Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

uC + ultrasom + parede de metal


Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigo, só testando mesmo. Mas penso que quanto menor o objeto, maior vai ter que ser a frequência. De fato, penso (chuto) que até o ferro do seu sangue possa interferir num detector de metais caso este trabalhe com freq bem alta. Por isso que chutei Ghz no dispositivo dos cara. Mas acho que nem tanto né...

Também penso que se passar por dentro tem-se maior interferência.

Considere opiniões com valor nulo pois são baseadas em intuição e não física. Pra isso temos os phd´s do forum

 

Mas repetindo... testes e + testes ou seja, 'transpiração'...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estou fazendo umas contas ...

 

Velocidade aproximada = 330 metros por segundo, certo ?

 

Vou chutar um tamanho de bobina só prá fazer umas contas ....

 

Se tivermos uma bobina de comprimento 10 centimetros, temos 0,3 milisegundos entre o começo da bobina e o final.... para poder calcular a velocidade , talvez fosse interessante dividir esse comprimento em DUAS BOBINAS de 5 Cm cada, nesse meio tempo temos de ficar amostrando várias vezes o Adc para detectar alguma variação. Para amostrarmos 100 vezes durante a entrada e a saída da bobina, temos de fazer sampling das duas bobinas a cerca de 330 Khz. Assim fica fácil medir a velocidade, com um erro em torno de 1% .  

 

Mas não sei qual vai ser a influência de um pequeno objeto de chumbo, com massa muito pequena, dentro dessa bobina, nem como fazer a bobina para termos um melhor resultado na perturbação do campo interno. Concordo que quanto menor o diâmetro interno da bobina, mais sensível ela será. Mas creio que o chumbo interfere muito menos do que o ferro...

 

@MOR, tem alguma ideia sobre isso ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz no circuito do link por exemplo.. para aumentar a frequencia da bobina é só aumentar a velocidade de clock do uC ??? GHz vai ser difícil com pic´s hehehe

 

Na verdade nem sei se microcontroladores chegam a essa velocidade.. falo de microcontroladores normais. acessíveis hehe.

 

 

@aphawk

 

Paulo, essa bobina que você propôs para fazer calculos, seria bem inviavel...falar verdade ei queria lago tipo aqueles choks prontos ( por exemplo) detectado a pelo menos uns 2cm... será possivel? passando paralelo o chumbo..

 

as massas dos chumbos vão desde 1g a 10g +ou-...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu amigo @rodrigocirilo , no circuito do link, o próprio indutor ou sua bobina faz a vez do oscilador clock do mc. Ou seja esta freq não pode ser maior que a máxima do bixo p.ex 4Mhz

PicDetector-metal-detector-circuit-schem

"Coil L1 replaces crystal in PIC oscillator circuit : try with the coils you have to find the best one !"

O pulo-do-gato do cara foi comparar a freq com uma conhecida no caso a do wdog mas no caso ele tem "todo o tempo do mundo" que acho que não é o seu caso. Não faço contas apenas estimativas portanto penso que se o chumbo, mesmo passando por dentro da sua bobina, vai causar uma variação muito pequena e muito rápida na freq. E mesmo tratando o sinal por hw e sw você vai ter alguma dificuldade e acompanhar a bolinha de chumbo. De fato o tempo todo estou a considerar que são duas bobinas uma start e outra stop e as visualizo na boca do cano.

 

Faça o oscilador que o cara propõe e algo tipo um pisca led hipermega simples tipo

unsigned int i=10000;//setup do hw e etc//...//...for(;{GPIO0^=1;//ou RB0^=1;while(i--);i=10000;}

Coloque algo metálico ou ferroso dentro da bobina e veja se a piscada muda de freq visualmente. Se tiver oscilo (preguiça de escrever osciloscópio) melhor ainda. Neste caso, meça os pinos de cristal onde está a bobina com e sem chumbinho dentro da bobina

As inspirações (chutes) estão acabando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu acho que ja havia visto o circuito desse site.. mas não o video...

 

pelo que vi.. tens que chegar bem perto da bobina com o metal... talvez até tenha uma tolerancia de uns 15mm..... mas como falei.. será que o chumbo por ser diamegnetico será detectado por ele?

 

@MOR no link que a colega colocou.. no video percebesse que não é uma bobina onde o metal "entra" nela e sim passa em cima.... você sugere que o chumbo passe dentro dela.. ou paralelo a ela?

 

Minha postagem anterior se refere A foto que você postou na mensagem #20

 

to pensando em montar esse circuitinho e passar uma ponta de chumbo proximo pra ver se o led acende..

 

att.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo @rodrigocirilo , no circuito do link, o próprio indutor ou sua bobina faz a vez do oscilador clock do mc. Ou seja esta freq não pode ser maior que a máxima do bixo p.ex 4Mhz

PicDetector-metal-detector-circuit-schem

"Coil L1 replaces crystal in PIC oscillator circuit : try with the coils you have to find the best one !"

O pulo-do-gato do cara foi comparar a freq com uma conhecida no caso a do wdog mas no caso ele tem "todo o tempo do mundo" que acho que não é o seu caso. Não faço contas apenas estimativas portanto penso que se o chumbo, mesmo passando por dentro da sua bobina, vai causar uma variação muito pequena e muito rápida na freq. E mesmo tratando o sinal por hw e sw você vai ter alguma dificuldade e acompanhar a bolinha de chumbo. De fato o tempo todo estou a considerar que são duas bobinas uma start e outra stop e as visualizo na boca do cano.

 

Faça o oscilador que o cara propõe e algo tipo um pisca led hipermega simples tipo

unsigned int i=10000;//setup do hw e etc//...//...for(;{GPIO0^=1;//ou RB0^=1;while(i--);i=10000;}

Coloque algo metálico ou ferroso dentro da bobina e veja se a piscada muda de freq visualmente. Se tiver oscilo (preguiça de escrever osciloscópio) melhor ainda. Neste caso, meça os pinos de cristal onde está a bobina com e sem chumbinho dentro da bobina

As inspirações (chutes) estão acabando...

Ahhhh agora eu entendi... a bobina faz a vez do cristal.....em circuitos normais o cristal tem alor fixo.. ali a bobina com metal proximo ira variar o clock e com isso os tempos internos do uC...

 

vou iniciar uns testes.... logo volto com novidades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Só uma coisa .... esse PIC 12F683 tem uma coisa especial dentro dele .... ele possui um oscilador interno de precisão !!!!! Então, toda a base de tempo dele, inclusive o Watchdog, roda baseado no oscilador interno.

 

Creio que esse oscilador LC desenhado aí está aplicado a um dos Timers.... e voce vai ter de medir a contagem dese Timer durante o tempo do Watchdog, ok ?

 

Lembre-se que são poucos os Pics que possuem um oscilador interno de precisão ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A observação do amigo Paulo é bacana. Mas o LC não está nos timers e sim no clock principal mesmo.

"target : PIC12, oscillator in HS mode, watchdog enabled"

O wdog tem osc independente e o cara o usou para a base de tempo. Talvez você tenha mais facilidade em entender c do que o bom amigo Paulo. Veja a simplicidade do loop principal que não faz nada alem de incrementar uma variável e aguardar o estouro do wdog:

        /*         * start counter, to be interrupted by watchdog         */        ctr = 0 ;        for(;               {               ctr++ ;               }        }

Mas nada impede de você tentar usar o LC nos timers (como também acho que já te disse nas páginas passadas) e ver se a freq varia. Claro, o método seria diferente mas a essência, a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...