Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS Anti-Surge reiniciando o computador


Posts recomendados

Eu tenho uma placa mãe asus m5a78l-m lx/br e estou tendo problemas com o anti-surge que vem com ela. Quando eu forço muito o processador ou placa de vídeo ou até as vezes aleatoriamente o computador é reiniciado e no próximo boot aparece na BIOS a seguinte mensagem:

 

"Power supply surges detected during the previous power on. Asus anti-surge was triggered to protect system from unstable power supply".

 

Certo, segundo a mensagem, minha fonte de alimentação (BLUECASE 500w) está instável. Engraçado é que tiver a sorte de comprar o computador já com problema nessa fonte, simplesmente trava com uns 5 ou 10 minutos de uso e reiniciava, depois que troque ia fonte por outra BLUECASE 500w o problema parou, não travou mais durante o uso, agora o problema persiste em reiniciar, porém demora mais e só quando eu forço o computador.

 

Pesquisei pessoas com o mesmo problema e isso acontece até mesmo com fontes CORSAIR. Sinceramente fiquei com medo de comprar uma fonte mais cara e continuar com o mesmo problema. O que mais poderia ser? Filtro de linha? Energia? Alguém já teve o mesmo problema? Como resolveu? Isso pode ser um falso positivo? Porque? É seguro desabilitar o Anti-Surge nas configurações do boot? Não vai queimar minha placa mãe ou componentes?

 

Se for mesmo a fonte, qual marca e modelo custo x beneficio me indicam?

 

Minhas configurações:

 

Asus m5a78l-m lx/b

VGA Asus GeForce GT 730 2GB GDDR3

AMD FX 6300 3.50ghz

BLUECASE 500w

Não utilizo estabilizador, estou utilizando um filtro de linha da marca Adftronik.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Piucco

 

Geralmente, isso é um falso positivo.. Eu tinha muito esse problema no meu PC..

 

Eu até diria pra você desligar o recurso na BIOS do PC mas, como você usa uma fonte porcaria, deixe assim e providencie a troca da fonte.. Quando comprar uma fonte decente, você pode desligar com mais segurança..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu pensei vendo o teste dessa fonte porcaria feita pelo Clube do Hardware.

 

Quanto a uma boa fonte, como opção tenho a Corsair CX-500 que gira em torno de R$ 280,00. Existe alguma com ainda mais custo x beneficio? Tem as Cougar e Cooler Master de 350w que não passam de R$ 150,00 e dizem serem boas. Será que é uma boa utilizar uma dessas nesse caso? Qual recomendaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na dúvida acabei comprando uma Corsair CX-500, pois pretendo trocar a VGA daqui uns meses. Agora só esperar chegar e substituir pra testar.

Então, mais outra bronca! Minha caixa de som está chiando bastante, fui tirar ela pra colocar o USB em um adaptador em outra tomada pra testar se continuava chiando, tomei um **** choque após colocar a mão no gabinete do computador. Eu to chateado!!! Só me faltava mais essa. fuuu.gifTa ai algo que pode ocasionar o anti-surge da placa mãe ASUS reiniciar meu PC. Agora que já comprei a fonte nova... poderia nem ser problema na fonte!

Esse chiado então só pode estar ligado a essa descarga elétrica no gabinete, certo? Eu utilizo terra na minha tomada e um filtro da Adftronik que acredito ser uma extensão sem proteção alguma.

Já de cara vou pedir uma indicação de um bom filtro de linha com todas as proteções necessárias inclusive com aquele anti-raio. Que marca e modelo me recomendariam?

Quanto a essa descarga no gabinete, pode ser a fonte, o filtro ou então o fase e neutro invertidos? Impossível ser meu terra com problema, foi passado um fio só pra essa tomada e fincado aqui do lado com uma haste de cobre de 1,5m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Piucco

 

Se há um terra funcional aí, e você está tomando choque, tem uma falha no circuito de aterramento.. Talvez, esse filtro, que você diz ser meia boca, seja a causa disso..

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html

 

Trocar a fonte, foi a coisa mais acertada que você fez.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, meu irmão que é eletricista acabou de realizar um teste na tomada e o fase e neutro estão corretos e o aterramento com o teste básico deu 215v no multímetro. De qualquer forma vamos refazer toda rede elétrica aqui de casa pois já tem mais de 20 anos.

 

Já mandei vir esse Clamper, que por sinal é muito recomendado após ver outros tópicos aqui no fórum, foi quase mais caro que a Corsair haha. Vamos ver se resolve com a fonte + filtro apenas, e depois com a troca da rede elétrica!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...