Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para custo/benefício até 1600 Reais


Ir à solução Resolvido por gustavodbg,

Posts recomendados

Opa tudo tranquilo.

Bom, um amigo meu que não entende nada de hardware me pediu um orçamento que chegue a no máximo 1600 reais a vista economizando o máximo possivel, então pelo site da kabum eu recomendei o seguinte :

 

CPU : Pentium G3258 = R$ 339,00 (Escolhi esse CPU por ser barato mas com um bom desempenho e suporta um bom overclock se for preciso)

MOBO: H81M-A =R$ 249,00 (A Mobo por conta do USB 3.0 + Sata 3 + possibilidade de up para um I5 ou i7)

VGA: R7 260x = R$ 503,00 (A placa de vídeo foi por conta de que o modelo da powercolor tá com um ótimo preço e tem um bom desempenho)

RAM: 1x4GB HyperX 1600Mhz = R$ 139,90 (Ótimo custo para uma mobo com dissipador)

Fonte :EVGA 430w = R$ 192,00

Gabinete: Vinik Cyclone = 144,00 (Gabinete com um bom custo/benefício por conta da fonte na parte inferior e 5 entrada para fans)

 

Estamos re-aproveitando um HD de outra maquina e gostaria de saber se teriam alguma recomendação de hardware ou alguma dica que possa me ajudar. 

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Configuração perfeita! Esse Pentium consegue chegar em 4.6GHz na H81M-A/BR, sendo assim da para aguentar um tempo a mais antes de fazer upgrade para i5/i7. Outra opção também seria pegar o G3240 (R$ 100 mais barato que o G3258) e com essa economia pegar 8GB de memória.

 

Links das memórias nas cores vermelho, preto, azul e branco:

http://www.kabum.com.br/produto/50768/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1600mhz-ddr3-cl10-dimm-blue-series-hx316c10f-8

http://www.kabum.com.br/produto/50770/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1600mhz-ddr3-cl10-dimm-black-series-hx316c10fb-8

http://www.kabum.com.br/produto/50774/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1600mhz-ddr3-cl10-dimm-white-series-hx316c10fw-8

http://www.kabum.com.br/produto/50772/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1600mhz-ddr3-cl10-dimm-red-series-hx316c10fr-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela dica, agora achei algo estranho. a mesma memória de 8gb só que com 1866 Mhz tá mais barato que a de 1600 Mhz 

 

(1866Mhz) http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=50776

(1600Mhz) http://www.kabum.com.br/produto/50768/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1600mhz-ddr3-cl10-dimm-blue-series-hx316c10f-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Depende muito da utilização da máquina e se você pretende fazer upgrades. Eu acho interessante ir melhorando o PC aos poucos, mas quando comprar algo, comprar um produto de qualidade que não vai precisar trocar novamente depois.

 

Por exemplo, uma boa sequencia de upgrades utilizando o Pentium seria:

G3258 + Z97 + um pente de 8GB + alguma boa placa de vídeo + 1TB + CX-430w ou CX-500w + um bom gabinete. Daria para fazer overclock no Pentium para uns 4.2GHz utilizando o cooler box, e com isso diminuir o gargalo que pode acontecer com algumas placas de vídeo mid-end como uma GTX 960, por exemplo. Mais tarde dava para pegar um bom CPU cooler e levar o Pentium até 4.8GHz, aumentando ainda mais o desempenho. E mais tarde ainda, da para trocar o CPU para um i5/i7 de 4°/5° geração, além de adicionar mais um pente de 8GB para ativar o dual-channel e talvez um SSD. No final de tudo, você teria um bom combo CPU + placa mãe, 16GB de memória, placa de vídeo high-end e armazenamento rápido.

 

Mas isto é para quem gosta de investir R$ no PC e ir fazendo upgrades aos poucos. Para um usuário comum com menos experiência e que não pretende fazer muitos upgrades, um Core i3 + H81 pode ser uma melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh sim uma Z97 seria ótimo, mas é como você disse, isso é para quem prentende gastar R$ no pc, no meu caso, como eu no máximo pegaria ou 3258k isso se pegasse, e jamais iria investir em um i5, i7 desbloqueado para over até mesmo pelo custo desse processadores, nem mesmo investir pesadamente num mega cooler para possibilitar o over, então não é vantajoso.

No video de antes o cara de diferente só tinha o cooler mesmo, e rodando bf4  :eek: Mas acho q i3 se sai melhor ai por ter mais núcleos.

 

Por exemplo, se eu tiver um I3 e colocar nessa placa, não é possível fazer um over de leve mesmo sem ser desbloqueado o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

De fato investir no G3258 é para quem quer gastar grana no PC.

 

O G3258 em OC em alguns casos se iguala e até bate o Core i3, mas isso é em aplicações e jogos single thread, ou seja, que não se beneficiam de vários núcleos. Nenhum CPU bate o poder de fogo single thread do G3258 em OC. Porém como tudo hoje em dia está usando mais núcleos, um Core i3 seria uma melhor opção pois ele possui o Hyper Threading que simula mais 2 núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ 

Por exemplo, uma boa sequencia de upgrades utilizando o Pentium seria:

G3258 + Z97 + um pente de 8GB + alguma boa placa de vídeo + 1TB + CX-430w ou CX-500w + um bom gabinete. Daria para fazer overclock no Pentium para uns 4.2GHz utilizando o cooler box, e com isso diminuir o gargalo que pode acontecer com algumas placas de vídeo mid-end como uma GTX 960, por exemplo. Mais tarde dava para pegar um bom CPU cooler e levar o Pentium até 4.8GHz, aumentando ainda mais o desempenho. E mais tarde ainda, da para trocar o CPU para um i5/i7 de 4°/5° geração, além de adicionar mais um pente de 8GB para ativar o dual-channel e talvez um SSD. No final de tudo, você teria um bom combo CPU + placa mãe, 16GB de memória, placa de vídeo high-end e armazenamento rápido.

 

 

Cara fiquei bastante interessado em montar uma maquina do jeito que você citou acima, pois não sai muito mais caro do que eu pretendo montar ( isso é outro pc, estou investindo 2100 reais ) você acha que o G3258 vai aguentar ao menos 1 ~ 2 anos com os games da geração ? e eu vi os specs mas não senti uma diferença muito gritante da Z97 pra H81, o que você acha man ? e tava pensando em economizar com 1 pente de 4gb pra poder pegar esse money e investir em uma vga mais forte como a GTX 760 ou 960 :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só vale a pena se você pretende fazer os upgrades que eu citei.

 

Vou deixar aqui uma "linha do tempo" que seria interessante:

 

Agora você compra G3258 + Z97 + 8GB + GTX 960 + 1TB + 430w/500w + gabinete bom. Faz um OC "pequeno" (sei lá, 4.2GHz) no Pentium com o cooler box.

Daqui sei lá, uns 3 meses você compra um BOM CPU cooler a ar e leva o CPU a uns 4.8GHz.

Daqui um ano (ou um ano e meio) você compra um i5/i7 de 4°/5° geração (acho que o de 4° geração vai ser difícil achar novo).

Depois de tudo isso, se julgar necessário você compra um SSD e TALVEZ mais um pente de RAM de 8GB, para fechar o dual-channel de 16GB.

Daqui uns 3 anos quando a placa de vídeo começar a dar sinais de cansaço, basta comprar outra.

 

Mas só faça isso acima se você estiver disposto a gastar mais dinheiro no futuro, não faz sentido comprar o G3258 + Z97 e usa-lo pela vida inteira assim. Lembre-se também que você precisa ter sorte no processador, pois isso é meio que uma loteria, um processador pode conseguir subir fácil a + 4.5GHz, enquanto outro pode ter dificuldade e não passar de 4GHz (isso seria extremamente decepcionante).

 

Lembre-se também que enquanto você estiver com o Pentium, pode enfrentar problemas em alguns jogos. Os games que estão sendo lançados são otimizados para usarem 4 núcleos, e o Pentium só tem 2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, eu pretendo investir sim ao longo do tempo no pc, só que o problema é que o dinheiro pra começar é que ta curto entende(são 2100 mas posso estender até 2300 a vista). Então eu pensei em fazer algumas modificações, pra caber no orçamento e ficou mais ou menos assim : http://imgur.com/NR6pBnq e este gabinete eu achei com um custo beneficio enorme já que tem entrada para 7 fans de 120mm sendo 2 frontais, 2 laterais, 2 superiores e 1 Traseira. o que você acha das alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse modelo da GTX 960 da PNY tem o cooler blower, menos eficaz que os demais. Eu pensaria em pegar um melhor (mais caro  :( ). O chipset B85 não é para overclock, você precisa de uma Z97.

 

http://www.kabum.com.br/produto/57047/placa-mãe-asus-micro-atx-p-intel-lga-1150-z97m-plus-br-c-crossfirex-soquete-m-2-rede-intel/?tag=z97

 

Você também poderia pensar em pegar a B85 + i3, ficaria mais caro agora, mas você não precisaria trocar de processador enquanto estivesse com a GTX 960.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca... Eu não penso em como economizar mais pra essa config caber no orçamento de 2300-2400 :x só se eu pegar a GTX 760 da Point of view que tem dois Fans , e começar com 4gb ram daí daria pra suprir a diferença da z97pra b85... Mas eu realmente gostei dessa config. Será que c tem alguma ideia ou só aceito o preço que vai doer menos ? Kkkkk :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso o seguinte, entre desembolsar em torno de 400 reais no G3258 ou pagar 500 e pouco num i3, eu preferiria o i3, pois nao vai gargalar e se sai melhor que Pentium, sem contar que o Pentium pra bater os 4.6 tem q ter um cooler bom e ai o preço dele se bobiar passa o i3. Se é para economizar então pega o g3260 ou inferior que ta bem mais em conta. Se nao me engano os Pentium nao dao suporte a memoria com clock maior que 1.333mhz, ja o i3 aceita 1600mhz, so ai ja tem mais uma boa diferença. O i3 vai te servir muito bem nos jogos atuais e que estão por vir, ainda mais agora que 5° geração esta ai e tende a começar a decair os preços da quarta geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como eu disse, investir no G3258 é para quem quer gastar grana com upgrades. Um Core i3 vai ter melhor desempenho em jogos que o G3258, mesmo com ele em OC. Mas para quem quer fazer upgrades ao longo do tempo é uma boa ideia o Pentium, pois mesmo que o CPU cooler e a placa mãe Z97 encareçam o orçamento, tudo isso vai ser investimentos. Ele vai ter um bom CPU cooler para usar até mesmo com outra futura plataforma, e nem da para comparar uma Z97 com uma H81.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...