Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
arraesvm

Queda FPS - Dell XPS 14

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Tenho um notebook Dell XPS 14 L421X e gostaria de ajuda de vocês do forum para investigar qual o provavel problema com o mesmo. Já andei procurando no google e consegui investigar algumas coisas, porém não cheguei a uma conclusão.  :(

Como entrei de férias recentemente, comecei a jogar alguns jogos nele, e pude perceber problemas quanto ao seu FPS, mesmo em jogos que exigem placas de video não tão potentes.

O notebook é um intel i73517U, com placa de video off NVIDIA GeForce GT630M e Intel Graphics 4000. Ele vinha com 4gb de memória, a qual substitui por uma de 8gb. Também vinha com um HDD de 500gb junto a um SSD de 30gb. Também substitui o HDD por um SSD de 240gb. 

Não sei quais jogos necessariamente exigem mais do pc, mas jogos como the sims 4 rodam perfeitamente. Porém, ao tentar jogar jogos como LoL, DotA 2, HotS percebi travamentos que não pareciam ser compatíveis a esse hardware, mesmo que modesto para tal fim (jogos). Na investigação, percebi que a CPU fica em torno de 60° sempre, subindo para acima de 70° durante jogos. O uso da CPU também fica em torno de 100% nestes casos.

Quanto a placa de video, percebi que durante os jogos ela chega a no máximo 60-62°, o que parece ser mais normal do que a temperatura da CPU. A utilização da placa offboard durante esses travamentos normalmente não passa de 30-35%, e a intel HD 4000 também não chega a valores consideráveis. Isso acontece quando no painel de controle da NVIDIA opto pela placa offboard para os jogos (o que é o recomendado). O FPS fica em torno de 30-45, caindo para abaixo de 15 em alguns momentos.O uso da GPUs não sobem consideravelmente nestes momentos. Ah, importante citar que todos os jogos foram colocados no mínimo, sem ganhos consideraveis de FPS (o ganho não passa de 5FPS).

Tentando investigar a possivel causa, coloquei nos jogos a placa intel como unica. Neste caso o uso da off foi para 0% e o da Intel HD subiu bastante, chegando a 100% em alguns momentos. o FPS, entretanto, aumentou consideravelmente, ficando em 100-120, caindo para 50-60.

Já instalei os drivers mais recentes (chipset, intel graphics e da NVIDIA).

Não entendo muito sobre, mas pelo que entendi o problema pode estar ligado a aquecimento do processador ou à vga offboard que por algum motivo não está sendo utilizada completamente. O que vocês acham? ou como posso prosseguir a investigação? Usei o MSI afterburn e o HWiNFO64. Desde já obrigado a todos!  :D  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tipo, se o uso está em 100% do processador, ele está causando gargalo. Coloque nas configurações mais altas no LoL e abra o jogo, veja se os usos da 630m e o processador. Caso esteja bem baixo, atualize direct X, driver de video etc.

E se o processador estiver em 100%, abra o gerenciador de tarefas e veja o que ta puxando tanto do processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De uma olhada nos perfis de gerenciamento de enegia do windows/notebook,  numa dessa pode ser que esteja no modo economico e isso limita o desempenho do note.... você está usando na bateria ou na tomada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@zex,eu não citei, mas os testes foram realizados com notebook ligado na tomada e com modo Alto Desempenho.  :(

 

@Flávio Santana Lima, o uso do processador fica entre 6-20% utilizando chrome, música, explorer, etc. O restante provavelmente seria do próprio jogo. Farei um teste e editarei a resposta daqui a pouco. DirectX atualizado (11.2; dxdiag sem algum problema detectado) e drivers também atualizados pelo próprio painel da NVIDIA. Também vou mudar as configurações de video e trarei alguma resposta.
 

Aos dois, obrigado pela ajuda! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×