Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vocês poderiam me ajudar a analisar o seguinte código (sobre grafos)?


Ir à solução Resolvido por vangodp,

Posts recomendados

Estou estudando grafos para a prova da OBI e decidi estudar os códigos e a lógica através de códigos já pronto;

O problema a ser resolvido está no seguinte endereço: http://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/programacao/nivel2/2009f1p2_pontes

O código é esse (solução proposta pela própria OBI):
 

/* Solucao para o problema "Caminho das Pontes" da OBI 2009   por: Igor Ribeiro de Assis */#include <stdio.h>#include <string.h> 		/* memset() */#define MAXN 1010/* matriz de adjacencias */int A[MAXN][MAXN], visitado[MAXN], dis[MAXN];int n, m;int dijkstra() {  int i;  memset(dis, 0x3f, sizeof(dis)); /* distancia inicial infinita */  memset(visitado, 0, sizeof(visitado));  dis[0] = 0;  for (; {    int no = -1;    for (i = 0; i < n; i++)      if (!visitado[i] && (no == -1 || dis[i] < dis[no]))	no = i;    if (no == -1) break;    visitado[no] = 1;    for (i = 0; i < n; i++)      if (dis[no] + A[no][i] < dis[i])	dis[i] = dis[no] + A[no][i];  }      return dis[n-1];}int main() {  int i;  int s, t, b;  scanf("%d%d", &n, &m);  n += 2; /* imagina os as bordas como pilares */  memset(A, 0x3f, sizeof(A));	/* numero de buracos infinito */  for (i = 0; i < m; i++) {    scanf("%d%d%d", &s, &t, &;    A[s][t] = A[t][s] = b;  }    printf("%d\n", dijkstra());  return 0;} 

O que entendi desse código foi:

  • O grafo está sendo representado por matriz de adjacência;
  • Como o grafo é ponderado, para identificar os arcos está sendo utilizado o próprio peso da aresta;
  • Foi criado um vetor para a distância mínima;
  • Foi criado um vetor para marcar as visitadas ( não sei como);
  • A saída da função dijkstra() é a distância mínima percorrida, no caso a quantidade mínima de buracos;
  • A função memset() preenche um array com determinado valor;