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Placa mãe não faz POST - valores padrão BIOS não conseguem detectar freq/timings da memória


hi-0ctane

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Abri um incidente no suporte oficial da Gigabyte mas quero compartilhar com vocês aqui para avaliar o problema:

 

Depois de carregar os valores default da BIOS ou desligando a PSU e removendo a bateria da placa mãe, ela não consegue detectar sozinha os parâmetros corretos da memória (timing/clock) e fica eternamente ligando/desligando o computador sem dar chance de entrar na tela de configurações da BIOS.

 

Eu tenho certeza de que é falha da placa mãe por causa desse teste:

 

1. Reseto a BIOS ou desligo a PSU e bateria da placa mãe

2. Coloco a memória RAM antiga

3. Ligo o computador

4. Vou nas configurações da BIOS, coloco os timings e clock que seja compatível com a memória antiga e com a nova

5. Desligo o computador

6. Troco a memória pro kit novo

7. Ligo o computador e coloco os novos timings/clock suportados e funciona que é uma beleza!

 

O problema que agora não tenho mais o kit de memória antigo (vendi) e to preso nesse loop. Eu poderia pegar emprestado talvez uma outra memória ddr3 ou comprar uma barata mas isso é ridículo. Alguém já passou ou passa por esse problema?

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A gigabyte respondeu o meu incidente dizendo pra eu acionar a garantia...comprei a placa mãe em 2011, que garantia? É muita falta de conhecimento:

 

 

Helio, bom dia!

 
A GIGABYTE agradece o contato e tendo em vista sua solicitação, cumpre informar que em caso de problemas na placa-mãe durante o período vigente de garantia,
 
para maior comodidade e agilidade, o procedimento, impreterivelmente, deverá ser efetuado conforme descrito abaixo:
 
A política / processo de RMA(retorno ao fabricante de placas em garantia) é sempre - Cliente final -> Revendedor -> Distribuidor -> Fabricante - necessariamente nesta ordem, 
 
desta forma a placa-mãe defeituosa deverá ser retornada a sua loja/distribuidor onde foi adquirida, de acordo com os dados e termos da Nota Fiscal de obtenção do produto. Após o retorno da placa à loja(revendedor), o mesmo se encarrega de enviar a placa para o distribuidor oficial GIGABYTE ao qual a placa foi adquirida e este último envia ao fabricante.
 
Agradecemos o contato!
 
Atenciosamente, GIGABYTE.

 

Agora eu já sei que realmente pra resolver o meu problema, vou ter que comprar alguma memória ddr3 barata pro meu PC poder fazer o POST só pra eu carregar os valores manualmente na BIOS. Santa burrice! Mas não vou deixar de responder o suporte, vou encher o saco apontando o que eles deveriam fazer:

 

 

 

Não é acionamento de garantia. A placa mãe não apresenta nenhum defeito, presta atenção no que está escrito.

É uma questão de design/falha no processo do POST. Se eu pegasse a mesma placa mãe idêntica, iria apresentar o mesmo problema. 

Vocês tem que pegar esse tipo de incidente e trabalhar dentro do laboratório, reproduzir o problema e corrigir com uma nova update da BIOS.

Os módulos de memória informados cumprem todos os requisitos que a placa mãe pede, porque não consegue ligar?

É porque não está conseguindo fazer a leitura do parâmetro JEDEC dela corretamente! Logo um módulo de memória tão conhecido no mercado como a Kingston HyperX Fury vocês não podem atualizar isso? Não adianta me dar outra placa mãe igual.

A BIOS poderia tentar carregar os valores mais conservadores de clock e timings de memória, para ao menos ligar a porcaria do computador e eu poder entrar na BIOS pra configurar isso. Porque isso é tão difícil?

 

Aguardem os próximos capitulos....

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Apenas atualizando o post para quem se interessar.

 

O suporte brasileiro da Gigabyte me atendeu super bem. Deixo aqui meus elogios ao suporte que, apesar de estar limitado quanto à solução, reproduziram o mesmo problema que tive para acompanhar de perto o meu problema e encaminharam para um nível mais profundo de suporte, deve ser engenharia, que também não deve ficar no Brasil.

 

A resposta da engenharia foi de que a minha memória não é suportada. a Kingston HyperX Fury 1866 HX318C10FB/8.

Rebati que a memória atende perfeitamente os requisitos solicitados pela placa mãe, clock/etc...o que a engenharia quis dizer é que a memória não é HOMOLOGADA, dada a quantidade inifinita de marcas e opções disponíveis no mercado. Até aí tudo bem.

 

Já era de se esperar que não iria obter uma solução de imediato, dada a natureza do problema. O melhor cenário seria algo como uma atualização de BIOS para dar suporte à memória, mas imagino que isso leva tempo pra corrigir e creio que não seja muito interessante pra agenda da empresa gastar energia/tempo/dinheiro em uma placa mãe fabricada há 4 anos atrás.

 

De qualquer forma, o suporte entendeu que o meu problema não foi solucionado e que devem endereçar isso de alguma forma para a engenharia.

 

Indaguei que a placa mãe deveria fazer POST tentando carregar os valores mais conservadores de velocidade e timing para pelo menos ligar, poder entrar na BIOS e configurar manualmente os parâmetros da memória e vamos ver se de repente sai alguma coisa aí nesse sentido.

 

De qualquer forma, como eu comprei os módulos no Paraguai, não tenho interesse de trocá-los por outro que seja homologado. Então caçei (e não foi muito fácil, devo lembrar) um módulo DDR3 de 1GB barato (R$ 35) e tive que andar bastante (aqui em Brasília, só na OLX/ML pois módulos novos só consegue a partir de 2GB que custa no mínimo o dobro e ainda assim também foi difícil de achar. O mais disponível são os de 4GB que custa 180 reais).

 

Enfim, a solução de contorno foi relativamente barata e como isso acontece com pouquissima frequência (perder valores da BIOS, logo logo devo trocar a bateria da placa mãe) resolvi fazer isso.

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