Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Link Antonio Douglas

Aprendendo robótica, como começar?

Recommended Posts

Olá pessoal do fórum tudo bem?

Bom espero que sim;

Então vamos direto ao ponto, tenho muita vontade de aprender robótica, mais creio eu que aprender eletrônica  e uma linguagem de programação venham antes deste ponto, baixei diversas apostilas sobre eletrônica, porém quase todas vem apenas com muitos desenhos de circuitos que destes não entendi nada, resolvi então procurar um fórum especializado para obter ajuda nas seguintes duvidas:

 

1-Eletrônica por onde eu devo começar a estudar, conteúdo realmente para iniciantes.

(sites, livros, apostilas tudo serve).

 

2- eletrônica digital tem alguma compatibilidade com robótica?

Si houver alguma compatibilidade por onde devo começar a estudar esse conteúdo?

 

3- tenho certeza que micro controladores tem muito haver com robótica, por onde devo começar a estudar este assunto, realmente como no tema (1- eletrônica) sou leigo e gostaria de realmente começar pelo inicio do assunto.

(livros, apostilas, sites.. tudo serve).

 

3- Portas lógicas creio eu que este assunto seja relevante para robótica também, gostaria de saber por onde devo começar a estudar desde assunto.

 

Desde já obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Respondendo as suas perguntas, respectivamente:

1 - A introdução a eletrônica está no ensino médio(tensão, corrente e lei de Ohm são, normalmente os planos de partida), tem duas playlists aqui (https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ4bYmp0mquJr08drIvwxmS9K7z86jf6Z  e https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ4bYmp0mquJ6SNqKHGew6ZP2PQLEYLpB)  que ensinam muito bem os princípios da eletrônica.

2 - Sim, tendo em vista que é necessário que suas criações saibam como executar as funções dadas a elas. Microcontroladores(como o famoso Arduino) são um bom ponto de partida.

3 - Um bom ponto de partida está em aprender uma linguagem de programação (recomendo 'C'), que é o meio de comunicação que nós, humanos, temos para com as máquinas.

4(3) - Portas lógicas são usadas um pouco mais na mecatrônica que na robótica(mais ainda são um conhecimento bom). https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ4bYmp0mquL_-PCqe9N0dcRJ4hQFCwvb é uma boa playlist sobre portas lógicas.

 

O canal em que citei as playlists é muito bom e você vai encontrar muita informação por lá.

 

Abraços 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui tem a grade do curso técnico de mecatrônica no SENAI. Pode ajudar:

 

http://www.sp.senai.br/senaisp/cursos/52297/101/tecnico-de-mecatronica.html

 

De uma ETEC em São Paulo:

 

http://www.etechoracio.com.br/2010/wp-content/uploads/file/grade-mecatroni

 

 

Brigado 

LMolinari foi de grande ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×