Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

[TUTORIAL] Windows 10 - Instalação Limpa

Posts recomendados

É que você escreveu "SOMENTE A INSTALAÇÃO LIMPA EVITA ESSES PROBLEMAS", então eu entendi exatamente o que você escreveu e não o que você pensou em escrever...:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Wal SJC

Mas é exatamente isso, somente a instalação limpa evita a MAIORIA dos problemas (ficou subentendido que é a maioria dos problemas quando eles existem, achei que não precisaria dizer isso), eu não disse que sempre haverá erro se não for feita a atualização limpa e sim que evitará a MAIORIA deles.

Eu disse anteriormente:

No começo do texto: "A maioria dos problemas dos usuários (...)"
    No final do texto: "(...) SOMENTE A INSTALAÇÃO LIMPA evita esses problemas." (Quais são esses problemas? Está subentendido que é a maioria dos problemas no qual o assunto foi dito anteriormente e não todos).

Eu estou ciente de que a instalação limpa ocasiona poucos erros, ao contrário da atualização que ocasiona a MAIORIA deles. Se você puder faça um teste em mais de 100 computadores diferentes e você verá o que eu digo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu puxei esse assunto, mas não foi a toa.

Tenho um notebook Asus K43E, com Windows 7 Home original.

Processador Core i5 2410M, 6 Gb de ram, HD de 500Gb.

Tentei atualizá-lo para o Windows 10 pelo Windows update e nada, o note simplesmente dava erros e mais erros e não concluía a instalação.

Imaginei: devem ser os aplicativos proprietários da Asus que estão dando algum conflito com o Windows 10.

Peguei um hd virgem, coloquei no note, baixei a ferramenta de instalação e instalei o Windows 10 limpinho.

Ao terminar a instalação o Windows não iniciou, deu apenas a seguinte mensagem:

"Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado. Estamos coletando algumas informações sobre o erro e, em seguida, reiniciaremos para você. Se desejar saber mais, pesquise online mais tarde por este erro: 0xc000021a"

Não consegui encontrar nada muito esclarecedor com esse código.

Tentei a reinstalação algumas vezes, sem sucesso.

Voltei o HD com o Windows 7 para o note e ele está rodando perfeitamente.

Peguei o outro HD que não instalou o Windows 10 no note, coloquei no meu PC e, com a mesma mídia, instalei o Windows 10 no PC.

A instalação foi concluída normalmente e o Windows 10 funcionou.

Conclusão: quando o Windows 10 cisma de não funcionar com um determinado hardware, seja upgrade ou instalação limpa, ele não funciona mesmo!

E quando não há incompatibilidades, ele funciona, seja upgrade ou instalação limpa.

Nos meus PC's, todos os upgrades deram certo.

No meu note, nem o upgrade nem a instalação limpa deram certo.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante
    1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Nos meus PC's, todos os upgrades deram certo.

No meu note, nem o upgrade nem a instalação limpa deram certo.

Faça o teste em centenas de computadores e verá qual dá mais erro, se é a instalação limpa ou se é a atualização. Apesar de eu nunca ter tido um problema sequer com a atualização limpa, eu não posso ser ignorante ao ponto de dizer que não existe e estou ciente disso.

Em uma doença transmissível pelo ar, se você entrar em contato com alguém doente você poderá sofrer o contágio como também não poderá sofrer nada, você também poderá ficar doente sem entrar em contato com ninguém, mas somente se você não entrar em contato com alguém doente evitará a maioria dos casos da doença.

Com o Windows é a mesma coisa, você pode atualizar e ter erros como também não poderá ter nenhum, assim como pode ter um erro fazendo a instalação limpa. Mas somente a instalação limpa EVITA A MAIORIA DOS ERROS, ela não evita todos os erros. A atualização não evita a maioria dos erros, na verdade causa, ao contrário da instalação limpa que causa poucos.

Compartilhar este post

Link para o post
    1 minuto atrás, agnaldoreis disse:

Faça o teste em centenas de computadores e verá qual dá mais erro, se é a instalação limpa ou se é a atualização. Apesar de eu nunca ter tido um problema sequer com a atualização limpa, eu não posso ser ignorante ao ponto de dizer que não existe e estou ciente disso.

Em uma doença transmissível pelo ar, se você entrar em contato com alguém doente você poderá sofrer o contágio como também não poderá sofrer nada, você também poderá ficar doente sem entrar em contato com ninguém, mas somente se você não entrar em contato com alguém doente evitará a maioria dos casos da doença.

Com o Windows é a mesma coisa, você pode atualizar e ter erros como também não poderá ter nenhum, assim como pode ter um erro fazendo a instalação limpa. Mas somente a instalação limpa EVITA A MAIORIA DOS ERROS, ela não evita todos os erros. A atualização não evita a maioria dos erros, na verdade causa, ao contrário da instalação limpa que causa poucos.

E esse erro 0xc000021a, seria exatamente o que?

A que ele estaria relacionado?

Seria uma incompatibilidade de hardware?

Ou um bug do Windows?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já havia visitado essas páginas, que encontrei digitando o código de erro no Google.

Nenhuma delas me ajudou em nada, pelos seguintes motivos:

No meu caso específico, não se trata de incompatibilidade com S.O. antigo, aplicativo, driver ou algo instalado no hd, pois foi uma instalação limpa, em um hd virgem, que eu tinha encostado aqui (troca por RMA, que quando chegou eu já havia adquirido outro hd).

Tentei fazer a inicialização com a opção de desabilitar a assinatura forçada de drivers, mas deu na mesma (não inicializou).

Tentei inicializar em modo de segurança, deu na mesma (não incializou).

Tentei inicializar em modo prompt de comamdo, deu na mesma (não inicializou).

Inicializei pelo dvd de instalação e pedi para reparar, o Windows não conseguiu reparar.

Tentei reparar pelo bootrec (fixboot e fixmbr) e não deu em nada.

O scan com o SFC iniciou, não se completou e deu a seguinte mensagem: "A Proteção de Recursos do Windows não pode executar a operação solicitada"

Enfim, não quer funcionar porque não quer e pronto.

Mas eu coloquei o HD no meu PC e vi que ele não tinha erro algum, os arquivos do Windows estavam lá, enfim, estava tudo aparentemente ok, mas não funcionava.

Instalei o Windows 10 com a mesma mídia e no mesmo hd e funcionou perfeitamente no PC.

O note não tem defeito, pois continua rodando muito bem o Windows 7, como sempre rodou.

Então, eu concluí que o upgrade pode ser um dos motivos de mal funcionamento do Windows 10, mas certamente existem muitos outros motivos que ninguém consegue explicar, nem mesmo a Asus ou a Microsoft.

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC Li seus POSTS e acho tão intrigante quanto você, tenha certeza disso, pois fico muito chateado com coisas sem explicação e sem sentido algum... mas que infelizmente ocorrem (Lei de Murphy).

Para agregar algo aqui: sugiro apenas que verifique se há qualquer acessório conectado (seja PC ou note).

Ao fazer upgrade num PC do meu irmão por exemplo eu já havia feito tal procedimento, mas a atualização simplesmente não ocorria. Dei uma GERAL nele e desconfiei de uma conexão PS2 (isso é velho hein? :P) que era do teclado, não tive dúvidas e deixei sem teclado mesmo!! E ... tcharam, funcionou!! :eek:

Tanto que depois da atualização tive que entrar com a senha no teclado virtual e, mesmo após reiniciar diversas vezes o teclado PS2 não foi reconhecido, tivemos que comprar um teclado novo (que alívio :D).

Num notebook, acessórios são mais raros, mas também tem, claro. Elimine qualquer item extra, principalmente mouse (sem ou com fio).

Mas, fora essa dica, esse tal de Murphy é chato né?! :P

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC Li seus POSTS e acho tão intrigante quanto você, tenha certeza disso, pois fico muito chateado com coisas sem explicação e sem sentido algum... mas que infelizmente ocorrem (Lei de Murphy).

Para agregar algo aqui: sugiro apenas que verifique se há qualquer acessório conectado (seja PC ou note).

Ao fazer upgrade num PC do meu irmão por exemplo eu já havia feito tal procedimento, mas a atualização simplesmente não ocorria. Dei uma GERAL nele e desconfiei de uma conexão PS2 (isso é velho hein? :P) que era do teclado, não tive dúvidas e deixei sem teclado mesmo!! E ... tcharam, funcionou!! :eek:

Tanto que depois da atualização tive que entrar com a senha no teclado virtual e, mesmo após reiniciar diversas vezes o teclado PS2 não foi reconhecido, tivemos que comprar um teclado novo (que alívio :D).

Num notebook, acessórios são mais raros, mas também tem, claro. Elimine qualquer item extra, principalmente mouse (sem ou com fio).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mlramos você me mostrou uma última réstia de luz no fim do túnel.

Eu já havia desistido e estou usando o note com o Windows 7 mesmo, mas agora me animei a fazer uma última tentativa (apesar das duas outras, já fracassadas) de upgrade.

A única coisa que eu tinha conectada ao note, nas duas tentativas anteriores, era um mouse Microsoft, pois não me dou bem com touchpads. Aliás, tem algumas coisas com as quais eu não me acerto de jeito nenhum: artesanato, desenho e coisas que dependem de extrema habilidade nas pontas dos dedos (sem trocadilhos, eheheh...).

Mas, voltando ao assunto: vou zerar um hd (partições e tudo mais), colocá-lo no note e tentar uma instalação limpa do Windows 10, sem usar o mouse. Não farei isso hoje, mas quando fizer vou postar aqui a conclusão desta novela.

Muito obrigado pela dica!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em ‎19‎/‎05‎/‎2016 às 09:41, Mlramos disse:

Acertou na mosca!

Eu coloquei um hd limpo e instalei do zero, com a mesma ISO que já havia instalado antes e não tinha funcionado.

Desta vez eu instalei sem o mouse usb, que havia usado na primeira vez.  Foi só concluir a instalação e já saiu rodando direto, sem nenhum problema.

Aí eu me animei e decidi voltar o hd original para o note e tentar atualizá-lo direto, mas sem o mouse usb conectado.

A vantagem seria eu não ter que reinstalar todos os programas que já estavam rodando no Windows 7.

Pois não é que ele atualizou de boa e está tudo rodando "redondinho", do jeito que rodava antes, com o Windows 7?

E, com essa, aprendi mais uma (ou duas):

1 - Evitar ao máximo qualquer periférico conectado é uma das formas de ter sucesso na atualização para o Windows 10, principalmente no caso de notebooks.

2 - Tentar atualizar com periféricos conectados é um dos caminhos para o fracasso da atualização.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante

@Wal SJC

Há muito mais incompatibilidades do que você imagina, em qualquer versão do Windows.

O importante é que deu certo aí. :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    17 horas atrás, agnaldoreis disse:

@Wal SJC

Há muito mais incompatibilidades do que você imagina, em qualquer versão do Windows.

O importante é que deu certo aí. :D

Obrigado @agnaldoreis .

Eu não tenho dúvidas quanto às incompatibilidades e, principalmente depois dessa experiência, acredito que a maioria delas sejam por detalhes quase insignificantes, a ponto de não serem detectados por 99,9% dos usuários.

O que eu li de análises sobre o código de erro, inclusive nos fóruns da Microsoft, sugerindo as mais variadas soluções, que tentei sem qualquer resultado e, depois, apenas desconectando um simples mouse tudo se resolveu instantaneamente, mostrou-me que as "incompatibilidades" realmente podem nos surpreender a qualquer momento, inclusive usuários experientes, mas que nunca tenham passado antes por uma ocorrência semelhante.

Como o @Mlramos já tinha passado por algo parecido, deu um tiro certeiro, no qual eu só acreditei porque era muito simples de se tentar e a última esperança que me restava.

Imagino que diversas outras coisas simples, como ter um determinado programa antivírus instalado ou um determinado hardware no PC, sejam suficientes para inviabilizar um upgrade ou mesmo uma instalação limpa.

E que, talvez, desabilitando ou desconectando dispositivos desnecessários para a instalação (tipo som on-board, placas de vídeo, wi-fi, impressoras, etc.), antes do upgrade ou instalação, já se resolvam muitos casos de "incompatibilidade".

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, estou com uma dúvida.

Pretendo fazer a instalação limpa de um Windows 10 em um ssd. Minha intenção é ativá-lo com a product key do windows 10 instalado em um outro hd que eu tenho nesse mesmo computador. Esse Win10 é um upgrade de um Windows 8 OEM que veio instalado nessa mesma máquina.

A minha pergunta é a seguinte: O fato do meu Windows 8 ser OEM fará com que o meu windows 10 não seja ativado em outro hd no mesmo computador?

Corro o risco da ativação dar errado? Eu não preciso desativar a "product key" primeiro para depois ativá-la em outro lugar? No Office é assim: você desativa sua "product key" em um computador, daí fica livre para instalá-lo em qualquer outro computador.

Compartilhar este post

Link para o post
    29 minutos atrás, João Sulzbach disse:

Prezados, estou com uma dúvida.

Pretendo fazer a instalação limpa de um Windows 10 em um ssd. Minha intenção é ativá-lo com a product key do windows 10 instalado em um outro hd que eu tenho nesse mesmo computador. Esse Win10 é um upgrade de um Windows 8 OEM que veio instalado nessa mesma máquina.

A minha pergunta é a seguinte: O fato do meu Windows 8 ser OEM fará com que o meu windows 10 não seja ativado em outro hd no mesmo computador?

Corro o risco da ativação dar errado? Eu não preciso desativar a "product key" primeiro para depois ativá-la em outro lugar? No Office é assim: você desativa sua "product key" em um computador, daí fica livre para instalá-lo em qualquer outro computador.

No mesmo computador não há problema.

A licença do software OEM prevê o seu uso em um único computador, o que significa, basicamente que, enquanto a placa-mãe for a mesma, você está dentro do regulamento.

Mesmo que você troque o HD, memórias e processador, o Windows não irá "reclamar".

O que não pode ser diferente do original é a placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    528
    Visitante
    7 horas atrás, João Sulzbach disse:

Não, instale normalmente ignorando qualquer pedido de licença (serial), e será ativado automaticamente.

Antes de instalar, leia o meu comentário em outra parte do fórum:

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC Valeu!!!

@agnaldoreis Valeu!!!

Eu tenho uma dúvida com relação a meus drivers. Nunca instalei um sistema operacional em um hd virgem. Os meus drivers serão instalados automaticamente? Eu tenho uma placa Nvdia de 2gb, por exemplo.

Além disso, eu vou tirar o meu leitor de mídia para ter espaço para 2hds. Não posso instalar o windows na porta que era do leitor de mídia? É melhor instalar na porta principal?

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante

@João Sulzbach A ativação do Windows 10 fica nos Servidores da Microsoft. A simples troca do HD creio que não irá invalidar a ativação. voce pode fazer uma instalação limpa, não coloque nenhuma chave, pule estas etapas. Após a instalação e estando conectado à internet o Windows 10 ativará automaticamente.

A maioria dos drivers serão instalados, mas o driver da placa de vídeo creio que só depois do Windows instalado e através do Windows Update, é só aguardar que ele será instalado.

O recomendável é instalar o SO na porta principal, até mesmo devido a velocidade de acesso, pois ao usar um adaptador esta porta não terá a mesma performance.

Compartilhar este post

Link para o post
    3 horas atrás, João Sulzbach disse:

@Wal SJC Valeu!!!

@agnaldoreis Valeu!!!

Eu tenho uma dúvida com relação a meus drivers. Nunca instalei um sistema operacional em um hd virgem. Os meus drivers serão instalados automaticamente? Eu tenho uma placa Nvdia de 2gb, por exemplo.

Além disso, eu vou tirar o meu leitor de mídia para ter espaço para 2hds. Não posso instalar o windows na porta que era do leitor de mídia? É melhor instalar na porta principal?

Os drivers são instalados automaticamente durante a instalação do Windows.

Porém, pode ser que o Windows não tenha todos os drivers, no final você olha no gerenciador de dispositivos e instala algum driver que estiver faltando ou com problema de funcionamento.

Você pode instalar o seu HD ou SSD em qualquer uma das duas portas, é indiferente, pois são suas portas sata exatamente iguais, pertencentes ao mesmo controlador de disco.

O adaptador usado (caddy) nada mais é que um invólucro, onde você parafusa o 2º HD e depois insere no lugar do gravador de dvd. O invólucro é apenas para não ficar um buraco no painel, já que o HD é muito menor que o drive de dvd.

Se você prestar atenção, vai ver que o gravador de DVD tem uma conexão sata igual a do HD.

Aassim como o DVD se encaixava na conexão sata, o HD vai se encaixar na mesma conexão.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    9 horas atrás, Wal SJC disse:

Aassim como o DVD se encaixava na conexão sata, o HD vai se encaixar na mesma conexão.

O disco encaixa em um conector interno do adaptador e este adaptador tem outro conector que vai no conector SATA do note.

hdddvd.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
    14 horas atrás, João Sulzbach disse:

@Wal SJC Valeu!!!

@agnaldoreis Valeu!!!

Não há nenhum hardware e nenhum cruzamento de condutores dentro desse conector do caddy.

É como se fosse um simples cabo ligando direto.

Eu adaptei um desses no meu all in one da HP e não deu diferença nenhuma no benchmark do ssd.

Eu havia pensado nesse lance da velocidade de leitura/escrita e preferia colocar o ssd na porta onde ficava o HD.

Mas como o HD é de 3,5" e eu não queria dispensá-lo, a adaptação do HD no lugar do drive de dvd ia ser complicada.

Fiz um teste com o AS SSD benchmark nas duas portas para ver se dava diferença na velocidade de escrita e leitura do SSD e obtive o mesmo resultado.

Aí, deixei o SSD com o caddy na porta que era do dvd e estou usando assim há uns 2 anos.

Ao instalar, descobri, inclusive, que nem precisaria ter comprado o caddy, poderia ter feito uma capa artesanal de papelão para o ssd , só para mantê-lo firme junto ao conector da placa-mãe, ou seja, o caddy não tem nenhuma outra função a não ser sustentar o ssd e preencher o espaço vazio deixado pela retirada do dvd.

A não ser que o conector do caddy esteja com defeito, ele não vai mudar nada na performance da porta sata, pois o controlador de disco SATA de um notebook é único, com duas portas iguais.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante

Citando um exemplo na prática como voce fez, então tudo bem.

É que eu vou naquela linha que qualquer emenda, adaptador, etc... tem que ser evitado.

Isso dá pra ver nas áreas de eletricidade, telefonia, cabos de rede e outros.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    15 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Citando um exemplo na prática como voce fez, então tudo bem.

É que eu vou naquela linha que qualquer emenda, adaptador, etc... tem que ser evitado.

Isso dá pra ver nas áreas de eletricidade, telefonia, cabos de rede e outros.

@Fernando Apratto sou da área e inclusive defendo o mesmo ponto-de-vista que você: o ideal é evitar ao máximo qualquer descontinuidade, pois ao longo do tempo elas são os pontos frágeis que tendem a falhar primeiro.

No caso de um ambiente seco como o interior de um PC, talvez demore alguns anos até acontecer, mas a possibilidade existe.

Cada pente de memória DDR3 tem 204 pontos de contato.

Acrescente todos os conectores de alimentação, de sinal e slots ocupados dentro do PC, que essa conta vai longe.

Acrescentar mais 12 pontos de um caddy não vai ser decisivo nessa conta, a menos que o conector esteja com defeito, como eu citei.

Quando não há outra alternativa, o negócio é relaxar, mas eu não deixo de concordar com o seu ponto de vista.

Compartilhar este post

Link para o post

@Fernando Apratto @Wal SJC @agnaldoreis Valeu, aprendo muito aqui.

Uma última questão:

Eu vou continuar a usar meu HDD antigo, no qual meu SO estava instalado, para guardar arquivos, como já falei. Nele, tenho alguns outros programas instalados. Poderei rodar esses programas quando tiver meu SO instalado no meu SSD ou terei que instalá-los de novo para poder rodá-los? 

Além disso, pretendo instalar apenas o Windows e o office no SSD. Um SSD de 120gb é sufuciente ou é melhor deixar mais espaço sobrando?

Compartilhar este post

Link para o post

voce terá que reinstalar todos os programas, só conseguiria rodar alguns (possivelmente não todos) se fizesse um upgrade em cima da instalação atual.

Um SSD de 120 Gb é apenas suficiente, mas não é o ideal.

Logo logo você vai se arrepender de não ter comprado um de 240 Gb, cujo custo por GB é menor.

O que estiver no SSD roda rápido e o que ficar no HD vai continuar rodando lento e dando lags quando ao ser acessado.

Para ter a máxima velocidade, o ideal é ter todos os programas rodando no SSD e todos os documentos e downloads armazenados no HD. 

Programas instalados no HD irão dar um lag toda vez que tiverem que acessar ou gravar determinada informação na pasta do programa.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!