Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Eletrica Muito InstÁvel


e-spyko

Posts recomendados

Em minha casa estou percebendo que as luzes estão piscando, os meus 2 estabilizadores do meu pc, ficam estralando... percebo que normalmente o problema é tensão baixa (o meu establizador que mostra qual o crescimento da tensão, alega de ter uma tensão inferior a 220v).

Como resolvo esse problemão??? Já que não dá para confiar nessas empresas ##### que ganham nosso dinheiro e fazem uma ##### de serviço. <_<

Será que há algum equipamento para melhorar as voltagens GERAIS de toda a casa?

A empresa de energia da minha cidade (celpe) B) diz na conta que susa voltagens são de 211v até 229v (deveriam estar nessa faixa, mais com certeza não está)

Com certeza essa variação de tensão acaba com a saúde de todos os eletronicos, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes a culpa não é da concessionária, e sim de empresas ou indústrias que chaveiam bancos de capacitores, grandes motores ou fornos. Não existe nada que a empresa ou você possa fazer para acabar com isso ( até que a concessionária pode fazer, mas é extremamente caro, e como ela não tem contrato de qualidade de energia com pequenos consumidores, não tem porque ela fazer... ), mas você pode melhorar colocando um No-Break ao invés de estabilizadores. São muito mais caros, mas vai melhorar a qualidade da energia, mas opte por comprar aqueles que tem opção para desativar o bip, porque é um saco esse negócio apitando no ouvido a toda hora...

A variação de tensão para muito baixo não prejudica os equipamentos eletrônicos, só que alguns deles podem desligar se isso acontecer, mas isso é comum com clps. Acredito que você não tenha nenhum equipamento tão sensivel assim em casa ( computadores não são tão sensíveis assim ). Pode se preocupar se passar de 229V. Aí sim é prejudicial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas variações podem ter várias causas. Pode ser até uma coisa bem simples como aconteceu aqui em casa um mês atrás. Liguei para a concessionária (Eletropaulo) e em menos de duas horas veio uma equipe. Fizeram a verificação dos fios que saem de casa e constataram que era somente mau contato nos conectores que ligam estes fios à rede. Bastou somente um reaperto nos conectores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Beleza galera

O Ctenaglia foi na mosca....isto é o mais comum de ocorrer. Oscilações referidas pelo Satoru também ocorrem, mas é mais comum em residências, a incidência de variações e distúrbios causados por mau contato que tanto pode ser nos conectores de entrada, quanto nas emendas e derivações dentro de casa. Até nas tomadas podem ocorrer mau contato!

Existe um ditado que diz: Casa de ferreiro, espeto de pau! Aqui em casa tô com um problema no neutro(dentro de casa) e não tive coragem ainda de solucionar....sou da área.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes não é nem problema dos transformadores externos do poste, mas sim nos disjuntores, de uma olhada neles, e olhe também o fio, se for fio macicço, verifique se o parfuso esta bem apertado (use luvas!), se for fio de cobre desfiado eles deverão estar estanhados antes de serem conectados ao disjuntor, caso contrario pode dar mal contato e possiveis faíscas, gerando a variação excessiva da tensão, prinipalmente se este for o neutro, verifique todos os fios principais, em casas com instalação do tipo bifasica, são 2 fases e 1 neutro, o neutro geralmente esta numa cor diferente das outras. Digo isso porque já queimei uma satellite nesse negócio de neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a companhia de energia eletrica, veio à minha casa e fez umas modificações:

eles trocaram a fase. antes era fase A que dava acho que no máximo 215v (mais isso quando estava sem problemas de quedas de energia...); Agora é fase B (mostrou tensão de 225v) , percebemos que a fase B é maior que a fase A, e agora tenho uma dúvida: Caso a tensão utrapasse os 230v poderei ter problemas drásticos com meus hardwares (incluíndo geladeira, TV...), correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos equipamentos mais novos tem uma tolerância de até 240V, mas no caso da geladeira, uma sobretensão pode causar uma redução da vida útil, se o motor não suportar mais que 220V ( o que eu não acredito, ele deve suportar sim ).

Pelo fenômeno que você indicou na primeira mensagem, o problema não é só na sua rede elétrica, a menos que você tenha um motorzão na sua casa... Se o flicker for problema só na sua residência, dá uma olhada nos disjuntores, porque eles devem estar todos ( ou quase todos ) imprestáveis... os contatos com os fios devem estar queimados de tanto faiscar.

Mas esse valor de tensão é constante ?!?! Dá 225V direto ?? Quando possível, faça uma medição durante a madrugada, ou após a 0:00h e diga quanto dá. Geralmente é um valor maior...

Caso continue em dúvida, dê uma olhada em todos os equipamentos, neles devem estar escrito quanto é a faixa de tensão que eles suportam ( geralmente para os equipamentos mais novos é 100V~240V ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...