Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
marceloo

Manjaro congelando e dúvida sobre Arch Linux

Recommended Posts

Bom dia.

Baixei o Manjaro XFCE pra testar. Instalei, e gostei muito, mas estou tendo um problema.

Particionei tudo corretamente e instalei ele num SSD.

O problema é que tem horas que ele congela, parece que ele fica lendo alguma coisa no SSD, o led do gabinete indicando atividade do SSD não pisca, daí então volta. Isso ocorre quando abro algum programa, aleatoriamente.

O problema não é no SSD, não aconteceu isso em outras distros. Testando ele num pendrive não ocorre travamentos.

Pesquisando, vi que não sou o único com esse problema:

https://forum.manjaro.org/index.php?topic=24603.0

http://bbs.archbang.org/viewtopic.php?id=2322

Será que seria um problema relacionado ao SSD da Samsung? O meu é um Samsung 840 Evo 120 GB.

Baixei o Manjaro justamente pra aprender um pouco sobre o Arch Linux, será que se eu instalar o Arch partindo do zero, terei esse problema? Não quero perder todo o tempo tentando instalar o Arch pra acontecer isso, e como ainda sou iniciante no Linux, sem dúvida vou fazer alguma besteira que pode levar horas pra consertar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixei o Manjaro justamente pra aprender um pouco sobre o Arch Linux, será que se eu instalar o Arch partindo do zero, terei esse problema? Não quero perder todo o tempo tentando instalar o Arch pra acontecer isso, e como ainda sou iniciante no Linux, sem dúvida vou fazer alguma besteira que pode levar horas pra consertar.

Se você ler um dos tópicos que você linkou verá que a possível causa do problema é o mouse. Você já tentou fazer o que diz aqui? https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=183251

Essa é sua resposta? Parabéns, literalmente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é sua resposta? Parabéns, literalmente.

sim.. exatamente....( sou do tipo de pessoa que não me prendo a detalhes.....e não me importo com aprovação e/ou reprovação)

A minha resposta ao tópico não é absoluta(não sou dono da verdade) e assim como todas que forem apresentadas é apenas uma visão particular de cada um ( livre arbítrio) 

O autor do tópico terá a liberdade de seguir essa ou aquela "informação" e claro, de não seguir nenhuma.

Obs. eu poderia apresentar outra resposta ( www.google.com.br ) apenas indiquei o antergos porquê tenho percebido que o Manjaro tem apresentado vários bugs nos últimos meses. o que não estaria acontecendo com o antergos que segue a mesma linha ideológica do Manjaro. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas de vocês.

@AmarildoJr

Eu cheguei a ver esse tópico, mas realmente não é o mouse. Quando dá essas travadas o mouse e o teclado funciona normal, mas parece que o SSD fica totalmente ocupado fazendo não sei o que, não sendo possível executar nenhum programa, até que ele volte.

Instalei o Arch, ainda estou testando, estou tendo uns problemas de iniciante, mas vou continuar lendo o wiki dele pra compreendê-lo melhor, qualquer coisa pergunto aqui. Mas não tive nenhum desses travamentos até agora.

@Manjaro

Vou testar o Antergos sim. Assim que eu testá-lo relato minha experiência com ele aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar o Antergos sim. Assim que eu testá-lo relato minha experiência com ele aqui.

detalhe ùnico -> o antergos só instala se o computador estiver conectado na Internet ( ele baixa alguns pacotes extras e atualizações)

Compartilhar este post

Link para o post

@marceloo Isso ai, tem que ler bastante e entender o que cada comando faz :)

Se precisar de ajuda com o Arch cria um tópico e me menciona nele ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Manjaro

Só consegui instalá-lo na terceira tentativa por conta disso, download muito lento dos pacotes, mas depois ele instalou. Acho que minha internet que estava lenta mesmo, vou testá-lo melhor ainda, mas parece ser tão bom quanto o Manjaro.

@AmarildoJr

Muito obrigado!  :D

Pode ter certeza que logo estarei criando um tópico te perguntando algumas coisas que ainda não entendi muito bem. Apesar disso estou apanhando menos do que eu esperava, ele é muito bem documentado, e o wiki dele é bastante completo.

Já nem sei agora quantas distros eu testei, acho que finalmente encontrei a ideal pra mim, que mais combina comigo. O Arch sem dúvida foi a distro que eu mais gostei, justamente pela qualidade geral e pela filosofia dele, simples. Espero um dia poder contribuir pra que essa distro continue crescendo.

O mais engraçado é que não tive problemas na reprodução de vídeos que eu tinha citado nesse tópico que eu criei, independente do player usado, seja VLC ou MPlayer, Parole, etc: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1114847-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%ADdeos-travando-em-v%C3%A1rias-distros/

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser porque o Arch tem os programas mais atualizados e não-modificados, ou seja, sem ícones nem plugins desabilitados como acontece com outras distros.

Ele é bom mesmo, é a minha distro favorita. O pior é aprender a instalar, mas dpeois disso é mais fácil manter um Arch rodando do que um Ubuntu.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico esquecido, mas achei melhor complementar.

Depois que testei o Manjaro e o Antergos nessa época do tópico fiquei um tempo lendo o wiki do Arch Linux.

Nesse tempo o Manjaro foi atualizado para a versão 15.12, resolvi baixar e testar, e o problema do congelamento com o SSD foi resolvido.

Fiquei uma semana nele antes de ir para o Arch em definitivo. Instalei o Arch com o kernel 4.4.1 e sem problemas com o SSD.

Concordo com o AmarildoJr é mais fácil manter um Arch rodando do que um Ubuntu.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais