Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rafaelram

Ajuda para otimizar PC antigo

Recommended Posts

Boa tarde pessoas!

Estou precisando de uma luz muito importante, trem tá feio.

Meu pc atual é antigo, segue a configuração:

Intel Q9550

Mobo Asus P5Q

4gb OCZ Reaper DDR2 800mhz

BFG GTX 260 896mb

160gb Sata para Sistema

2tb Sata para Arquivos

Sistema Win 7 x64

A um tempo cai de cabeça na carreira de fotógrafo e uso lightroom e photoshop para tratar e editar minhas fotos.

Acontece que o PC sempre deu uma agarrada básica quando o set de fotos era muito grande, umas 400 fotos por aí.

Essa semana troquei de câmera para a 6d (arquivos RAW maiores) e após editar cerca de 10 fotos, já começa a travar tudo, a ponto de congelar o pc.

Comecei a procurar na internet o que eu poderia fazer para otimizar e cada lugar fala uma coisa: memória tá dando gargalo no processador, ou se colocar uma hd SSD já melhora, etc etc

Formatei a máquina, limpei TUDO do 160gb e ao iniciar o windows instalei APENAS o lightroom, nem internet habilitei, e continuou lento pra caramba.

Queria saber se alguém aqui consegue me dar uma luz de como posso otimizar, ou o que preciso trocar sem gastar muito, para melhor a situação, pois agora, após pegar a câmera nova, impossível eu trocar o pc todo (o que acho que seria o ideal, por ser um pc velho).

Qualquer luz é bem vinda, seja de hardware, configuração de software, de sistema, whatever.

Valeu demais, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só migrando para uma plataforma mais recente, pois não dá para fazer muito nessa LGA 775, e não vale muito o investimento. Para edição de imagens é necessário no mínimo 8Gb de RAM, recomendável é 16Gb. Um processador mais potente também iria bem. Memórias DDR2 estão absurdamente caras, além de não valer a pena. E você tem o segundo processador mais potente da plataforma 775, então não há opção de upgrade.

Compartilhar este post

Link para o post

De imediato aumente a memória para  8GB.

Outra melhoria seria trocar a placa de vídeo, mas aí tem que saber qual fonte está instalado .

A instalalação de um SSD aumenta bem a velocidade do boot, mas no seu caso acho que trocar o HD por um maio( uns 2 TB e 7.200rpm, nada desses Green, são lentos demais;r e com mais cache(pelo menos 64MB) deve ser prioritário.

No mais, não vejo mais melhorias.

O processador top slot 775 é o Q9650, mas por apenas alguns  MHZ a mais acho que não vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais