Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Rafael Santa Rosa

Sensor para dobradeira de barras.

Recommended Posts

Olá, bom dia a todos!

Estou precisando de ajuda!

Em minha empresa temos uma dobradeira de barras, esta barra é aquecida a 800°C, esta dobradeira fica funcionando o tempo todo mesmo quando não tem barras para dobrar, eu gostaria de saber um tipo de sensor que posso usar para que quando a barra aquecida encostar no batente só então a dobradeira entre em funcionamento. 

Desde já agradeço a ajuda!

Obrigado!

Atenciosamente,

Rafael Santa Rosa de Mendonça

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá à todos,

Estou trabalhando com um protótipo para controle de dosagem fluídica.

Preciso medir o nível de água em tanques com 50cm de altura e para fazer esta medição pretendo usar sensores ultra-sônicos. O problema é que todos os sensores ultra-sônicos pesquisados apresentam uma resolução de 3mm.

Entre os sensores com resolução de 3mm encontrei:

HC-SR04; HY-SRF05; US-020; US-100; SDM-IO; GH311; URM04 e URM37.

Nenhum destes atende a precisão necessária.

Pretendo gastar no máximo R$50 com cada sensor.

O sinal deste sensor será enviado para um PIC18F2550, acredito que a entrada analógica deste apresenta 10bits de resolução.

Preciso de um sensor ultra-sônico com uma precisão de 1mm ou maior, alguém pode me indicar algum sensor com estas características?

Para resolução de 3mm, é necessário que o comprimento da onda de US tenha menos de 1/4 deste comprimento.

Logo, a frequência do seu sensor/transmissor deverá ser superior a:

f > c / L, onde

f É a frequência do transdutor de US, em Hz.

c É a velocidade de propagação no meio em que a onda irá se propagar, em mm/s.

L é o comprimento da onda do US em mm.

Para propagação pelo ar, f daria maior que 500kHz, mas esta frequência possui muita atenuação no ar. Então o melhor seria usar o transmissor de US submerso no meio. Provavelmente a frequência seria menor. 

Talvez um cristal daqueles usados em microcontroladores seja uma boa opção, mas teria que fazer um pequeno furo na caneca e encher com um fluido apropriado para acoplar melhor o pulso do cristal para o meio eterno.

Mas com 50 cm e resolução de 3 mm, talvez devesse tentar outra abordagem.

MOR_AL

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Olá, bom dia a todos!

Estou precisando de ajuda!

Em minha empresa temos uma dobradeira de barras, esta barra é aquecida a 800°C, esta dobradeira fica funcionando o tempo todo mesmo quando não tem barras para dobrar, eu gostaria de saber um tipo de sensor que posso usar para que quando a barra aquecida encostar no batente só então a dobradeira entre em funcionamento. 

Desde já agradeço a ajuda!

Obrigado!

Atenciosamente,

Rafael Santa Rosa de Mendonça

Informe marca e modelo ou mande todas as caracteristicas técnicas da máquina para que possamos estudar como, onde e qual sensor seria capaz de realizar essa tarefa. A base do projeto será suportar a alta temperatura. No aguardo. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais