Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Wagner_MR

Criar uma fórmula condicional para planilha financeira

Recommended Posts

Boa tarde.

Estou desenvolvendo uma planilha de controle financeiro pessoal no Excel e estou com dificuldade em aplicar a fórmula SOMASES. Devo estar me esquecendo de alguma coisa na montagem da fórmula, ou talvez ela não seja a mais adequada para a minha intenção.

O problema está na fórmula da célula C147 da planilha FLUXO DE CAIXA, onde é demonstrado o RESUMO MENSAL.

Gostaria que o resultado fosse a soma de toda a coluna B da planilha JAN > exceto quando o realizado estiver "Cancelado" (coluna C) > somente das categoria de gastos (ou seja, quando for: PESSOAL; AUTOMÓVEL; MOTO; LAZER; SAÚDE; IMPOSTOS)> exceto quando a forma de pagamento desses gastos for "Cartão de Crédito" (coluna F) e estiver com realizado "Sim" > + orçamento dos Finais de Semana do mês (célula J16) > + total dos gastos/saldo do Cartão de Crédito (célula C133 da planilha FLUXO DE CAIXA).

A fórmula atualmente aplicada não está entendendo que não é para considerar os valores da coluna B da planilha JAN quando os gastos estiverem com o realizado “Sim”, na forma de pagamento com Cartão de Crédito, fazendo com que o valor seja contabilizado em duplicidade.

Segue planilha para melhor exemplificar a situação. Escrevi os questionamentos ao lado das respectivas células, ficando melhor a visualização da minha dúvida.

Desde já agradeço.

ORIGINAL MANUT - PLAN FIN 2015.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Wagner

Seja bem-vindo ao fórum!

Eu baixei a planilha, mas fiquei confuso,

Faça uma descrição, por exemplo assim:

Na célula C133 --> desejo somar os valores que na intervalo JAN!C5:C1048576="Sim"; no intervalo JAN!F5:F1048576="Cartão de Crédito"; considerar só as despesas tal, tal e tal... etc....

E assim pra os outro locais, lembre-se que estamos por fora do assunto, e não temos tempo para ficar interpretando toda a planilha.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Wagner.

Seguem algumas sugestões para tentar ajudar:

1. os intervalos colocados como argumentos de SOMASES devem ser iguais.

A sua fórmula começa assim: SOMASES(JAN!B3:B1048573;JAN!C3:C1048573;"<>Cancelado";JAN!D3:D1048573;"PESSOAL")-SOMASES(JAN!B5:B1048576;...

Tente igualar os intervalos. Me parece que o correto é iniciar os intervalos todos na linha 5 e não na linha 3.

2. é improvável que a sua tabela será preenchida até a linha 1048573 (?). Então, para não sobrecarregar o recálculo da planilha, coloque na fórmula somente até a linha provável de conter dados com uma margem de folga razoável. Tecnicamente recomendável seria utilizar Intervalo Dinâmico Nomeado.

3. se ainda assim a fórmula não retornar o resultado correto vá acrescentando os critérios (Cartão, Cancelado, Sim, Não, ...) um por vez, dessa forma poderá monitorar os resultados e verificar em que parte da fórmula ocorre a falha.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais