Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

[TUTORIAL] Windows 10 - Instalação Limpa

Posts recomendados

• Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Mlramos

Provavelmente, a empresa usa um tipo de licença onde vendem uma chave para ativar vários PCs (existe um pacote especial dessa forma).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Em 11/03/2016 às 10:32, agnaldoreis disse:

@Mlramos

Provavelmente, a empresa usa um tipo de licença onde vendem uma chave para ativar vários PCs (existe um pacote especial dessa forma).

@agnaldoreis, desculpe não entendi... De qual empresa você está falando?

Da Dell, não tem como, cada PC tinha seu serial ... 

Da nossa, não. Eu mesmo já havia formatado cada um dos equipamentos e sempre consegui ativar normalmente cada PC de forma individual, com o respectivo serial...

Da Microsoft? :confused: :eek:

Mas então todos os "Dell Inspiron 580S" do Brasil (ou do mundo) vão ter a mesma chave para o Windows 10? 

Enfim... aparentemente não há nada de errado com os equipamentos e todos foram ATIVADOS normalmente, entretanto, imagino que eu NUNCA conseguirei fazer uma instalação LIMPA nestes equipamentos... talvez o primeiro deles... :mellow:

Essa é a questão principal! Imagina - por problema em HD, por exemplo, ter que (RE)instalar desde o Windows 7 e as 1.000 atualizações até (RE)fazer o upgrade para o W10! :eek:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Mlramos

É possível fazer a instalação limpa em QUALQUER computador que o Windows 10 foi instalado e ativado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@agnaldoreis hum... parece que temos uma espécie de chave genérica então? :confused: :(

Isso tá muito mal explicado! Os equipamentos foram comprados em períodos distintos... não tinham nada a ver um com outro! 

São "apenas" mesmo modelo, marca, etc, etc... mesmo hardware, mas daí pra "gerar" mesma chave, isso me cheira mal lá na fonte... leia-se Microsoft! Num chat, com técnico da mesma, foi esse o termo técnico utilizado: "chave genérica".

Então minha conclusão anterior ainda parece sensata: numa eventual necessidade de troca de hd, teríamos que instalar o Windows 7 e fazer TODOS os updates até chegar no W10! :eek:

Estou encaminhando um e-mail para um contato junto à Microsoft sobre como proceder (se tiver como) para ativá-los de forma individual, ou se dessa forma não haverá problemas para instalações "limpas" posteriormente... principalmente APÓS o período da gratuidade do UPGRADE para o W10!

Imaginem que conforme necessidade de formatar cada equipamento (depois de junho) acabo "voltando" a ter PCS com Windows 7, sem direito ao upgrade... :huh:

Sinistro hein? :mad:

Quando tiver retorno da MS, posto o resultado aqui...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Mlramos

Não é necessário fazer a instalação do Windows 7 para depois fazer a instalação do Windows 10. O Windows 10 será ativado automaticamente pelo reconhecimento do ID da placa-mãe e não por serial. Existe um sistema de ativação de vários PCs com um único serial, mas esse é outro caso e aparentemente nada tem a ver com o sistema em questão (não vem ao caso discutir essa parte aqui).

Você só não conseguirá ativar o Windows 10 automaticamente se trocar a placa-mãe dos computadores e isso já é outra história.

Faça que nem eu faço, desconecte o HD principal, arrume um SSD/HD vazio reserva, conecte-o ao PC e faça a instalação limpa até o Windows ativar automaticamente, pois isso não mudará os arquivos do sistema principal. Sempre irá ativar se a licença for original e o Windows 10 tiver sido atualizado do 7/8/8.1 e ativado corretamente (com a mesma placa-mãe).

E outra coisa, não existe necessidade de atualizar o Windows 7 até a a atualização mais recente para depois fazer o upgrade para o Windows 10. Existe uma atualização mínima que deve estar instalada para não haver problemas de incompatibilidade na hora da instalação. As atualizações mais recentes do Windows 7 só serão perda de tempo com download e instalação, já que depois de instalado o Windows 10, elas não têm utilidade nenhuma a não ser ocupar espaço na pasta Windows.old.

Eu nunca fiz o update do 7 para o 10, já que sempre foi atualizado do 8/8.1 para o 10 e depois instalação limpa, mas eu arrisco em dizer que o sistema instalado corretamente limpo com Windows 7 Service Pack 1 sem nenhuma outra atualização é capaz de conduzir a instalação do Windows 10 sem problemas.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

Se existem vários computadores em uma empresa, o processo de instalação deveria ser por clonagem através de um dispositivo instalado, atualizado e com o sysprep ativado, ao invés de feito de PC em PC separadamente, o que gera perda de tempo e de dinheiro, independente dos computadores terem a mesma configuração ou não.

Teste a instalação limpa e posterior ativação do Windows 10 com um SSD/HD reserva, conforme eu disse anteriormente.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    12 horas atrás, agnaldoreis disse:

Se existem vários computadores em uma empresa, o processo de instalação deveria ser por clonagem através de um dispositivo instalado, atualizado e com o sysprep ativado, ao invés de feito de PC em PC separadamente, o que gera perda de tempo e de dinheiro, independente dos computadores terem a mesma configuração ou não.

Teste a instalação limpa e posterior ativação do Windows 10 com um SSD/HD reserva, conforme eu disse anteriormente.

@agnaldoreis Interessante essa ideia de pegar um hd "extra" e fazer a instalação limpa... vou tentar em pelo menos 2 deles na sequencia. O problema é arrumar agenda (quando ninguém estiver usando) para fazer tudo isso. 

São "apenas" quatro PCs idênticos, comprados em períodos distintos, e somente esse update foi feito ao mesmo tempo em três deles. Nunca houve motivo digamos suficiente para optar pela clonagem...

De qualquer forma Muito Obrigado, já estou conseguindo respirar!

:P:D

Compartilhar este post

Link para o post

@agnaldoreis opa! Só para dar um retorno... fiz o teste: formatei o primeiro, ficou tudo OK, Windows ativado, conferi a serial gerada... a mesma! No segundo PC idem... igualzinho! :mellow:

Bom... pelo menos não me trará nenhum problema futuro...

Obrigado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que ocorrem com os seriais de quem migrou do 7 para o 10?

(Downgrade) Tipo... se arrependeu e para voltar para o 7 - depois de decorrido o prazo - e tentar realizar uma formatação limpa também... o serial ainda será válido?

É só de curioso mesmo, se alguém tentou, gentileza informar...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

O serial anterior continua válido na instalação e ativação da mesma placa-mãe.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Elienildo Martins Alves

Sim, mas essa opção é bem mais demorada.

Se você não tiver uma partição de recuperação no dispositivo de armazenamento (HD/SSD), você precisará fornecer um dispositivo de instalação (pendrive/DVD/LAN/etc). Inicializar pelo pendrive e fazer a instalação é muito mais rápido e mais prático.

Eu considero o tempo como a coisa mais importante que existe, então não recomendo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    23 horas atrás, Elienildo Martins Alves disse:
    22 horas atrás, agnaldoreis disse:

@Elienildo Martins Alves

Sim, mas essa opção é bem mais demorada.

Se você não tiver uma partição de recuperação no dispositivo de armazenamento (HD/SSD), você precisará fornecer um dispositivo de instalação (pendrive/DVD/LAN/etc). Inicializar pelo pendrive e fazer a instalação é muito mais rápido e mais prático.

Eu considero o tempo como a coisa mais importante que existe, então não recomendo.

Quando escolho a opção "Remover tudo" nas opções de restauração do Windows, é considerada uma instalação limpa?duvida.jpg

@agnaldoreis Baixei o media creation tool, ao chegar no final do download o programa fechou sozinho e nada foi gravado no meu pendrive, sabe o que pode ter ocorrido?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante
    10 horas atrás, Elienildo Martins Alves disse:

@agnaldoreis Baixei o media creation tool, ao chegar no final do download o programa fechou sozinho e nada foi gravado no meu pendrive, sabe o que pode ter ocorrido?

Ocorreu um BUG.

Feche todos os processos ao lado da barra do relógio, desative o antivírus e faça novamente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal estou gostando muito do tutorial estão todos de parabéns mas gostaria de tirar algumas duvidas o sistema windows 10 pro me permite configurar a privacidade se sim quais os procedimentos a serem seguidos obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@MauricioMartins

Na instalação é possível configurar, basta escolher a opção de configurações personalizadas e depois de instalado é só ir em:

Iniciar > ConfiguraçõesPrivacidade.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera, estarei usando meu atual HD no meu novo PC e já tenho o windows 10 instalado nele, li aqui no fórum que não é possível usar o win10 nesse novo PC porque as configurações são diferentes (incluindo processador que passará de intel para AMD). Queria saber se com esse processo aí seria possível, já que eu "colocaria" o Windows 10 no pendrive, formataria 100% o hd e colocaria o pendrive para instalar o Windows

É possível? Ou tenho que fazer outro processo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você fez o upgrade em cima de uma versão oem do Windows 7 e mudar o hd para outro pc, provavelmente o Windows 10 não irá rodar, pois o hardware será diferente.

Para ativar em outro hardware sem problemas teria que ser o serial de um upgrade em cima de uma versão fpp do Windows 7.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Havo

Usar sem ativação é possível, a dificuldade é ativar e ele sair da versão de testes. Talvez consiga por telefone.

Compartilhar este post

Link para o post

@agnaldoreis Pelo que li a versão 1511 (10586) gerou nova ISO, confere? Neste caso sugiro, atualizar o Tópico para conter tanto o MediaCreationTool da versão original quanto a nova. Entendi inclusive que essa nova ISO consegue ativar o Windows a partir de chaves do W7, W8 e W8.1 "legados", independente de terem sido atualizados ou não...

:)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Mlramos

Amigo, o link do Media Creation Tool que eu postei em 31 de julho de 2015 é o mesmo que é usado atualmente, quando você clica em Baixar a ferramenta agora, o programa já vem atualizado. Além disso, ele baixa a ISO atualizada automaticamente.

2j5gvfp.jpg

Também é possível baixar o Windows 10 sem usar esse programa, através do link:

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
    Nesse caso, para leigos é mais complexo já que é necessário transferir a ISO para um CD/DVD ou pendrive manualmente (através de outro programa). Mas para usuários avançados é excelente, porque com a imagem do Media Creation Tool não é possível utilizar o arquivo install.win na geração de um catálogo, um arquivo XML e depois realizar o sysprep. Com a ISO desse link da Tech Bench é possível.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

Aparentemente não é possível editar um post muito antigo.
    Houve algumas mudanças no menu de instalação, ao invés de Ignorar, agora é:
    Não tenho uma chave do produto (Product Key).

4l6rgp.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

Com essa nova ISO, o Windows 10 ficou mais rápido ainda do que já era e muito mais feio que dá até dó de olhar.
    O que ele tem de velocidade, tem de feiura. A beleza do Windows Vista/7 se foi, mas a lerdeza deles também.

Vou sentir falta do Aero, mas voltar ao Windows 7 lerdo, nunca mais.

Quando sair uma mudança radical mesmo, como por exemplo, a Cortana COMPLETA em Português do Brasil, eu adiciono algumas coisas. Por enquanto foram só melhorias por "baixo do pano".

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    22 minutos atrás, agnaldoreis disse:

Com essa nova ISO, o Windows 10 ficou mais rápido ainda do que já era e muito mais feio que dá até dó de olhar.
    O que ele tem de velocidade, tem de feiura. A beleza do Windows Vista/7 se foi, mas a lerdeza deles também.

Vou sentir falta do Aero, mas voltar ao Windows 7 lerdo, nunca mais.

Quando sair uma mudança radical mesmo, como por exemplo, a Cortana COMPLETA em Português do Brasil, eu adiciono algumas coisas. Por enquanto foram só melhorias por "baixo do pano".

Agnaldo, realmente ficou mais ráoido. 

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!