Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa de vídeo -- fonte suficiente?


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Olá, amigos. Sempre consegui encontrar as informações que precisava fuçando nos fóruns por aí, portanto nunca senti a necessidade de me registrar em um, mas esse dia chegou.

E, se errei em criar um novo tópico, me desculpem. A interface ainda me é meio confusa ainda, e eu não achei nenhum tópico onde poderia encaixar minha dúvida (e nem sabia se era melhor colocar na seção de fontes).

Aparentemente a escolha de placas de vídeo e outros componentes envolvem ainda mais complicações com a fonte do que simplesmente sua potência (ouvi falar sobre corrente dos trilhos, algo assim), e eu não sou nenhum expert no assunto.

Vamos às especificações do meu pc, primeiramente:

Placa mãe ASUS M5A97 EVO
Processador AMD Phenom II x6 1100t (3.3Ghz)
Memória Corsair Vengeance 2x4GB 1600Mhz
Placa de vídeo (atual) XFX Radeon HD 6870 1GB
Fonte Seventeam 850W ST-850Z-AF

Meu PC estava tranquilo até agora, mas parece que minha placa de vídeo sofre de um popular problema nas séries 5000 e 6000 da AMD, que é o das linhas verticais e tela preta, e sem RMA aqui no Brasil, já que eu esqueci de registrar a placa no site, declaro a morte da placa.

A coisa é: sei que é overkill no momento (pois planejo uma troca também de CPU e MB, mas o dinheiro não vem de uma vez, e estou emergencialmente precisando de uma VGA), mas eu gostaria de trocá-la por um item que vai durar uns bons tempos. Meu alvo atual é a Sapphire Radeon R9 290X Tri-X. Pelo que vejo na internet, minha fonte de 850W 80+ certified deve ser mais do que suficiente, mas gostaria da opinião de quem realmente sabe do assunto.

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes. Antes de ir atrás de uma GPU nova, pelo menos tente reviver essa antiga:

  1. Pra começar, se tiver feito OC, tira. Roda a placa nos clocks padrão.
  2. Você pode tentar trocar a pasta térmica, que já deve estar bem detonada. Com a queda das temperaturas, há uma boa chance de resolver o problema.
  3. Similar ao item 1, tente até REDUZIR os clocks da placa, ficando abaixo do padrão. Vai perder um pouco de desempenho, mas as vezes resolve o problema.
  4. Tente usar outra saída de vídeo. Eu tive uma placa que a saida HDMI tava com problema na imagem - foi só por no DVI que resolveu.

Se nada disso der certo, talvez você tenha razão, hora do upgrade. Diga, quanto dinheiro você quer gastar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes. Antes de ir atrás de uma GPU nova, pelo menos tente reviver essa antiga:

  1. Pra começar, se tiver feito OC, tira. Roda a placa nos clocks padrão.
  2. Você pode tentar trocar a pasta térmica, que já deve estar bem detonada. Com a queda das temperaturas, há uma boa chance de resolver o problema.
  3. Similar ao item 1, tente até REDUZIR os clocks da placa, ficando abaixo do padrão. Vai perder um pouco de desempenho, mas as vezes resolve o problema.
  4. Tente usar outra saída de vídeo. Eu tive uma placa que a saida HDMI tava com problema na imagem - foi só por no DVI que resolveu.

Se nada disso der certo, talvez você tenha razão, hora do upgrade. Diga, quanto dinheiro você quer gastar?

Respondendo:

1. Nunca fiz OC.

2. Não é problema térmico, dado que a placa não funciona nem ao ligar. É só tentar instalar o driver e no meio da instalação, onde a tela deveria "piscar", ela fica preta pra sempre. Já formatei meu PC umas 5 vezes fazendo esses testes. Tudo o que vi na net me apontava pra mesma coisa: RMA. Nenhum conseguiu restaurar a placa.

3. Não busco utilizar a placa com um desempenho pior, mas não acho que funcionaria, de qualquer forma.

4. Já troquei. Mesma coisa.

Já apontei o produto em vista (Sapphire R9 290X Tri-X), e busco somente esclarecimento sobre a fonte.

EDIT: Se ainda sirva de algo, pretendo gastar R$ 2000,00 max. (só em GPU)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo:

1. Nunca fiz OC.

2. Não é problema térmico, dado que a placa não funciona nem ao ligar. É só tentar instalar o driver e no meio da instalação, onde a tela deveria "piscar", ela fica preta pra sempre. Já formatei meu PC umas 5 vezes fazendo esses testes. Tudo o que vi na net me apontava pra mesma coisa: RMA. Nenhum conseguiu restaurar a placa.

3. Não busco utilizar a placa com um desempenho pior, mas não acho que funcionaria, de qualquer forma.

4. Já troquei. Mesma coisa.

Já apontei o produto em vista (Sapphire R9 290X Tri-X), e busco somente esclarecimento sobre a fonte.

EDIT: Se ainda sirva de algo, pretendo gastar R$ 2000,00 max. (só em GPU)

Ah. Se a placa nem liga, então ela tá queimada mesmo. Achei que fosse outro tipo de problema, mas parece que sua placa está morta pra sempre. Vai dar um bom peso de porta.....

 

Endim, 2000 R$.... pegue uma r9 390. Tipo essa. Sua fonte vai aguentar tranquilamente, e ela também é mais potente que a 290x. E sugiro fazê-lo logo, os preços das coisas tão piores que a Equipe Rocket: decolando na velocidade da luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah. Se a placa nem liga, então ela tá queimada mesmo. Achei que fosse outro tipo de problema, mas parece que sua placa está morta pra sempre. Vai dar um bom peso de porta.....

 

Endim, 2000 R$.... pegue uma r9 390. Tipo essa. Sua fonte vai aguentar tranquilamente, e ela também é mais potente que a 290x. E sugiro fazê-lo logo, os preços das coisas tão piores que a Equipe Rocket: decolando na velocidade da luz.

A R9 390 tem menos Shading Units, Texture Mapping Units, Compute Units, e menor Performance de ponto flutuante, e as duas têm a mesma Pixel Rate, e meu monitor 1080p não está pedindo 4gb adicionais (isso sim seria um extremo overkill).

Inclusive, após ver uns benchmarks aqui, a 290x tem desempenho melhor em 80% dos jogos, principalmente em 1080p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A R9 390 tem menos Shading Units, Texture Mapping Units, Compute Units, e menor Performance de ponto flutuante, e as duas têm a mesma Pixel Rate, e meu monitor 1080p não está pedindo 4gb adicionais (isso sim seria um extremo overkill).

Inclusive, após ver uns benchmarks aqui, a 290x tem desempenho melhor em 80% dos jogos, principalmente em 1080p.

HEIN? Cadê esse benchmarks? Porque em todo lugar que eu vi, a 390 era melhor.

 

Por exemplo, dá uma olhada aqui: http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2015-amd-radeon-r9-390-8gb-review

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...