Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise detalhada da retomada financeira da AMD


Posts recomendados

Se a gente pensar que o Directx12 só foi criado por que a AMD lançou o mantle e com isso chutou o saco de muita gente.... e lançou o mantle mesmo estando mal das pernas.

Faz sentido pensar que alguém querer adquirir a AMD (o que será que a AMD produziria com uma dívida menor e com mais dinheiro em caixa?).

 

Pessoalmente eu prefiro ver a IBM comprando a AMD, aí sim os concorrentes iriam ficar com medo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pelo o que eu sei a IBM mudou seu foco e não está interessada em fabricação, mas em serviços para nuvem. Então não acredito que haveria sinergia. Haveria mais sinergia com a Sony ou Microsoft, e como a Sony também está em crise, sobra a M$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a gente pensar que o Directx12 só foi criado por que a AMD lançou o mantle e com isso chutou o saco de muita gente.... e lançou o mantle mesmo estando mal das pernas.

Faz sentido pensar que alguém querer adquirir a AMD (o que será que a AMD produziria com uma dívida menor e com mais dinheiro em caixa?).

 

Pessoalmente eu prefiro ver a IBM comprando a AMD, aí sim os concorrentes iriam ficar com medo.

Olha, na época que eu trabalhava na IBM, eu vi todos os esforços da (ex) presidente investindo tudo no Cloud.... (tardiamente, diga-se de passagem)

 

Eu acredito que a IBM não quer fabricar amd (2) 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sony ser dona da AMD também não é boa pedida. Lembrem que a AMD é  a responsável pelos consoles e a politica da Sony ferraria o Xbox. A Microsoft é mais maleável nesse sentido. Mas ai é o Mantle que vai pro brejo. A AMD precisa mesmo é de uma fusão com alguma empresa como a Qualcomm que já é concorrente da Intel. Mas ao que parece seguem as politicas ruins. Depois do infortúnio na aquisição da ATI, agora eles estão trabalhando na "divisão da divisão". Assim que a AMD separar o setor de placa de vídeo dos processadores, será bem mais fácil alguma empresa comprar uma das divisões. 

Acredito que a AMD só não quebrou de vez até hoje por causa das tais leis antitruste. Não é interesse da Intel nem da Nvidia a quebra da AMD. 

Havia um ponto vantajoso na AMD que eram os preços. Mas até isso se perdeu. As placas de video agora custam a mesma coisa que as Nvidia, os processadores também andam custando muito mais caro. Antes eu era muito simpatizante da marca por isso, mas agora não resta muito ao que se apegar. 


Imagina o tamanho da treta... Você pagando o equivalente ao um carro usado numa placa de video...

 

 

"Our well informed industry sources suggest that Intel is interested in the acquisition of AMD. Before you blast us with your comments, the world changed a few years back and Intel is not a monopoly anymore. Apple has quite big of a stake with iPads and companies like Samsung have their own SoCs that are used for their tablets and phones. Qualcomm and MediaTek got stronger as well. In this changed world Intel would have a chance to acquire AMD if it really wanted."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelos comentários o Keller não é de ficar muito tempo por onde passa. Chega, faz a cirurgia de emergência, e, quando a arquitetura já está no processo de validação e aparenta ter dado certo, pega o boné e vai embora. Não fui atrás do seu histórico para confirmar, no entanto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, na época que eu trabalhava na IBM, eu vi todos os esforços da (ex) presidente investindo tudo no Cloud.... (tardiamente, diga-se de passagem)

 

Eu acredito que a IBM não quer fabricar amd (2) 

Fala isso para os caras que investiram 10 anos e 1 bilhão para criar um simples mainframe de processamento de operações financeiras (mais para a área de cartões) :P

É até covardia ver o que essa máquina processa.

 

 

 

Vendo o comentário do @sdriver pensei em algo estúpido, mas que eu pagaria para ver.

O que aconteceria se a Apple comprasse a AMD ? Entraria nos trilhos da inovação, do aumento de eficiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Difícil dizer. Hipoteticamente falando tudo é possível. Mas não vai ser o dinheiro que vai fazer a AMD se reerguer. Não por si só. Talvez a Apple tenha material humano que possa contribuir até. O legal da tecnologia é que o capital humano pode fazer milagres. Basta contratar um único engenheiro novo que tenha uma ideia genial para aumentar poder de processamento ou redução de consumo para fazer a AMD lançar uma nova linha de CPU ou GPU que mude o cenário.  Claro, hipoteticamente falando... 

 

A verdade é que por mais erros que a AMD tenha cometido nas suas apostas e politicas, se ela tivesse produtos melhores que a Intel e Nvidia, ela iria vencer. 

Intel e Nvidia cobram uma fortuna por seus produtos, a Intel a cada maldita geração nova de processadores troca o socket obrigando a gente a trocar placa mãe junto, quer politica pior que essa? Mas a gente acaba comprando por falta de escolha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil dizer. Hipoteticamente falando tudo é possível. Mas não vai ser o dinheiro que vai fazer a AMD se reerguer. Não por si só. Talvez a Apple tenha material humano que possa contribuir até. O legal da tecnologia é que o capital humano pode fazer milagres. Basta contratar um único engenheiro novo que tenha uma ideia genial para aumentar poder de processamento ou redução de consumo para fazer a AMD lançar uma nova linha de CPU ou GPU que mude o cenário.  Claro, hipoteticamente falando... 

 

A verdade é que por mais erros que a AMD tenha cometido nas suas apostas e politicas, se ela tivesse produtos melhores que a Intel e Nvidia, ela iria vencer. 

Intel e Nvidia cobram uma fortuna por seus produtos, a Intel a cada maldita geração nova de processadores troca o socket obrigando a gente a trocar placa mãe junto, quer politica pior que essa? Mas a gente acaba comprando por falta de escolha. 

 

Mais ai que está uma questão, eles não desenvolveram pesquisas como já foi citado na matéria, pode ser que com os funcionários que tinham/tem poderiam criar coisas bem melhores do que eles tem hoje.

Não sabemos se foi por má gerencia, falta de dinheiro, ou estrategia de negocio, que não criaram um campo mais amplo pra pesquisa.

Pelo o que eles mostraram até hoje e com esse tanto de problemas/má gestão, conseguiram isso, imagina se tivesse uma empresa bem estruturada.

 

Seria lindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas não vai ser o dinheiro que vai fazer a AMD se reerguer. 

 

Perfeita a sua colocação. Quando uma empresa (ou um país) é mal administrado, pode colocar o dinheiro que for, que só vai adiar o problema... Em poucos anos o problema fica maior ainda e o pior, sem dinheiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Cara, penso em duas coisas:

 

1ª) Em termo de computadores pessoais, existem basicamente duas empresas no tocante a processadores, Intel e AMD. O pessoal idolatra a Intel, ressalta a grande empresa que é, o dinheiro que tem em caixa e etc. E por outro lado só acabam com a AMD, falam que não inova, tecnologia ultrapassada, má gestão, crise e etc., mas parem e pensem por um minuto, com todo esse viés adverso técnico e de gestão é a única empresa que compete na linha de frente com a Intel. Pensem em todo o potencial técnico e promissor que essa empresa tem. O problema deles é meramente administrativo, que embora demonstre evidente gravidade, é de relativa simples solução, basta colocar a pessoa certa no lugar certo que a coisa anda. Capital e capacidade a empresa tem de sobra. Quando se fala em AMD é um lance até romântico e utópico. Eu acredito na AMD e gosto muito dela e sei que ainda virão grandes surpresas pela frente em breve.

 

2ª) Vi o rumor da Microsoft querer adquirir a AMD, isso para a Microsoft seria muito bom, mas para o mercado uma porcaria. Existe muita coisa envolvida que em termos técnicos gastaríamos muitas linahs de discussão. Mas comprovadamente que quanto mais descentralizado o mercado, melhor para a tecnologia e para o consumidor, seja pessoal ou empresarial o ramo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Acredito que o fórum está com um bug... tentei avaliar o tópico com 7 estrelas... não deu :(

 

Mais um excelente artigo, GH!

 

Realmente torço para que a AMD encontre o seu caminho e que nós (consumidores) não fiquemos à mercê de apenas 1 empresa.

 

Em tempo: sobre os boatos entre AMD/Samsung, o que realmente é verdade? Alguém ouviu falar sobre?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2015 às 14:48, Marcos FRM disse:

Pelos comentários o Keller não é de ficar muito tempo por onde passa. Chega, faz a cirurgia de emergência, e, quando a arquitetura já está no processo de validação e aparenta ter dado certo, pega o boné e vai embora. Não fui atrás do seu histórico para confirmar, no entanto.

 

 É bem por aí mesmo. Só na PA Semi, onde ele era o Engenheiro-chefe/Vice-Presidente, ele ficou um tempão.

 

 Eu acredito que talento(engenharia) a AMD ainda tem suficiente pra dar a volta por cima, a função do Jim Keller era organizar esse talento pra que atingissem as metas propostas para o Zen. A Apple gastava por ano(na divisão de CPUs) menos do que a AMD vem gastando até A7(chip do Iphone 5s) entrar em produção(mas depois disso o gasto dela com os CPUs dos Iphones disparou).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
5 horas atrás, GrYllO disse:

Em tempo: sobre os boatos entre AMD/Samsung, o que realmente é verdade? Alguém ouviu falar sobre?

 

O tempo todo aparece boatos desse tipo... A gente até discutiu neste tópico alguns deles... :) 

 

Esqueci de postar aqui: o artigo foi atualizado em 29/02/2016 para incluir os resultados de 2015. Ano que vem atualizo novamente! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Gabriel Torres, tudo bem?

não seria interessante corrigir os valores?
5 bilhoes vs 2,36 bilhoes dá uma diferença muito grande, porque 5 bilhoes hoje, não valem os mesmos 5 bilhoes de 2007... daria para dizer que tem uns 25% ou ate mais de correção. Ou seja, a AMD diminuiu muito!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa, um artigo tão bom publicado a tanto tempo e eu não tinha lido.

Tenho que vir mais por aqui...rs.

 

Eu não sabia que a Qualcomm era parte da AMD. Faltou visão mesmo. Isso hoje poderia ser o retorno pela compra da ATI.

 

Uma pena. Espero que a arquitetura ZEN traga de volta o sentimento que tivemos na época dos Athlons XP e Duron. Produtos acessíveis e com excelente desempenho (comparando com Intel).

 

Parabéns pelo artigo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...