Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Wagner_MR

Criar uma fórmula condicional para planilha financeira

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Estou desenvolvendo uma planilha de controle financeiro pessoal no Excel e estou com dificuldade em aplicar a fórmula SOMASES. Devo estar me esquecendo de alguma coisa na montagem da fórmula, ou talvez ela não seja a mais adequada para a minha intenção.

 

O problema está na fórmula da célula C147 da planilha FLUXO DE CAIXA, onde é demonstrado o RESUMO MENSAL.

 

Gostaria que o resultado fosse a soma de toda a coluna B da planilha JAN > exceto quando o realizado estiver "Cancelado" (coluna C) > somente das categoria de gastos (ou seja, quando for: PESSOAL; AUTOMÓVEL; MOTO; LAZER; SAÚDE; IMPOSTOS)> exceto quando a forma de pagamento desses gastos for "Cartão de Crédito" (coluna F) e estiver com realizado "Sim" > + orçamento dos Finais de Semana do mês (célula J16) > + total dos gastos/saldo do Cartão de Crédito (célula C133 da planilha FLUXO DE CAIXA).

 

A fórmula atualmente aplicada não está entendendo que não é para considerar os valores da coluna B da planilha JAN quando os gastos estiverem com o realizado “Sim”, na forma de pagamento com Cartão de Crédito, fazendo com que o valor seja contabilizado em duplicidade.

 

Segue planilha para melhor exemplificar a situação. Escrevi os questionamentos ao lado das respectivas células, ficando melhor a visualização da minha dúvida.

Desde já agradeço.

ORIGINAL MANUT - PLAN FIN 2015.xlsx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Wagner

 

Seja bem-vindo ao fórum!

 

Eu baixei a planilha, mas fiquei confuso,

Faça uma descrição, por exemplo assim:

Na célula C133 --> desejo somar os valores que na intervalo JAN!C5:C1048576="Sim"; no intervalo JAN!F5:F1048576="Cartão de Crédito"; considerar só as despesas tal, tal e tal... etc....

E assim pra os outro locais, lembre-se que estamos por fora do assunto, e não temos tempo para ficar interpretando toda a planilha.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Wagner.

Seguem algumas sugestões para tentar ajudar:

 

1. os intervalos colocados como argumentos de SOMASES devem ser iguais.

A sua fórmula começa assim: SOMASES(JAN!B3:B1048573;JAN!C3:C1048573;"<>Cancelado";JAN!D3:D1048573;"PESSOAL")-SOMASES(JAN!B5:B1048576;...

Tente igualar os intervalos. Me parece que o correto é iniciar os intervalos todos na linha 5 e não na linha 3.

 

2. é improvável que a sua tabela será preenchida até a linha 1048573 (?). Então, para não sobrecarregar o recálculo da planilha, coloque na fórmula somente até a linha provável de conter dados com uma margem de folga razoável. Tecnicamente recomendável seria utilizar Intervalo Dinâmico Nomeado.

 

3. se ainda assim a fórmula não retornar o resultado correto vá acrescentando os critérios (Cartão, Cancelado, Sim, Não, ...) um por vez, dessa forma poderá monitorar os resultados e verificar em que parte da fórmula ocorre a falha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×