Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clipper X Modernidade


SandraD

Posts recomendados

Olá, pessoal, tudo bem?

É o seguinte. Programo em Clipper a uns 12 anos. Fiz vários sistemas e tenho um bem complexo, desenvolvido, a partir de 2000, para escritórios de cobrança extra-judicial e judicial.

A uns 2 anos comecei a me aprofundar em Delphi e tenho um projeto para uma nova versão do sistema neste ambiente, mas isto é a longo prazo, pois estou com umas idéias muito boas para estruturar melhor os dados, o que implica em tempo e dedicação e, como programo nos poucos momentos de folga, não será tão logo esta migração.

:joia: Adoro programar em Clipper, mas não aguento mais ver estas telinhas com caracteres ASCII, preto e branco, isto está atrofiando minha criatividade.

Programo na versão 5.2. A pergunta é: Existe alguma versão ou recurso para tornar os aplicativos mais amistosos e modernos, de forma que eu possa aproveitar meus fontes? O que é CA-Clipper? :huh:

Agradeço a quem puder me dar algumas dicas. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opinião de quem abandonou o Clipper há 8 anos: radicalize (migrando para alguma ferramenta "visual", como Delphi ou VB) ou continue com o Clipper do jeito que está.

Acho que não compensa gastar tempo para tentar deixar suas aplicações em Clipper "visualmente" mais modernas, até porque em ambiente DOS não dá para fazer muita coisa.

Agora falando em migração de codigo fonte, a sintaxe do VB é bem menos "traumática" quando se quer aproveitar o código do Clipper. É só uma dica, baseada na minha opinião pessoal.

De qualquer forma, você terá muito trabalho pela frente. Temos um tópico fixo com links para sites sobre programação em diversas linguagens, vale a pena visitar alguns deles e procurar sobre migração Clipper -> Delphi ou Clipper -> VB, etc...

Agora quanto ao significado de CA-Clipper, creio eu que CA signifique Computer Associates, que pelo que eu sei é o fabricante do Clipper.

[]'s

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente com o Clemente.

Visual Basic é super fácil de aprender, até uma criança aprende a usar aquele negócio. Ligado com um banco de dados então (Access) te dá muito poder. VB .NET então, nem se fale; praticamente o mesmo poder do C#.

Delphi também é bem bonzinho.

Além das vantagens inerentes a programar em ambiente 32 bits:

velocidade - não estar mais limitado a 640k de memória

uso do sistema - rede, impressoras, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu programo em clipper há uns 15 anos, tenho vários sistemas rodando em videolocadoras, lojas e motéis, e há algum tempo penso em migrar para o delphi.

O problema é que hoje em dia não existem bons livros como eram os de Clipper há 15 anos... Aquelas "bíblias", que te pegavam do início e te largavam programando. Tipo os livros de turbo C do Herbert Schild...

Além de não ter achado o livro certo, não tenho tempo... E para completar, cada vez mais tenho trabalhado com hardware e deixado a programação em segundo plano, há anos não pego um cliente novo.

Será que vale a pena investir numa nova plataforma?

Quanto à pergunta inicial, eu fiz algumas interfaces com turbo C, tenho um programa de odontologia que grava a ficha (gráfica) em um arquivo texto, e chama um programinha em C, que usa mouse, e permite marcar os dentes tratados, etc. Mas mais do que isso, sei não... Existem bibliotecas gráficas para clipper, mas nunca consegui usar direito.

Eu também uso a versão 5.2 do CA-Clipper (computer associates, empresa que detém os direitos do clipper).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a sua pergunta, será que vale a pena investir numa nova plataforma?

Porque voce acha que não? Ah, não te falei, o sistema é para uso do meu escritório, então não estou visando lucro com o sistema.

Quanto aos livros, me propus, a 2 anos atrás, a aprender Delphi. Na época, não achei nenhuma "bíblia", como a que tenho sobre Clipper, então o que fiz: comprei um guia de consulta rápida sobre procedimentos e funcoes e um livro sobre criar uma aplicacao comercial em Delphi. Pronto. Seguindo o livro, foram surgindo dúvidas, consultava o guia, fóruns e o autor, e deu para aprender muita coisa. Pela minha falta de tempo não posso te dizer que programo em Delphi, mas sempre que eu preciso de alguma coisa, é só por a mão na massa e ir tirando as dúvidas no caminho. Sempre se pode contar com fóruns excelentes como este e o do Clube Delphi, que, aliás, vai mudar para www.clubedelphi.net.

Quanto a minha pergunta sobre CA-Clipper, soou meio pedante. Pensei que fosse uma versão do Clipper. <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@13 jul 2004, 10:38

Concordo totalmente com o Clemente.

Visual Basic é super fácil de aprender, até uma criança aprende a usar aquele negócio. Ligado com um banco de dados então (Access) te dá muito poder. VB .NET então, nem se fale; praticamente o mesmo poder do C#.

Delphi também é bem bonzinho.

Além das vantagens inerentes a programar em ambiente 32 bits:

velocidade - não estar mais limitado a 640k de memória

uso do sistema - rede, impressoras, etc

Opa... também programei em Clipper 5.2 mas já fazem quase 10 anos que não mexo mais com clipper.

Hoje trabalho com Lotus Notes (Desenvolvimento e administração) e VB.net (mamão com açucar.. hehehe)

Pô lembro que eu usei um tal de Exospace que me liberava até 4 Mb de memória... puts... muito bom !!

Bons tempos do clipper !

Abraço a todos,

Caverna :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Clemente Silva@13 jul 2004, 10:25

Agora quanto ao significado de CA-Clipper, creio eu que CA signifique Computer Associates, que pelo que eu sei é o fabricante do Clipper.

Tá certo. CA significa computer associates, que é a empresa do Clipper.

É o seguinte. Eu utilizo Clipper, C, VB e Delphi. Gostoi muito de Clipper, mas acho ele meio fraquinho. C é mais potente, só que eu acho mais difícil. VB e Delphi são linguagens bem facinhas, mas eu gosto mais do Delphi, que eu acho mais potente.

É isso o que eu acho. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...