Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 49 LEDs de 3-3,4V 700mA (3W)


muezerie
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa noite para que estiver lendo e poder me ajudar, estou configurando no momento apenas no papel um painel de LED com 49 LEDs e queria uma ajuda, já vi em um outro tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1014507-resolvido-montagem-de-painel-de-leds/?hl=%2Bled+%2B700ma#entry5592854) que ele utilizou uma fonte, e o vendedor está tentando me empurrar uns 3 drivers de LED que ficará bem mais caro, fiquei confuso se há diferença entre um e outro... Vou lançar uma série de perguntas que não estou conseguindo achar as respostas:

As configurações de cada LED: 3W, 3-3,4V e 700mA 

1)Uma fonte chaveada 24V/5A fazendo uma configuração onde haveriam 7 fileiras de LEDs com 7 LEDs em cada é viável? Sendo que teria uma corrente de 0,714A em cada fileira? Tem alguma outra configuração melhor?

2) E se for para utilizar uma fonte, viso uma 24V/5A ou é melhor outra para modificar essa configuração que está com 0,014A em excesso?

3)Pelos meus cálculos necessitaria de um Resistor de 0,2/0,7mA = 285Ohm, o comercial de 330Ohm é o ideal? O que recomendam?

4)Uma pergunta simples, o resistor coloco na frente de todos os LEDs? No lado positivo correto? Só para não fazer confusões e queimar tudo hehehe...

5) Na imagem tem o tipo de LED que vou utilizar, é fácil de fazer ligação em série (queima fácil pela proximidade do fero de solda)? Nunca trabalhei com LEDs assim, o fornecedor também não especifica qual o polo positivo e o negativo, alguém sabe?

componente-super-led-3w-branco-frio-aqua

 

Desde já agradeço.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Podes te basear como característica do led algo como 3,2V e os 0,7A

 

Se usares 7 leds terás uma queda total de 7 x 3,2 = 22,4 Volts. A diferença para 24 Volts será de 24-22,4 = 1,6 Volts e o valor do resistor deverá se aproximar de 1,6V / 0,7 A = 2,28 Ohms

A potência que esse led dissipará será de 1,62 / 2,28 = 1,6 x 1,6 / 2,2 = 1,16 Watts

 

Adote 7 resistores de 2,2 Ohms x 5 Watts que é para não subir tanto a temperatura dos mesmos.. Esse dai: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-2r2-5w-5-p-4655.html

 

Sua fonte está em um limite perigoso, com esses 24V x 5A.. Seria bom que ela pudesse suprir pelo menos cerca de 6 Amperes, para dar uma folga ai ou até mesmo para poderes ajustar num brilho pouco maior seus leds Fontes industriais tem ajuste de tensão que mexe cerca de 5 a 10% na tensão de saída. Veja ai:

 

fonte-industrial-48v-1a-bivolt-chaveada-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...