Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet/transistor ?


Posts recomendados

Boa tarde, sou novo no fórum e começando a aprender um pouco sobre eletrônica. 

 

   Pessoal tive um problema no xbox aqui em casa que desligava sozinho sempre que ocorria variações de energia na rede, tirei do estabilizador e coloquei em um no-break e mesmo assim quando trocava para bateria desligava o console. Mesmo não sabendo quase nada de eletrônica desconfiei que o capacitor eletrolítico estava com problema não armazenando carga (acredito que em uma fonte esta seja uma de suas funções armazenar carga para suprir estas variações de energia), então abri a fonte o capacitor estava estufado e apresentando vazamentos era um capacitor de (330um 200v), liguei para umas eletrônicas aqui perto de casa e nenhuma vendia este capacitor, olhando no youtube verifiquei que algumas fontes atx utilizam este tipo de capacitor então procurei uma sucata de fonte aqui em casa e achei o capacitor correto e substitui na fonte, depois disto não ocorreu mais problemas no xbox e funciona normalmente até presente data.

 

Só que depois disto estou começando a gostar de eletrônica e estudando pela internet e tenho algumas dúvidas :

 

1) mosfet e transistor são a mesma coisa ?  

2) Como ler sua datasheet?

3) Qual site que possui o melhor banco de dados de datasheet?

 

Exemplo.

 

Tenho um outro xbox em casa este foi o primeiro que comprei ele estragou e nunca mandei arrumar é um fat com placa jasper, depois de arrumar a fonte decidi abrir e olhar a placa mãe do fat para ver se conseguia descobrir o problema parece que queimou os dois mosfet/transistor de uma fonte interna da placa visto que fica em volta de duas bobinas. Fiz um desenho do componente em anexo se alguém puder me explicar como lê este componente agradeço.

 

 

 

 

 

 

post-776315-0-31873000-1438544042.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dispositivo conhecido como 'transistor' tem o nome formal de transistor de junção bipolar ou TBJ e é praticamente uma fonte de corrente controlada por corrente. Já um transistor de efeito de campo ou FET comporta-se de forma mais próxima a uma fonte de corrente controlada por tensão.

 

 

 

Folhas de dados de componentes físicos podem ser encontradas em sites de busca específicos, como este F5Rua4D.gif:

 

 

 

http://www.alldatasheet.com/

 

 

 

Nesse contexto, vale ressaltar que a um mesmo dispositivo físico podem corresponder vários fabricantes e, portanto, várias folhas de dados.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os MOSFETs são mais utilizados em circuitos com PWM... Os transistores de junção bipolar tem grande participação em fontes lineares reguladas, isso pois uma etapa de regulagem de tensão com capacidade de baixa corrente trabalha em conjunto com esses transistores para que haja uma tensão estabilizada e com alta corrente na saída da fonte, mas isso em fontes lineares com reguladores de tensão, desde zeners a circuitos integrados (ex.: 7812)... Uma fonte precisa ter capacidade pra fornecer 10A, temos um trafo de 10A, mas nossos reguladores são pobres em corrente, alguns chegam no máximo á 3A... Aí entram os TBJ para "amplificar" a corrente que sai da etapa de regulagem e poder suprir a demanda na carga... Os MOSFETs, como havia dito, são mais utilizados em PWM justamente por "precisarem" de tensão para acionar o Gatilho deles, há picos de corrente nesse gatilho pois funciona como uma espécie de "capacitor" que precisa ser carregado para "fechar" a junção Dreno e Source... Esses picos de corrente variam de acordo com a capacitância, se o circuito for PWM, pode ter picos altos no chaveamento, o que faz necessário a utilização de um driver de Gate para acionar o MOSFET... Existem "n" aplicações para eles, essas que citei são algumas das, mais para exemplificar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Velloso Neves,

Não, transistores Fet ( o Mosfet é um Fet fabricado de uma determinada maneira ) não podem ser caracterizados por hFE, pois a corrente circulante entre source e dreno não depende da corrente aplicada na entrada gate.

A corrente entre source e dreno depende da tensão aplicada no gate ( de uma certa maneira ), e a grandeza utilizada em Fets chama-se transcondutância.

A entrada gate de um Fet possui impedância muito elevada, e pode-se dizer que não circula corrente nela ( da mesma maneira que dizemos isso nos amplificadores operacionais ).

E a corrente que circula neles é fornecida pela alimentação do circuito, é a corrente entre source e dreno.

E de maneira semelhante aos transistores comuns, existem dois tipos de Fets : o tipo N e o tipo P.

Hoje em dia usa-se muito mais os Mosfet no sentido de chavearem correntes devido a não terem tensão de saturação e assim dissipam bem pouca potência por possuirem resistência interna muito baixa.

Mas no passado receptores de rádio utilizavam Mosfets para aumentar a sensibilidade, um bom exemplo é o famoso 40673. Eu mesmo montei um pre-amplificador de RF para o meu rádio PX que era fantástico, tinha mais de 15 dB de ganho, baixíssimo ruído, e usava só um deles.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...