Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Condensador


PPK2

Posts recomendados

Olá

 

Estou com uma Board na bancada: ASRock FSB 800 - Prescott 800, com 5 condensadores  electrolíticos 3300uF 6.5v rebentados, como o meu fornecedor está de férias e é uma reparação um pouco urgente, só consegui contatar com outro o qual me disse que disponível só tem de 3300uf mas de 35v.

 

Duvida: Não existe problema sendo a tensão superior?

 

Obrigado um abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Estou com uma Board na bancada: ASRock FSB 800 - Prescott 800, com 5 condensadores  electrolíticos 3300uF 6.5v rebentados, como o meu fornecedor está de férias e é uma reparação um pouco urgente, só consegui contatar com outro o qual me disse que disponível só tem de 3300uf mas de 35v.

 

Duvida: Não existe problema sendo a tensão superior?

 

Obrigado um abraço 

Olha, existe sim problema. 

 

Os de tensão maiores costumam ter sua resistência interna mais elevada.

Estes originais de 6.5V, deve trabalhar numa corrente bem elevada, o que exige baixa resistência interna para poder proporcionar a boa filtragem.

 

Outra coisa que eu descobri é que mesmo os capacitores de mesma tensão, se forem chineses de baixa qualidade, eles vão ter resistência série bem mais elevada. 

 

É um problema sério. 

 

Depois de tudo, você ainda precisa se atentar à temperatura do capacitor.

Em circuitos assim são recomendados capacitores de 105 graus. 

 

 

Estes capacitores fazem parte de um conversor Buck, que reduz a tensão de 12V para os 3V que o processador necessita. Porém a potência é alta. Por isso a corrente é alta. Costuma passar dos 20 amperes.

 

11887738_756484907812818_1707800583_o.jp

 

 

 

O stress maior do capacitor se dá no chaveamento do PWM.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vivendo e aprendendo, realmente acho que não vou arriscar, não pelo preço pois são muito baratos, mas não vou reparar dum lado e avariar do outro.

 

Pensava que com tensão a mais ganhava em segurança e ficava com ESR mais baixo.

 

Vou esperar mais uns dias.

 

Fica bem um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É complicado isso aí amigo. Vai depender da função do capacitor no circuito.

Na maioria dos projetos, a tensão pode ser maior (ou até bem maior, como 300%) sem problemas. Capacitores com tensão superdimensionada podem não apresentar a capacitância desejada e não funcionar como esperado. Não tenho conhecimento prático, mas acho que 500%, como no seu caso, é arriscar muito. Se funcionar aí posta aqui no fórum!

Observe também a temp de operação, q também deve ser >=.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode não acreditar mas este pc no qual digito estas letras tem um capacitor 3300/25 substituindo um de menor tensão há .... alguns anos. Ok é só um mas tem. Me lembro que ele estava resetando mesmo

 

Exatemente o que este faz, tanto com HD como sem nada conetada na Board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tu podes não acreditar de novo, mas um outro pc (o qual aliás está cá do meu lado) estava também resetando. Neste caso troquei a fonte. Se achares que deve e/ou podes, experimenta trocar a fonte.

 

Então, não sou o expert, mas por acaso nem foi necessário nenhum teste, assim que abri a Box reparei logo nos 5 condensadores rebentados.

E acredito sim Srª

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdão amigo pois li demasiadamente rápido teu post inicial pois lá já mencionaste  tal situação.

Só uma observação talvez sem sentido: condensadores não rebentam sem motivo. Um deles seria alta tensão neles aplicada. Neste caso (caso seja este) já pode ter comprometido (ou até mesmo pifado) a cpu. Sugiro no mínimo refletir sobre isso.

Abraço & boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão amigo pois li demasiadamente rápido teu post inicial pois lá já mencionaste  tal situação.

Só uma observação talvez sem sentido: condensadores não rebentam sem motivo. Um deles seria alta tensão neles aplicada. Neste caso (caso seja este) já pode ter comprometido (ou até mesmo pifado) a cpu. Sugiro no mínimo refletir sobre isso.

Abraço & boa sorte!

 

Sim, em alguns casos pode muito bem acontecer, neste por acaso não aconteceu. Já testei noutra Board e está estável, poderia simplesmente substituir a Board, mas 1º o socket é um 478, já muito difícil de adquirir e no HD a pessoa além de ainda ter o XP instalado tem um programa de faturação licenciado nas Finanças, impedido-me de instalar um novo S.O.   2º  quando inicio com este HD, dá-me logo Blue Screen devido há incompatibilidade dos drivers.

 

Obrigado pela alerta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já disse, estes capacitores são do conversor Buck, que abaixa a tensão de 12V para uns 1.5V ou até 3V

 

Contudo o processador costuma consumir potências elevadas, e isso em 1.5V.

Imagine um processador de um dos PC mais simples que existe??

Vai consumir no minimo uns 70 watts certo?

 

Imagine isso em 1.5V???

70 watts dividido por 1.5V, igual a 46,66 amperes.

 

 

Veja resultados de simulações:

11894983_756596567801652_1842615698_o.jp


Se observar a forma de onda verde, verá que a rampa de corrente nos capacitores de saída atingem valores altos. 


Quando acontece do capacitor envelhecer, sua resistência série aumenta. 

Quando isso acontece o capacitor passa a dissipar mais potência em calor. Pode acontecer dele aquecer até ferver o eletrólito, o que faz ele arrebentar.

 

Por isso que os capacitores desta região tem que ser dos melhores. 


E eu coloquei 175Khz na simulação, pois eu realmente achei esta freqüência no PWM dos reguladores de uma placa mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Quando acontece do capacitor envelhecer, sua resistência série aumenta. 


Quando isso acontece o capacitor passa a dissipar mais potência em calor. Pode acontecer dele aquecer até ferver o eletrólito, o que faz ele arrebentar."


 


A prova está aqui no meu PC rsrsrs.


Enquanto escrevo esta mensagem, o PC está aberto e eu notei um capacitor muito quente na placa.


Está tão quente que não dá para permanecer com o dedo em cima por mais de 2 segundos, pois queima o dedo. O capacitor já está um pouco estufado. 


 


Daí podemos deduzir que não se trata se sobre-tensão, pois senão as próprias proteções da placa já teria reiniciado o PC.


 


Eu deduzo que a resistência série deste capacitor já esteja elevada devido a vida útil estar avançada. 


Daí com aquelas variações de corrente do conversor Buck, o capacitor acaba dissipando muito calor, e consequentemente estufa, pois ferve o eletrólito. 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Bom desisti da reparação pois adquiri uma Board " ASRock 4i945gc "  DDR2 Dual Chanel com o socket 478, acho que o cliente vai muito mais bem servido e o preço até nem foi assim nenhuma exorbitância.

 

No entanto quero agradecer a todos os que colaboraram neste Tópico , penso que saímos daqui com mais algum conhecimento.

 

Eu pelo menos fiquei a saber que se pode mudar de uma Board para outra a qual não é igual colocando o mesmo HD sem necessidade de instalar outro ou o mesmo S.O.

 

Deixo aqui o link do Tópico que criei antes da realização desta operação, alguma dúvida disponha :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1129095-d%C3%BAvida/

 

Mais uma vez obrigado um abraço para todos do Fórum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...