Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor limita a passagem da corrente?


c3po2

Posts recomendados

Boa tarde, tenho uma dúvida que não sai da minha cabeça. Se o resistor limita a quantidade de corrente que passa por ele, porque a mesma quantidade que entra é a mesma que sai??? Nos circuitos explicam assim, se eu colocar 2 resistores iguais em série por exemplo, entra uma corrente i no resistor 1, e entra a mesma corrente i no resistor 2. Se o resistor limita a corrente, a quantidade de corrente que deveria entrar no resistor 2 num deveria ser menor, já que o 1 limitou parte dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, vamos supor que funcione como um resistor equivalente. Terá mais resistência, claro, já que estão ligados em série. Mas porque dizem então que a corrente permanece constante quando os resistores são ligados em série, como aqui (https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_s%C3%A9rie)? Se limita, não deveria diminuir na saída? Podem receber a mesma corrente, já que funcionam como equivalente, mas na saída deveria diminuir já que limita.


Ou melhor vamos analisar somente 1 resistor. Se ele limita a corrente, então suponhamos que uma corrente i entre neste resistor, então na saída deveria sair menos corrente. Só que nos livros não ensinam assim, ensinam que é constante. Porquê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele limita a corrente sim,somente a corrente intao se você por 12v na entrada do resistor na saida dele você vai ter os mesmos 12v,a tensão sera constante pois ira limitar apenas a corrente,ai para verificar o quanto limitou voce tem que por uma carga na saida do resistor,ai você vai ver a tensão cai pois a corrente foi limitada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, vamos supor que funcione como um resistor equivalente. Terá mais resistência, claro, já que estão ligados em série. Mas porque dizem então que a corrente permanece constante quando os resistores são ligados em série, como aqui (https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_s%C3%A9rie)? Se limita, não deveria diminuir na saída? Podem receber a mesma corrente, já que funcionam como equivalente, mas na saída deveria diminuir já que limita.

Ou melhor vamos analisar somente 1 resistor. Se ele limita a corrente, então suponhamos que uma corrente i entre neste resistor, então na saída deveria sair menos corrente. Só que nos livros não ensinam assim, ensinam que é constante. Porquê?

Boa tarde,

 

Nesse caso o termo "corrente", está sendo usado de uma forma ampla, não é exatamente a corrente (em amperes) que é limitada e sim a tensão.

 

O resistor tem a finalidade de oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material, causando uma queda de tensão. Mas não causa queda de corrente, apesar de limitar a "corrente elétrica". Assim, a mesma corrente que entra em um terminal do resistor vai sair no outro terminal; o que vai diminuir é a tensão.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não estou conseguindo entender. Vamos ao exemplo prático.

 

circuito 1: Uma pilha de 1,5v com os terminais ligados entre si (com fio condutor).

circuito 2: A mesma pilha porém com os teminais ligados a um resistor.

 

O que muda do circuito 1 p/ o 2? o que acontece com a tensão e a corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Interside nao é bem assim, o resistor nao limita a tensão, ele limita a corrente, a tensão só cai porque a corrente foi limitada ou seja, se eu liga uma lampada numa pilha digamos que a pilha continue com sua tensão nominal 1,5v sem queda.... agora eu pego um resistor de 10r e sigo em serie com a pilha, eu vou medir a tensão no final e vai ter os mesmos 1,5v porém quando eu colocar a lampada a tensão vai cair justamente porque faltou corrente necessaria para o funcionamento correto da lampada isso devido a funçao de limitar a corrente do resistor.... deu pra entender 

gomesricardo

essa corrente que o resistor "limita" é dissipada em calor pelo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não estou conseguindo entender. Vamos ao exemplo prático.

 

circuito 1: Uma pilha de 1,5v com os terminais ligados entre si (com fio condutor).

circuito 2: A mesma pilha porém com os teminais ligados a um resistor.

 

O que muda do circuito 1 p/ o 2? o que acontece com a tensão e a corrente?

 

 

O circuito 1 está em "curto".

 

No circuito 2 o resistor está consumindo carga da pilha.

 

 

Nesse exemplo acima não dá para você entender a função básica do resistor. Vamos tentar um exemplo com LED:

 

Você tem uma fonte de tensão igual a 9v. E um LED de tensão 3v e corrente 0,02A.

 

No circuito 1 só com a fonte e o LED, sem resistor, o LED vai receber 9v e 0,02A. Como o LED não aguenta mais do que 3v e 0,02A, ele vai queimar.

 

No circuito 2 com um resistor de 300 ohms em série; no terminal de entrada do resistor vai entrar 9v e 0,02A, e no outro terminal vai sair 3v e 0,02A. A corrente vai ser a mesma, mas a tensão vai cair. E o LED vai receber 3v e 0,02A.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

@Interside nao é bem assim, o resistor nao limita a tensão, ele limita a corrente, a tensão só cai porque a corrente foi limitada ou seja, se eu liga uma lampada numa pilha digamos que a pilha continue com sua tensão nominal 1,5v sem queda.... agora eu pego um resistor de 10r e sigo em serie com a pilha, eu vou medir a tensão no final e vai ter os mesmos 1,5v porém quando eu colocar a lampada a tensão vai cair justamente porque faltou corrente necessaria para o funcionamento correto da lampada isso devido a funçao de limitar a corrente do resistor.... deu pra entender 

gomesricardo

essa corrente que o resistor "limita" é dissipada em calor pelo mesmo...

 

Sim, eu entendo. Mas para explicar na pratica de uma forma mais fácil, assim fica melhor. A teoria, da limitação de corrente ele já viu nos livros, mas ainda está em dúvida justamente porque na pratica, o que diminui no final do circuito é a tensão.

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gomesricardo

cara a tensão vai cair porque o resistor nao deixa passar a corrente sufuciente para a carga ai sem ter da onde a carga tirar corrente a tensão cai junto sacou? 

 

 

se eu medir a corrente antes e depois da passagem do resistor com o multímetro, ele acusará valores iguais ou diferentes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça uma analogia da corrente em um circuito com a quantidade de água em uma canalização única mas com diferentes bitolas de canos..

Existe uma entrada de água certo!!!

Existe uma saída de água certo!!!

 

Esse seu encanamento pode ter diferentes canos , diferentes obstruções, diferentes barreiras. Se entrar x litros por minuto nesse cano sairão exatamente x litros por minuto do outro lado, não haverá perda de uma gota sequer de água, não tem como. Isso dai é a corrente hidráulica que igual a corrente elétrica não se perde. São litros por minuto na água e são elétrons por minuto na corrente elétrica. Corrente elétrica no fundo é a quantidade de elétrons que passa numa fração de tempo.. Corrente não se gasta, se conserva, o que muda é o tempo.

 

Uma corrente só faz seu serviço se sair da fonte de energia, dar uma circulada pelo circuito, gerar algum trabalho (calor por exemplo) e VOLTAR para a fonte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é faller, está falando minha lingua agora! Então você está me dizendo que não importe o quão fino ou grosso é o cano, não importa a obstrução, sempre irá passar a mesma quantidade de corrente na saída do resistor? ou sempre irá passar a mesma corrente desde que eu considere que já retornou a fonte? Na verdade a corrente só é uma corrente elétrica se voltou para a fonte, é isso? A resistência limita a velocidade dos elétrons?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 A resistência limita a velocidade dos elétrons? na entrada e saída

É isso dai... Diria que limita a velocidade que na verdade é a quantidade desses que passa em uma unidade de tempo. E, sempre, em um mesmo circuito único, sem derivações, ela será igual a que entra e que sai do mesmo...

Olhe ai uma figura que bem expressa algumas das variáveis elétricas, de um modo figurativo..

 

Volts%20Ohms%20e%20Amperes_zpsylfcqlum.j

 

Veja que a corrente que entra é exata a mesma que sai, não tem como mudar

 

A tensão é responsável por empurrar a corrente para frente

A resistência é responsável por aplicar restrições a passagem de corrente (reduzir a velocidade de passagem dos elétrons)

A corrente, essa é quem efetivamente realiza algum trabalho ao circular pelos circuitos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suponhamos que esse "tunel" ai na imagem seja a resistencia do resistor dificultando a passagem da corrente,deu pra entender agora? 58LhizK.jpg


@faller postamos na mesma hora hehe,sim a longo prazo é isso mesmo o resistor vai espremer a corrente e deixar passar só um pouco de cada vez, um exemplo se iremos carregar uma bateria com um carregador ligado direto e outro carregador carregando outra bateria mas com um resistor em serie, a corrente entregue a bateria a um "longo prazo" sera o mesmo, mas isso no final da carga.... mas a bateria que esta com resistor em serie vai demorar mais para recarregar pois o resistor vai limitar a corrente em 5a por exemplo ai vai demorar muito mais tempo para completar a carga dessa bateria isso que eu estou tentando explicar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suponhamos que esse "tunel" ai na imagem seja a resistencia do resistor dificultando a passagem da corrente,deu pra entender agora? 58LhizK.jpg

@faller postamos na mesma hora hehe,sim a longo prazo é isso mesmo o resistor vai espremer a corrente e deixar passar só um pouco de cada vez, um exemplo se iremos carregar uma bateria com um carregador ligado direto e outro carregador carregando outra bateria mas com um resistor em serie, a corrente entregue a bateria a um "longo prazo" sera o mesmo, mas isso no final da carga.... mas a bateria que esta com resistor em serie vai demorar mais para recarregar pois o resistor vai limitar a corrente em 5a por exemplo ai vai demorar muito mais tempo para completar a carga dessa bateria isso que eu estou tentando explicar...

 

Sim, exatamente isso que ia falar. Os livros então dizem que a corrente é a mesma, mas a longo prazo então... né? como o carregador do cara está ligado a uma tensão "constante" de 110v da tomada, com maior resistência menor a corrente (v=ri). Mas no final irá recarregar do mesmo jeito, embora demore mais. Outra questão: quando acaba a bateria do celular por exemplo quer dizer que a ddp=0? Para recarregar significa aumentar a ddp aos valores que ela suporta? ex 9v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ddp é qualquer tensão existente entre 2 pontos ou mais... tipo se eu tenho 2 fios com 0,1v neles significa que ja tem uma ddp, a bateria do celular nunca vai ficar com 0v absoluto portanto sempre vai existir uma ddp

 

Ok, mas meu raciocínio está certo né? tirando este pequeno detalhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chovendo no molhado, resistor "resiste" a passagem de corrente. Tipo assim... uma bateria de carro é capaz de fornecer 100A se você der um curto entre o + e - (não faça isso!!). Se você colocar um resistor de 1R em série você vai conseguir no máximo 12A (após o resistor) e pode 'tranquilamente' dar o curto (após o resistor). Conseguiu "sentir" a 'resistência' à passagem de corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chovendo no molhado, resistor "resiste" a passagem de corrente. Tipo assim... uma bateria de carro é capaz de fornecer 100A se você der um curto entre o + e - (não faça isso!!). Se você colocar um resistor de 1R em série você vai conseguir no máximo 12A (após o resistor) e pode 'tranquilamente' dar o curto (após o resistor). Conseguiu "sentir" a 'resistência' à passagem de corrente?

Sim, consegui rsrs. Será que 12A sinto choque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

NESTE caso não. O que faz você sentir choque é uma alta tensão aliada a uma capacidade alta de corrente. P.ex. se encostar a mão em 127V da sua rede que a princípio pode fornecer altas correntes, sim você pode tomar um baita choque. Mas se colocar um resistor de 1M (um milhão de ohms) em série entre sua mão e a fase do 127, mesmo descalço não vais sentir quase nenhum choque mesmo que ao medir com multímetro (em malha aberta) a tensão chegue a mais de 110V.

Acho que esta experiência eu deixo você fazer... De fato já a fizeste quando colocaste aquela chavinha de fenda que acende para encontrar o fase da rede

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há outro fator que deve ser esclarecido para evitar confusão. Se em um circuito elétrico circula uma corrente de 3A, por exemplo, isso não implica que se uma pessoa fechar o circuito com seu corpo ele será atravessado por 3A, pois o corpo humano também tem resistência (uma média em geral em torno de 100kΩ, podendo aproximar-se de 1kΩ quando molhado).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...