Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nathan Oliveira_725660

Um problema bem complexo (PC reiniciando)

Recommended Posts

Olá, pessoal. Bom, o meu caso é um pouquinho complexo e longo, mas vamos lá.

Tenho um PC Gamer com as seguintes especificações: FX 8350 com stock cooler, GTX 970 Windforce, Mobo MSI 970 Gaming, 1 pente Hyperx DDR3 8GB, Fonte Aerocool Strike X 600W, com um gabinete bem ventilado e ultimamente ele está sem a tampa lateral para maior ventilação devido aos problemas que ocorreram. Estou com essas especificações há cerca de 4 meses (A Gtx 970, a Mobo MSI e RAM são os componentes mais novos, a fonte e o processador tem mais ou menos 1 ano de uso), e nunca tinha dado nenhum problema pra mim. O meu pesadelo começou de uns 10 dias pra cá: Meu PC começou a reiniciar sozinho. Ele reinicia quando eu não estou fazendo nada, reinicia quando estou na internet, quando estou vendo vídeos, quando estou jogando. A princípio, eu achei que fosse a alta temperatura do FX, já que... Processadores AMD, né? Então troquei a pasta térmica, e fui na fé. O problema não foi resolvido. Pensei que talvez fosse algum problema com o Windows 10 que recém instalei. Voltei pro Windows 8, continuou na mesma coisa. Voltei pro Windows 10, continuou. Tirei do filtro de linha Clamper que tenho aqui e pus direto na tomada, e continuou reiniciando. Tirei da tomada e coloquei em outra, cotinuou reiniciando. Bem, eu quero trocar o que seja que esteja dando problemas no meu PC, e queria a ajuda de vocês. Alguém aí tem a mínima noção do que possa estar ocorrendo?

 

OBS IMPORTANTE: Na BIOS da minha mobo, as voltagens estão todas corretas, mas o software HWMonitor me mostrou dados preocu´pantes com relação a tensão na tensão 12V, vou postar a imagem pra vocês terem uma ideia.

 

Galera, por favor, estou desesperado, me ajudem.

 

post-777469-0-43936600-1439352745_thumb.

post-777469-0-93421000-1439353090_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, obrigado pelas informações já de pront. Com o cpuid hwmonitor aberto jogue um jogo durante uns dez minutos e poste novamente as temps, não se preocupe pelas voltagens, é raro um software ou hardware acertar o valor correto das voltagens vindas da fonte. Só com um multimetro que poderá medir as voltagens com mais precisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais provável é a fonte amigo, teste com outra e faça os testes, ou se preferir realize a medição de cada entrada com o multimetro. Caso
não for nada disso, pode ser algum componente em mal funcionamento na entrada de 12v da placa mãe. 
O que te recomendo é trocar a fonte e testar... 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pessoal, aconteceu o seguinte:

Atualizei a BIOS da minha mobo pra uma versão mais recente, e ao mesmo tempo troquei a minha ram de slot (antes estava no slot 2, agora está no 4). O pc ficou sem reiniciar por 1 dia inteirinho! Eu taquei jogo pesado pra ver no que dava. Joguei Tomb Raider com tudo no ultra, joguei Killing Floor 2, Metro Redux, e nada dele reiniciar. Pois bem, no dia seguinte, ele voltou a reinciaiar, mas foram apenas duas vezes aleatórias. Hoje, qaundo liguei o PC e fiz o logon, reinciou de novo. O que vocês acham disso? Acho que se fosse a fonte, teria continuado a reiniciar quando atualizei a bios e troquei o slot de ram, não acham?


A questão é que não tenho dinheiro pra fazer testes. Eu PRECISO ser específico na minha procura do que está errado com meu PC, pois eu não vou ter dinheiro pra comprar outra peça depois. 

 

Lauro, como eu limpo os contatos da memória? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Farei isso na próxima vez que reiniciar, amigo! Então, com medo de que fosse a frequência alta da memória ram (1866 MHz), eu abaixei pra 1600. Reiciou uma vez ontem. Aí ja troquei pra 1333 MHz, aí reiniciou uma vez hoje. Então o problema não é esse. Mas esses dias fiquei preocupado com a temp da minha RAM, aquele dissipador de metal da HyperX tava bem quente. Isso é normal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O clock original dela é 1866 mesmo, mas como eu tava fazendo os testes, resolvi tentar né. Ah, e a tensão de uma RAM com essa frequência é mesmo 1.5V? Minha mobo ajusta automaticamente pra essa tensão.


Ah, e troquei o clock também por causa da temperatura do dissipador que me assustou um pouquinho hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque 1600mhz

As memórias esquentam mesmo, por isso tem um dissipador neles, mas não esquenta muito se respeitar o clock original.

A tensão é regulada automaticamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×