Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lucasgarcia.lg

Disco de boot (SSD) não é reconhecido! Pc não liga!

Recommended Posts

Pessoal, meu PC (config da assinatura) de uns tempos pra cá começou a desligar sozinho de vez em quando. Dessa vez o negócio foi mais feio e desligou e não ligou mais! O SSD, onde está o Windows 8.1, não está sendo reconhecido, e depois da tela da BIOS (que fica por vários minutos) aparece isso:

L7NH52s.jpg

Isso já aconteceu uma vez, daí eu desliguei e liguei os cabos do SSD, tentei limpar, inverti e troquei o cabo SATA, uma hora funcionou. Dessa vez tentei fazer a mesma coisa, mas não funcionou de jeito nenhum. Só não tenho condições de testar outro SSD ou outra placa-mãe. Tem como saber se o problema é do SSD ou da placa-mãe?

Se for o SSD, ainda estou na garantia da Crucial e, apesar da trabalheira, consigo resolver. Mas se não for vou mandar pra lá a toa e acabar gastando grana... Tem algo que eu possa fazer?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

PPK2, não tenho outra máquina ou outro SSD pra fazer esse teste! Mas veja o que aconteceu agora:

Tentei ligar meu PC ontem, depois de passar o dia desligado, e o bicho resolveu funcionar. Usei por algumas horas sem problemas, daí começou a desligar sozinho de novo, de repente. Dessa vez ele não chega a dar aquele problema de boot quando liga de novo, ele reconhece o SSD e funciona normal. Mas só o fato de ficar desligando já é muito chato e preocupante! 

E agora, será que já mando o ssd pra garantia? Infelizmente não tenho condições de testar pra saber se é ele mesmo, ou a placa mãe ou qualquer outra coisa. A única coisa que consegui verificar (pelo setup da bios) é que não tem nada superaquecendo. Alguém tem alguma ideia melhor ou alguma sugestão do que tentar antes de mandar pra garantia?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá

Esses desligamentos não devem ter nada a ver com o SSD, como teste poderá tentar ligar ou manter a máquina ligada sem SSD ou HD.

Faça um Clear CMOS completo por uns minutos.

Já agora, qual a fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

PPK2, imaginei que fosse o SSD, pois após o desligamento aconteceu o problema de não reconhecer o disco de boot. Achei muito estranho e logo associei ao SSD, onde está instalado meu Windows 8.1. Respondendo sua pergunta, minha fonte é uma Corsair GS600.

Posso tentar manter a máquina ligada sem o SSD, mas como estará sem o sistema operacional, imagino que a máquina não irá desligar. Digo isso porque, quando deu aquele erro de boot, deixei bastante tempo ligado nessa tela e não desligou. Só desligava quando estava usando o Windows, consequentemente, usando o SSD. Mas pode deixar, vou fazer esse teste mais uma vez, e o Clear CMOS.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Fiz todos os testes que estavam ao meu alcance (porque pra alguns eu não tinha a ferramenta necessária ou outra peça pra testar), aparentemente tudo está ok. Não consegui identificar o problema. Pelo jeito não é mesmo problema com o SSD, não deu mais aquele problema de boot. Mas o problema de desligar sozinho continua de vez em quando.

Acabei de abrir meu PC e desmonta-lo inteirinho, limpei peça por peça, troquei alguns cabos e montei de novo. Na primeira ligada ele desligou sozinho (rs). Depois liguei de novo e agora está tudo funcionando normal, mas parece que não vou conseguir me livrar desse problema, fazer o que.

Vou considerar o assunto como resolvido porque acho que não tem mais o que fazer né. Se a moderação quiser, pode encerrar o tópico. Caso seja necessário (se o problema piorar muito) eu aviso e recomeçamos a discussão. Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais