Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise detalhada da retomada financeira da AMD


Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Pessoal,

 

Finalmente saiu o balanço de 2017 da AMD e com isto eu atualizei o artigo. As páginas que foram atualizadas foram a "AMD: Análise de 2016 a 2017" e "Conclusões". Leiam com atenção em particular as conclusões (já que o texto foi completamente atualizado). Evitem fanatismos, por favor...

 

A palavra que tenho para resumir o ano de 2017 da AMD: decepcionante. Embora os números tenham melhorado, o valor de mercado da AMD manteve-se estável. Ela só obteve lucro porque o valor médio de seus processadores aumentou, não porque ela passou a vender muito mais unidades (houve um aumento de apenas 2% no número de unidades vendidas). É óbvio que qualquer melhoria é motivo de comemoração, porém no mesmo período a NVIDIA triplicou de tamanho. A diferença entre a NVIDIA e AMD, que há exatamente um ano atrás era de 4x em favor da NVIDIA, agora está em 12x. (E, lembrando sempre: a NVIDIA só desenvolve chips gráficos, enquanto que a AMD desenvolve chips gráficos e processadores e, portanto, em teoria deveria ser maior do que a NVIDIA.) Aparentemente a NVIDIA soube aproveitar o boom da mineração de criptomoedas e a AMD, não.

 

Não quero aqui dizer que produtos de uma empresa são melhores ou piores do que os de outra, apenas lendo friamente os números e constatando o fato que tudo indica que a NVIDIA é uma empresa melhor gerida e que tem um departamento de marketing superior ao da AMD.

 

Evolução do valor de mercado da AMD nos últimos 12 anos:

 

amd.png

 

Evolução do valor de mercado da NVIDIA nos últimos 12 anos:

 

nvidia.png

 

Abraços,

Gabriel Torres

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custo de fabricação de MCM vs Monolitico é a esperança da AMD, p/ exemplo, os chips high end de servidor da Intel, Xeons com 28c\56t, são chips bem raros, custando caro para fabricar, devido ao seu tamanho devido ao desing monolitico. Enquanto um Epyc de 32c\64t é composto por 4x Dies de R7s cada com 2x CCXs de 4C\8T(8C\16T p/ die), são chips muito menores, e muito mais baratos de se fabricar, gerando uma margem de lucro melhor. Este mesmo chip que vai dentro de um R3 1200, pode escalar tanto.

 

Enquanto a Intel tem diversas linhas diferentes, com custos de fabricação diferentes. Estruturas de cache diferentes (LGA1151 vs LGA2066 p/ exemplo).

 

Recentemente lançaram outra linha, com as APUs, que são os unicos que possuem um die diferente dos Epyc, possuindo apenas 1x CCX (4C\8T) + VEGA, visto nos 2400G\2200G, 2400GE\2200GE, Athlon GE, estes mesmos chips são usados no setor mobile, só que com um nome diferente, R5 2600U/R7 2700U, 2200U/2300U.

 

Se não me engano, desde o lançamento dos Zen o R&D deles cresceu uns 20~30%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Vitaoz disse:

não aproveitar as cryptomoedas foi mancada..

 

Sim e não, imagine que os caras encomendam a produção de o dobro de lotes de chips e placas e aí, enquanto está rolando a produçãoi, a bolha do bitcoin explode.

É um preju danado isso.

 

Mas, parece que eles tem é aproveitado pouco o momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

Custo de fabricação de MCM vs Monolitico é a esperança da AMD, p/ exemplo, os chips high end de servidor da Intel, Xeons com 28c\56t, são chips bem raros, custando caro para fabricar, devido ao seu tamanho devido ao desing monolitico.

Sim, eu já vi alguns lugares falando das vantagens que essa estratégia de usar um único die e aglutiná-los em caso de necessidade possui. Vi um vídeo do Adoredtv onde ele fala na possibilidade dos próximos Epyc 7nm usarem 5 dies (nada confirmado, obviamente), teríamos 4 contendo os cores e um central como Northbridge. Se for verdade é como se tivéssemos o chipset ponte norte separado do cpu de novo :P
https://www.youtube.com/watch?v=ucMQermB9wQ

Tem rumores das Navi (a menos que já tenha sido confirmado e eu não vi), também, usarem essa estratégia.

A questão é: O que impediria a Intel e Nvidia de usarem uma solução multichip também? Tempo de desenvolvimento/adaptação para esse modelo?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Evandro disse:

 

Sim e não, imagine que os caras encomendam a produção de o dobro de lotes de chips e placas e aí, enquanto está rolando a produçãoi, a bolha do bitcoin explode.

É um preju danado isso.

 

Mas, parece que eles tem é aproveitado pouco o momento.

verdade, tem este lado, seria um tiro as cegas... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RobertoGB disse:


A questão é: O que impediria a Intel e Nvidia de usarem uma solução multichip também? Tempo de desenvolvimento/adaptação para esse modelo?

 

a nVidia ja esta trabalhando em designs MCM

 

http://research.nvidia.com/publication/2017-06_MCM-GPU%3A-Multi-Chip-Module-GPUs

 

image.png.27a4815a773d4fe71d4df9935295a272.png

 

 

A Intel ja fez isso, de uma forma *****, mas ja fez....E meio que chamaram designs MCM de inadequados e "colados" para os investidores, disso para "na verdade é uma maravilha" pode demorar um pouco, e como as pessoas compram independente de valer a pena ou não, não vai afetar muito eles.

 

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Vitaoz disse:

verdade, tem este lado, seria um tiro as cegas... 

 

2 horas atrás, Evandro disse:

 

Sim e não, imagine que os caras encomendam a produção de o dobro de lotes de chips e placas e aí, enquanto está rolando a produçãoi, a bolha do bitcoin explode.

É um preju danado isso.

 

Mas, parece que eles tem é aproveitado pouco o momento.

 

Se não me engano, foi isso que aconteceu quando BitCoin foi de GPUs serem super da hora para serem um lixo para mineração quando saíram os ASICs, produzindo 1000x mais consumindo menos.

 

Uma montanha de R9s em armazéns, sem ter para onde ir

 

 

adicionado 7 minutos depois

"the optimized MCM-GPU design is 45.5% faster than the largest implementable monolithic GPU, and performs within 10% of a hypothetical (and unbuildable) monolithic GPU"

 

o modelo otimizado de GPU-Multi-chip é 45.5% mais veloz que a maior implementação de GPU monolitica implementável(fabricável(?)), e tem desempenho dentro de 10% da performance de uma GPU monolitica hipotética "impossível" de se construir.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

A Intel ja fez isso, de uma forma *****, mas ja fez....E meio que chamaram designs MCM de inadequados e "colados" para os investidores, disso para "na verdade é uma maravilha" pode demorar um pouco, e como as pessoas compram independente de valer a pena ou não, não vai afetar muito eles.

Famoso Pentium D, aquele processador era uma catástrofe (Assim como todos os Presler e os Prescott), tinha o TDP muito alto para pouco desempenho, que logo foi substituído pelos Core (Conroe) com muito menos TDP e desempenho melhor. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, é uma satisfação ler as atualizações deste artigo!

Não sou nenhum expert, mas como mencionei em algum outro artigo sobre a arquitetura ryzen e observado em outros comentários neste tópico, a amd poderia aproveitar a fama e valorização trazida pelo ryzen e começar a investir em P&D para o mercado mobile, mas tendo consciência de que vai demorar para pegar uma fatia de um mercado dominado pela qualcomm e mediatek. E graças a venda da divisão de chips mobile para a qualcomm, ela teria que começar uma nova arquitetura mobile DO ZERO, o que demanda tempo, cuidado com patentes e, é claro, dinheiro.

Apesar de 'processadores para PCs' não ser o que fatura mais, é o carro chefe da amd. Se a mesma anunciar que não vai mais investir em processadores, pode acontecer a mesma coisa que aconteceu com a hp quando disse que não iria mais fabricar PCs.

A intel chegou a produzir processadores mobile (sofia e broxton) , mas segundo a avaliação de alguns usuários, os equipamentos apresentam travamentos constantes e aquecimento.

E precisa ter marketing também! Não adianta nada investir em P&D se o mercado não sabe que o fabricante existe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, LeVader disse:

Famoso Pentium D, aquele processador era uma catástrofe (Assim como todos os Presler e os Prescott), tinha o TDP muito alto para pouco desempenho, que logo foi substituído pelos Core (Conroe) com muito menos TDP e desempenho melhor. 

 

Neste caso específico, o problema era que o Pentium D era baseado na microarquitetura Netburst (Pentium 4, 7a geração), que esquentava muito e era ineficiente. O Core era baseado na microarquitetura Core (oriunda do Pentium III/Pentium II/Pentium Pro, 6a geração). Tinha mais a ver com a microarquitetura do que a maneira com que os núcleos eram construídos.

 

1 hora atrás, André Ferreira da Silva disse:

E precisa ter marketing também! Não adianta nada investir em P&D se o mercado não sabe que o fabricante existe.

 

Inclusive existe uma máxima entre os fabricantes que a NVIDIA é uma empresa de marketing, basicamente. Investem pesado em marketing. Outra coisa importante é que o CEO da NVIDIA é o seu fundador. Na AMD, não existe a figura do "dono".

 

O que me deixou surpreso é que mesmo com todo o mercado em 2017 favorável para a AMD (nova linha de processadores com análises positivas, alta demanda por placas de vídeo, etc.), ela não conseguiu aproveitar o momento.

 

Abraços.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Atretador Não adianta nada eles investirem em P&D se eles não sabem vender seus produtos. Repito, a venda de processadores e chips gráficos, em números absolutos, aumentou apenas 2% em 2017, e isso com um novo produto que teve boa receptividade. O marketing deles é que é muito fraco mesmo. Já foi pior: no auge da crise, eles patrocinando equipe de Fórmula 1...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@Atretador Não adianta nada eles investirem em P&D se eles não sabem vender seus produtos. Repito, a venda de processadores e chips gráficos, em números absolutos, aumentou apenas 2% em 2017, e isso com um novo produto que teve boa receptividade. O marketing deles é que é muito fraco mesmo. Já foi pior: no auge da crise, eles patrocinando equipe de Fórmula 1...

 

 

 

É importante ter um bom produto para vender xD

 

Fica bonito para os OEMs tambem ver o aumento no investimento.

 

Renda bruta vai crescer conforme eles se estabeleçam no mercado de OEMs e DataCenters, onde grandes contratos de anos são envolvidos, infelizmente o mercado de pessoal como nós que gosta de montar é pequeno de mais perto disso.

adicionado 1 minuto depois

*Pessoalmente eu sinto falta de comerciais antigos, como o #TheFixer da AMD xD

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Atretador disse:

É importante ter um bom produto para vender xD

O Mindshare da Nvidia é monstruoso, conheço pessoas que sequer conhecem as Radeons. Eles simplesmente pensam "qual GeForce eu pego?" Nas HD4000~5000 eles tinham uma melhor relação performance x watt e performance x preço e perderam market share. Sempre tem aquela frase "drivers da AMD não prestam" ( tipo o "AMD esquenta") sendo que a Nvidia até já matou placa com driver (Não adianta, eu adoro o Jim do AdoredTV :P)

https://www.youtube.com/watch?v=dE-YM_3YBm0

 

Teve um pronunciamento do Gabriel Torres também na época do Athlon XP ou 64, não lembro, onde ele falava mais ou menos assim : "Como não se entusiasmar com um CPU que é mais rápido, consome menos e é mais barato?", rebatendo as críticas de quem estava defendendo o Pentium 4. Nessa época tinha comercial do Pentium 4 até dentro da novela da Globo. Se eu achar o artigo/opinião dele eu edito aqui.

 

*edit: achei!!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/processadores/athlon-xp-vs-pentium-4-parte-ii-r34292/

 

Citação

Nós falamos somente aquilo que os números nos mostram. E os resultados dos nossos testes deixaram claro que no duelo Athlon XP vs. Pentium 4 de mesmo clock (ou PR, no caso do Athlon XP), o processador da AMD leva a melhor. O texto dos nossos testes apenas verbalizam o que os números mostram. O Athlon tem ainda a vantagem de ser mais barato, além de sua placa-mãe (soquete A) ser mais barata que a placa-mãe usada pelo Pentium 4 (soquete 478). Ou seja, como não ficar empolgado com um processador que é mais rápido e mais barato do que o concorrente?

 

Citação

Famoso Pentium D, aquele processador era uma catástrofe (Assim como todos os Presler e os Prescott), tinha o TDP muito alto para pouco desempenho, que logo foi substituído pelos Core (Conroe) com muito menos TDP e desempenho melhor. 

O core 2 quad eram dois Core 2 Duo, também.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Gabriel Torres disse:

Repito, a venda de processadores e chips gráficos, em números absolutos, aumentou apenas 2% em 2017, e isso com um novo produto que teve boa receptividade.

 

Fiquei pensando aqui se o volume de venda dos Ryzen não foi contrabalanceado pela pouca venda das placas gráficas (já que as opções da concorrência são melhores compras hoje), mas aí tem a questão dessas criptomoedas.

 

Sobre patrocinar equipe de Fórmula 1, este ano eles voltaram..

  • Curtir 2
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Atretador O marketing deles é que é muito fraco mesmo. 

Fraquíssimo. Intel por exemplo tem comerciais no Youtube com algumas caras conhecidas além das parcerias com fabricantes. A AMD parece ficar mais para entusiastas de tecnologia. Claro que temos que ser coerentes no tamanho das empresas, mas entra naquilo que o Gabriel Torres falou: não há ao menos as especificações detalhadas dos produtos no site da AMD enquanto a Intel tem aquela benção página de especificações extremamente detalhadas de forma que é muito fácil comparar gerações de processadores diferentes de uma forma prática. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 3/1/2018 às 11:52, RobertoGB disse:

Teve um pronunciamento do Gabriel Torres também na época do Athlon XP ou 64, não lembro, onde ele falava mais ou menos assim : "Como não se entusiasmar com um CPU que é mais rápido, consome menos e é mais barato?", rebatendo as críticas de quem estava defendendo o Pentium 4. Nessa época tinha comercial do Pentium 4 até dentro da novela da Globo. Se eu achar o artigo/opinião dele eu edito aqui.

 

*edit: achei!!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/processadores/athlon-xp-vs-pentium-4-parte-ii-r34292/

 

:tw_blush: Sensacional. Mas é isso mesmo. Bons tempos da AMD. A microarquitetura do Pentium 4 foi um fiasco, tanto que a Intel voltou a usar a microarquitetura do Pentium III. Inclusive existiu um processo judicial contra a Intel, baseado se não me engano em um artigo do Tom's Hardware, pois o Pentium 4 era mais lento do que um Pentium III de mesmo clock.

 

Em 3/1/2018 às 11:25, Atretador disse:

*Pessoalmente eu sinto falta de comerciais antigos, como o #TheFixer da AMD xD

 

Em 3/1/2018 às 11:53, Evandro disse:

Sobre patrocinar equipe de Fórmula 1, este ano eles voltaram.

 

A grande pergunta: e isso traz mais vendas? É justamente este o ponto chave. Eu acho patrocinar Fórmula 1 para uma empresa mal das pernas e com dívidas absurdas uma burrice sem tamanho*. Como o @RobertoGB falou acima, usuário final associa "placa de vídeo" a "GeForce". Isso é muito mais poderoso do que anúncio. O pessoal confunde marketing com propaganda. O que eu digo que falta à AMD uma estratégia de marketing mais agressiva não é em propaganda, mas em marketing mesmo, fazer os usuários quererem comprar seus produtos, acharem que seus produtos são superiores, etc. Nisso a NVIDIA é extremamente agressiva e desde sempre patrocinou eventos de jogos, por exemplo, para fixar a sua marca na mente dos usuários. E patrocínios de jogos, por exemplo. Tem vários jogos famosos que aparece o logo da NVIDIA na abertura. Isso fica na mente do usuário. Sinceramente, pelo o que eu vejo no mercado, apenas os usuários mais "educados" (ou "iniciados") conhecem as Radeon. Usuários leigos só conhecem GeForce.

 

* Eu fui convidado há anos atrás para conhecer melhor este patrocínio, e o racional é para mostrar a clientes do mercado corporativo um estudo de caso real sobre o poder de processamento dos processadores AMD em servidores analisando dados em tempo real (servidores com processadores AMD são usados no sistema de telemetria dos carros de F1 da Ferrari). Em teoria é interessante, mas será que isso realmente traz mais vendas?

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Torres abra a foto e ache o tamanho do patrocínio deles..

 

http://flaviogomes.grandepremio.com.br/2018/02/ferrari-sf71h/

 

SE os caras usassem esta demonstração que você falou em propagandas fortes para o grande público OU, se tivessem um jabá pegando meio carro, como era a Intel com a Williams uns anos atrás, vá lá.

 

Só me falta rodarem um comercial falando dos sistemas AMD para os simuladores da Ferrari e colocarem o Kimi, com toda a sua empolgação Islandesa, estrelando.

  • Curtir 1
  • Haha 3
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"[...] e a de chips para smartphones, que ela vendeu para a Qualcomm. Esta última pode não ter sido uma boa ideia; a Qualcomm tem hoje (2015) a maior participação no mercado de processadores para smartphones."

Eu nunca concordo com está afirmação, pois pelo histórico de má decisões da AMD se ela não tivesse vendido o setor de chips para smartphones a Qualcoom este setor não seria nada igual ao que conhecemos hoje, a AMD poderia simplesmente ter desistido e encerrado as atividades na área ou não crescido tanto, e provavelmente a Intel estaria dominando com sua linha Atom para mobile.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cícero Rodrigues disse:

"[...] e a de chips para smartphones, que ela vendeu para a Qualcomm. Esta última pode não ter sido uma boa ideia; a Qualcomm tem hoje (2015) a maior participação no mercado de processadores para smartphones."

Eu nunca concordo com está afirmação, pois pelo histórico de má decisões da AMD se ela não tivesse vendido o setor de chips para smartphones a Qualcoom este setor não seria nada igual ao que conhecemos hoje, a AMD poderia simplesmente ter desistido e encerrado as atividades na área ou não crescido tanto, e provavelmente a Intel estaria dominando com sua linha Atom para mobile.

Olá, Sr. @Cícero Rodrigues! Quando a amd anunciou a compra da ati, particularmente acreditei que fosse para a mesma desenvolver um chipset amd (utilizando patentes da ati), o que ocorreu de fato! Comprar a ati pode ter sido uma ótima estratégia, mas o valor pago pela mesma é que foi uma grande cag***! (Briga de egos é fogo!). Essa estratégia de comprar empresas, desmembrar e vender empresas menores só deixou rico o personagem do filme 'Uma Linda Mulher'.

A qualcomm já produzia chips para celulares e implantou a tecnologia adquirida com a compra da divisão da ati para produzir processadores mobile melhores e assim dominar o mercado! Acredito que se a amd tivesse acreditado no mercado mobile não ficaria tão mau. Como você mesmo disse, a qualcomm domina este mercado até hoje!

A asus produziu um celular com o intel atom, a motorola produziu um celular com processador intel (Lembra do RAZR I?), a qbex produz smartphones com o intel sofia (baseados no atom) e nenhum deles conseguiu uma fatia relevante do mercado da qualcomm.

Agradeço por seu comentário! Abraço!

 

15 horas atrás, Evandro disse:

@Gabriel Torres abra a foto e ache o tamanho do patrocínio deles..

 

http://flaviogomes.grandepremio.com.br/2018/02/ferrari-sf71h/

Eu achei Sr. @Evandro, mas tive que ampliar a imagem...

Acho que seria mais impactante utilizar a marca ferrari nos produtos amd do que essa marca amd no carro da ferrari...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...