

O DVD acaba sendo mais simples para o público leigo. O Rufus também é muito fácil de mexer depois que você se acostuma com ele.

Uma coisa que eu não tinha notado é que você pode conectar o pendrive e o Media Creation Tool também já faz a cópia do Windows 10 (eu sempre criei a .ISO, incluindo o Windows 8 e 8.1).

Mas o Rufus acaba sendo mais versátil se for instalar usando partição GPT ao invés de MBR, pois converter a ISO para instalação em UEFI antes de gravar no DVD acaba sendo mais complexo do que o pendrive (não testei se o Media Creation Tool faz isso, estou baixando para ver o que acontece).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá agnaldoreis

Estou fazendo confusão ou o modo A (DVD) é mais simples que o modo B (pendrive)? De resto muito bom tópico.

Abraços

@iogurte os modos A e B tem haver com a maneira de ativar o serial na instalação final e LIMPA, não no formato da instalação.

@iogurte

O DVD acaba sendo mais simples para o público leigo. O Rufus também é muito fácil de mexer depois que você se acostuma com ele.

Uma coisa que eu não tinha notado é que você pode conectar o pendrive e o MediaCreation Tool também já faz a cópia do Windows 10 (eu sempre criei a .ISO, incluindo o Windows 8 e 8.1).

Mas o Rufus acaba sendo mais versátil se for instalar usando partição GPT ao invés de MBR, pois converter a ISO para instalação em UEFI antes de gravar no DVD acaba sendo mais complexo do que o pendrive (não testei se o MediaCreation Tool faz isso, estou baixando para ver o que acontece).

@agnaldoreis, eu particularmente não testei o Rufus. Sempre usei as formas divulgadas pela Microsoft:

Mas achei interessante seu comentário sobre a partição... poste aqui o resultado, por favor...  ^_^
    • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@Mlramos

Eu usava o Windows USB/DVD Download Tool até descobrir que o Rufus é mais rápido.

2ilhmax.jpg

Eu fiz a burrice de baixar a versão de 32 bits que é menor, aí depois eu lembrei que 32 bits não suporta UEFI.  :( 
    Vou baixar a versão de 64 bits e testar de novo.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu faço para alterar as configurações da BIOS para inicializar pelo pendrive bootável?
    Sou meio leigo e meu note não tem leitor de CD/DVD...

Já desativei numa primeira tentativa o secure boot, mas não consegui inicializar a instalação :(

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@Mlramos

Valeu, ainda vou mudar algumas coisas para melhorar.

@lucaskaz

Antes de tudo, você tem que ver se o seu HD/SSD está com tabela de partição em GPT ou MBR. Dentro do Windows:

- Aperte Windows + R (para abrir a janela Executar)

- Digite diskpart (para abrir uma janela do DOS)

- Digite list disk (vai aparecer os discos instalados)

Quando é GPT, tem um asterisco embaixo. Quando não tem asterisco é MBR.

Tem que criar o pendrive seguindo o padrão que está formatado o HD/SSD ou convertê-lo para outro.

Depois é só mudar na BIOS a opção de boot e ativar ou desativar o UEFI dependendo da instalação.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mlramos

Valeu, ainda vou mudar algumas coisas para melhorar.

@lucaskaz

Antes de tudo, você tem que ver se o seu HD/SSD está com tabela de partição em GPT ou MBR. Dentro do Windows:

- Aperte Windows + R (para abrir a janela Executar)

- Digite diskpart (para abrir uma janela do DOS)

- Digite list disk (vai aparecer os discos instalados)

Quando é GPT, tem um asterisco embaixo. Quando não tem asterisco é MBR.

Tem que criar o pendrive seguindo o padrão que está formatado o HD/SSD ou convertê-lo para outro.

Depois é só mudar na BIOS a opção de boot e ativar ou desativar o UEFI dependendo da instalação.

@agnaldoreis criei o pendrive como GPT porque um amigo já tinha olhada isso e me falado e mencionou que os modelos mais novos geralmente costumam vir como GPT (tenho um Vostro 5480 e nem sabia que essa parada das partições existia até então. rs), mas vou confirmar seguindo este procedimento.

Neste caso de mudar a opção de boot é desativar o secure boot e conectar o pendrive para que a leitura seja realizada? Na minha primeira tentativa realizei este procedimento que mencionei com o pen bootável conectado desde o início do processo (liguei a maquina, conectei e reiniciei entrando na BIOS)... há diferença neste caso?

UEFI só ficará ativado se for GPT, correto?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@lucaskaz

GPT  --> UEFI ativado

Desative o Secure Boot.

Procure uma tecla para escolher o dispositivo de boot, cada computador é uma tecla diferente (F7, F10, F11, F12, etc).

Ou mude a ordem de boot dentro da BIOS.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde !

Gostaria da sua ajuda, vi que você tem bastante conhecimento e também paciência. Estou com um sério problema conforme postado no tópico abaixo:

Ele inicia na página 1 e termina na página 2.

Desde já agradeço.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1126538-como-posso-atualizar-para-o-windows-10/

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tendo problemas na atualizaçao do windows 8.1 para Windows 10. quando executo o setup do win10 ele carrega 2% e trava depois aparece a seguinte mensagem. (A instalação nao pode inicializar o diretorio de trabalho) me ajundem o que eu faço agora. 

post-767138-0-24161000-1438408421_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tento atualizar meu windows, ou instalar em um pendrive ou baixar a ISO, ao chegar em 100% aparece essa mensagem!

"Problemas"

E pronto. Não faz mais nada.

Já tentei fazer o download no meu PC e recebo a mesma mensagem.

Meu windows está reservado mas ainda não pediu para instalar.

post-473917-0-28432100-1438433149_thumb.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@RMTC

Compre o Windows ORIGINAL.

30cya74.jpg

Amigo, você não precisa "Citar" o post inteiro anterior, pode apenas clicar em @Mention (embaixo da foto).

@Luciano Sousa_558466

@Tiago Piloneto

Pode ser algum problema ao realizar o download. Tente baixar novamente o Windows 10.

Compartilhar este post

Link para o post

@agnaldoreis O que fez você pensar que o Windows dele não é original?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

@agnaldoreis O que fez você pensar que o Windows dele não é original?

Postei uma imagem onde ele diz que trocou o Windows ORIGINAL de 32 bits por um FALSIFICADO de 64 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

@RMTC Um técnico instalou seu Windows?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    526
    Visitante

Eu atualizei algumas coisas e removi a parte do Rufus já que o próprio Media Creation Tool cria o instalador no pendrive (sem precisar configurar em MBR ou GPT), sendo mais simples para o pessoal mais leigo.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém ai sabe o porque daquela mensagem "Problema"?

Meu windows é original, restaurei o windows 8, instalei o 8.1 e quando fui atualizar, mesma porcaria.

Se alguém teve ou conhece o problema e sabe como contorná-lo, eu agradeceria muito. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Tiago Piloneto você não especificou marca e/ou modelo de note ou outro equipamento montado...  (_(

Se for um note recomendo apenas desconectar todo e qualquer acessório, tipo mouse wifi, adaptador wifi, etc...  B)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Está dando erro 80070057 no windows update,achei a solução de entrar no editor de registro e modificar um dado em windows update

Mas meu pc simplesmente não tem o Windows Update no editor de registro!!

Outra,instalando pelo programa não tem como manter todos os arquivos alegando que o idioma do windows é diferente do atual.

Como proceder? Instalei no meu notebook sem problemas. Windows 8.1 64bits

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais