Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
efazza

Fonte não está aguentando?

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal.

Comprei uma R9 280X Sapphire Dual-X Overclock Edition e tenho uma fonte EVGA 600B. Li em alguns lugares que VGA's com 2 conectores de 8 pinos (que é o caso da minha) necessitam de fontes entre 600W-650W. Atualmente, quando jogo jogos mais pesados, o PC trava em uma tela preta com listras. Quando reduzo o overclock de fábrica para o clock normal, o problema não acontece. Essa fonte é suficiente para o modelo de placa que eu tenho? A fonte não tem nem um ano de uso, é bem nova.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A principio, a fonte aguenta sim, a não ser que você esteja utilizando um FX 9590 que consome energia pra burro. Provavelmente este não é o seu caso, certo? Qual é a sua configuração completa?

Se tirando o OC o problema não persiste, é bem provável que o OC esteja mal feito. Talvez diminuir/aumentar a tensão resolva.

Compartilhar este post

Link para o post

A principio, a fonte aguenta sim, a não ser que você esteja utilizando um FX 9590 que consome energia pra burro. Provavelmente este não é o seu caso, certo? Qual é a sua configuração completa?

Se tirando o OC o problema não persiste, é bem provável que o OC esteja mal feito. Talvez diminuir/aumentar a tensão resolva.

Minha configuração completa é:

Placa-mãe: ASUS M5A97 LE R2.0 

Processador: AMD FX8320e Black Edition 3.2Ghz

RAM: 8 gb DDR3 1333mhz (2x4gb)

HD: Seagate SATA III 1TB

VGA: Sapphire R9 280x Dual-X Overclock Edition

Fonte: EVGA 600b

Gabinete Thermaltake V4 Black Edition bem ventilado, com 3 FAN's e CPU Cooler (CoolerMaster Blizzard T2).

Com o OC do jeito que veio de fábrica (1050/1500MHz) o problema acontece. Reduzi pra 940/1400 e não deu problema, pelo menos não no tempo que testei pelo FurMark. Com o OC de fábrica a tela trava em 2 min. Rodei o teste por mais de 30min com clock reduzido e não travou. Pensei que talvez essa fonte não aguente a placa com OC...

Compartilhar este post

Link para o post

@efazza

Quanto de temperatura chega a placa de vídeo?

Usa estabilizador? Se sim, tire-o e teste novamente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@efazza

Quanto de temperatura chega a placa de vídeo?

Usa estabilizador? Se sim, tire-o e teste novamente.

Quando jogo normalmente, o máximo que ela chega é 70ºC. Nos testes de stress que fiz, a maior temperatura que vi foi 77ºC.

Não utilizo estabilizador no momento, mas já utilizei, logo quando comprei a placa. Retirei pois percebi que o mesmo estava oscilando.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso acho melhor mandar para a garantia. Mas antes teste a VGA em outro PC, e altere as tensões da placa se você souber. Quando a tensão ta muito alta/baixa, é normal isso acontecer. Porém como é um OC de fábrica, creio que este não deve ser o problema, então teste em outro PC, e se persistir, mande para a garantia.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso acho melhor mandar para a garantia. Mas antes teste a VGA em outro PC, e altere as tensões da placa se você souber. Quando a tensão ta muito alta/baixa, é normal isso acontecer. Porém como é um OC de fábrica, creio que este não deve ser o problema, então teste em outro PC, e se persistir, mande para a garantia.

Vou testar em outro PC e dou um retorno aqui. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Levei em uma loja de manutenção de um amigo e, fazendo o teste, a placa apresentou o mesmo problema. Ele me disse aquilo que eu já havia percebido, que normalmente, reduzindo o clock, o problema não acontece. Aí estou na seguinte dúvida: comprei a placa de um amigo, que havia comprado ela há um mês, a placa é bem nova. Não teria problema em desfazer o negócio com ele, pois o conheço pessoalmente. Ele talvez até consiga ainda mandar pra garantia da loja. A questão é a seguinte: pelo preço que paguei nela (R$ 850,00) acho que não conseguiria comprar outra placa no mesmo nível, mesmo trabalhando com o clock um pouco reduzido. O que valeria mais a pena? Continuar com essa placa trabalhando em um clock reduzido ou tentar comprar uma outra placa nova com esse dinheiro? Existe algum risco em deixar a placa trabalhando com clock menor, ou desse problema se agravar no futuro?

Que dúvida...  :confused:

Compartilhar este post

Link para o post

@efazza

Devolve.. Se está precisando baixar o clock pra funcionar, deve ser defeito na mesma.. Uma hora, você terá de reduzir ainda mais o clock, pra funcionar.. E vai indo..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais