Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vinicius H.B.

BIOS corrompida novamente?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.. Venho novamente recorrer a ajuda de vocês.

Tenho a seguinte configuração:

Intel Core i7 2600

Gigabyte GA-H67MA-UD2H-B3 Rev 1.1

4x Kingston KVR 9905458-017.A00LF 1333Mhz 4Gb

Western Digital Caviar Black 1 Tb

Corsair HX850W

Windows 7 Professional SP1 x64 Original.

Em meados de maio/junho tive um problema com essa placa-mãe. Durante a inicialização, a tela ficava colorida e dava a seguinte mensagem: Fix ME Firmware Data.

Com a ajuda do pessoal aqui do fórum e principalmente do @Streme fiz o flash da BIOS para a versão F8 (mais recente até agora) e o PC funcionou muito bem até hoje.

Hoje, lá pelas 10 da manhã, decido ligar o PC e, quando aperto o botão power.. nada acontece.

Testei a fonte, fonte Ok, retirei as memórias, nada.. achando que era um curto na mobo, decidi verificar se as USBs entregavam energia, tudo normal. Peguei uma chave de fenda e encostei no jumper do clr_cmos, 2 segundos depois o pc liga.

A mobo demora quase uns 10 segundos para dar o bip, sendo que dava em menos de 2 segundos, para aparecer a splash screen leva mais uns 3 ou 4 segundos (era quase instantâneo..)

Depois de fazer o teste POST a placa-mãe deu um apito contínuo (não parava mesmo) e mais grave que o normal. Apareceu o splash screen, e em seguida da seguinte maneira:

Loading operational system...

Fix ME Firmware Data.

Mas o Windows carregou normalmente e no gerenciador de dispositivos não acusou nada.

Usei o computador por uma meia hora e desliguei. Acabo de religar o computador nesse exato momento e, a máquina demorou um absurdo para ligar. Após passar do splash screen da Gigabyte, apareceu novamente:

Loading operational system...

Fix ME Firmware Data.

Pensei assim: já vi essa novela acontecendo antes..

Quando o Windows terminou de carregar, acessei o gerenciador de dispositivos e me deparo com a seguinte situação na aba Dispositivos de sistema:

Intel® Management Engine Interface com um triângulo amarelo com uma exclamação dentro.

Abri o visualizador de eventos do Windows e nele aparece durante o processo de inicialização a seguinte mensagem:

Intel® Management Engine Interface driver has failed to perform handshake with the Firmware.

Bom, pelo que eu pude entender, minha BIOS corrompeu novamente, o que, ironicamente parece piada com a minha cara.

Olhei no site da Gigabyte e a última versão da BIOS, como comentado acima, é a F8, então estou tecnicamente atualizado.

Queria pedir a opinião de vocês para saber se devo ou não atualizar a BIOS e se posso fazer isso com a mesma versão.

Gostaria de saber se, com essa frequência de problemas, pode ser considerado uma troca de placa-mãe.

Segue os prints do Visualizador de eventos do Windows e do Gerenciador de dispositivos.

post-695150-0-90433100-1438370473_thumb.

post-695150-0-55893000-1438370482_thumb.

post-695150-0-46341300-1438370558.png

post-695150-0-64441100-1438370586.png

post-695150-0-41595900-1438370598.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais