Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Adriano Almeida

Uma ajudinha com leds, por favor.

Recommended Posts

Boa noite, gente.
Então, incrementei uma powerbank com mais pilhas 18650. Desejo agora fazer um circuito muito básico que ligue um led vermelho quando houver 3V apenas e que ligue o verde quando houver 4.2V.
Alguém pode me ajudar? Sei que o uso de transistores é necessário e até por isso mesmo, por ainda não entender as relações entre base&emissor&coletor que eu estou pedindo ajuda a vocês que já são mais habituados. Preferencialmente algum tjb.
Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda tenho um rcuito parecido com o que mencionou aqui... Funcionou, mas, o brilho do led verde vai aumentando e atinge seu máximo quando a tensão da bateria é 4,2V, porém o led vermelho também fica aceso. Tanto em 3V quanto em 4,2V. O LED vermelho só apaga quando a bateria atinge 2.8V, não lembro os resultados práticos mas nas simulações foi isso, provavelmente foi a mesma coisa na prática, faz tempo que testei o circuito... Espero ter ajudado.

post-661998-0-29459500-1438496629_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo circuito, mas desse modo fica mais "complicado".
Fiz o da imagem no app EveryCircuit do Android e funcionou bem sendo acionado quando a bateria atingir 3V, entretanto desejo que o led de carga baixa de cor vermelho (a direita) se apague quando a bateria estiver com tensão igual a 2.7V ou algo próximo.
Dicas?

post-766729-0-81592900-1438560359_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que teria que usar Zeners, fiz uma simulação aqui com o circuito do @rjjj e funcionou legal, mais "estático o circuito"... Quanto a apagar em 2,7V o circuito que enviei nos posts acima, o led apaga nisso, pois o zener não conduz mais nessa tensão, basta somar a tensão do zener com a do led e pegar uma margem para o que você quer utilizar, o zener só conduz acima da sua tensão de ruptura reversa, por exemplo, um zener de 1,5V começa a conduzir em 1,6V, pois a tensão máxima reversa dele é de 1,5v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×