Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Concerto radio wolkswagen antigo;


graia

Posts recomendados

Tenho um radio am/fm  que veio junto com um fusca que meu pai comprou quando era jovem, o fusca era novo e veio com o dito aparelho de som, não da para ver a marca, mas tem escrito na frente WOLKSWAGEN, acredito que seja original, ele parou de funcionar a alguns anos e agora pretendo concertalo e recolocar no fuscão que por sinal esta uma maravilha. problemas que achei: capacitor na entrada, alguma soldas frias, tinha dois transistores bd 329l e bd330l deve ser da saída de audio pifados, lampada queimada. Tudo isso ja esta em dia, então quando é ligado sai muito pouco som no altofalante, quase imperceptivel. Testei varios outros componentes esta normal, alguem tem uma dica, ou ja pegou um pipino desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma dica. esses carros eram movidos a dinamo, então a chance de entrada ser problema é difícil, mas curto era muito fácil, visto que o interior dos carros era predominantemente metal. Então, a saída, com certeza tá com defeito.

 

O bom, porventura, é que esses rádios eram separados em "setores" e não raro tu pesquisando o esquema dele, não exista, mas ele pertence a uma série, que existe. Exemplo... serie 9159~9175. procure por dados do rádio, tipo "volkswagen 4 canais do fusca 78"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

meu palpite é que algum transistor excitador da saída pode estar ruim também. Talvez o capacitor de saída (se houver) trafo de saída (me lembro de ter visto num rádio beeeem antigo) ou até mesmo falta de reajustes nas etapas de FI (bobinas)

 

Pra saber se a saída está amplificando a contento, alimente com fonte 12V (ou 6?) e coloque o dedo com cuidado no pot de volume e vá aumentando. Vai ouvir um [saudoso] ruido de 60Hz. Se tiveres ouvido sensível, treinado (e calejado=meu) poderia meio que saber que esta etapa está ok ou não

 

Já ouviu falar em injetor de sinal? Talvez não. Pode ser útil. Um dia foi pra mim...

boa sorte!


ah e  'deixar de lado' eu prefiro mesmo é um vinho seco. rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai gurizada tudo tranquilo,olha Ricardo o chimarão ta no sangue não tem como se livrar deste vicio the, Isadora o vinho vai bem quando o trabalho é finalizado e funciona. Voltando ao assunto, os transistor que mencionei no inicio queimaram, estavam aquecendo bastante, estava conferindo toda esta etapa de saída de audio e notei que tem 1 bc548 jogando coletor na base do bc488 este por sua vez joga o emisor na base dos 2 bd que mencionei no inicio, este bc 548 medindo com um mult. analogico da um pouco de fuga em base coletor, retirei o bc e amanham vou a uma loja comprar uma unidade, gente ignorem o comentario muito pouco técnico, sabe como é hobista com pouco tempo, amanham posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"hojem é o amanham de ônti". Tradução: hoje é o amanhã de ontem. Ia falar pra você deixar o corretor ortográfico ligado, tá ligado?  mas pior que existe o verbo amanhar mesmo e não fica sublinhado vermelho. kk... Mas tenta colaborar aí amigo... doeu meus ouvidos... e 2x

Pelo menos uma coerência... rádio antigo e multímetro analógico ... (acho que não foi muito engraçado)

 

Não te esqueças que alguns bc´s são CBE e bd´s ECB, tá ligado? Certo? ou... viu se tá ligado certo?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CAra.. quanto à limpeza do pci, é bom olhar. Outra coisa, os caps como foi falado.

 

Esses rádios, principalmente em fuscas, dava muita infiltração, e não raro, molhava os dielétricos. Os fuscas davam problema nas caixas de água, e o radio ficava logo ali....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Isadora ta dando mais coice que cavalo mal ferrado, deixemos assim mesmo ninguem é bom em tudo. AFINAL BINGO, problema resolvido era mesmo o bc548 com fuga (tanta fuga que mal mexia a agulha do multimetro), afinal esta funcionando em perfeitas condições. Voltando a conversa com isadora "adoro multimetros analógicos, tanto que tenho varios). Bem, valeu a todos pelas dicas e colocações. Colega BCpetronzio como disse o grande Obama ao pequeno Lula " você é o cara".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...