Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
muezerie

RESOLVIDO Ligar 49 LEDs de 3-3,4V 700mA (3W)

Recommended Posts

Boa noite para que estiver lendo e poder me ajudar, estou configurando no momento apenas no papel um painel de LED com 49 LEDs e queria uma ajuda, já vi em um outro tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1014507-resolvido-montagem-de-painel-de-leds/?hl=%2Bled+%2B700ma#entry5592854) que ele utilizou uma fonte, e o vendedor está tentando me empurrar uns 3 drivers de LED que ficará bem mais caro, fiquei confuso se há diferença entre um e outro... Vou lançar uma série de perguntas que não estou conseguindo achar as respostas:

As configurações de cada LED: 3W, 3-3,4V e 700mA 

1)Uma fonte chaveada 24V/5A fazendo uma configuração onde haveriam 7 fileiras de LEDs com 7 LEDs em cada é viável? Sendo que teria uma corrente de 0,714A em cada fileira? Tem alguma outra configuração melhor?

2) E se for para utilizar uma fonte, viso uma 24V/5A ou é melhor outra para modificar essa configuração que está com 0,014A em excesso?

3)Pelos meus cálculos necessitaria de um Resistor de 0,2/0,7mA = 285Ohm, o comercial de 330Ohm é o ideal? O que recomendam?

4)Uma pergunta simples, o resistor coloco na frente de todos os LEDs? No lado positivo correto? Só para não fazer confusões e queimar tudo hehehe...

5) Na imagem tem o tipo de LED que vou utilizar, é fácil de fazer ligação em série (queima fácil pela proximidade do fero de solda)? Nunca trabalhei com LEDs assim, o fornecedor também não especifica qual o polo positivo e o negativo, alguém sabe?

componente-super-led-3w-branco-frio-aqua

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podes te basear como característica do led algo como 3,2V e os 0,7A

Se usares 7 leds terás uma queda total de 7 x 3,2 = 22,4 Volts. A diferença para 24 Volts será de 24-22,4 = 1,6 Volts e o valor do resistor deverá se aproximar de 1,6V / 0,7 A = 2,28 Ohms

A potência que esse led dissipará será de 1,62 / 2,28 = 1,6 x 1,6 / 2,2 = 1,16 Watts

Adote 7 resistores de 2,2 Ohms x 5 Watts que é para não subir tanto a temperatura dos mesmos.. Esse dai: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-2r2-5w-5-p-4655.html

Sua fonte está em um limite perigoso, com esses 24V x 5A.. Seria bom que ela pudesse suprir pelo menos cerca de 6 Amperes, para dar uma folga ai ou até mesmo para poderes ajustar num brilho pouco maior seus leds Fontes industriais tem ajuste de tensão que mexe cerca de 5 a 10% na tensão de saída. Veja ai:

fonte-industrial-48v-1a-bivolt-chaveada-

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais