Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4 Computadores, 1 Modem Adsl (velox), 1 Hub


»»§ñäk¢««

Posts recomendados

Olá,

Tenho 04 computadores em minha casa, ultimamente eram apenas dois, e eu compartilhava arquivos/net/impressora entre os dois, realizando uma rede ponto-a-ponto, certo? Agora, eu estou com um Hub e preciso ligar +2 PC's.

Eu estou com uma tremenda dúvida na configuração manual da rede, não quero usar programas, nem assistentes. Gostaria de entender o processo.

02 computadores com WinXP e 02 com WinME.

Sei que o assunto já foi amplamente discutido aqui no forum, mas no campo de busca não achei nada que pude-se sanar minha dúvida, peço gentilmente alguém para me ajudar.

- Modem ADSL SpeedStream 5200 (Bridge)

- Conexão VELOX 512KBp/s

- 1 Hub da Encore de 08 portas.

Se alguém tiver alguma ideia, por favor poste. :cry:

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferinha,

Caso você tenha a senha de acesso a seu modem é possivel realizar o compartilhamento atraves dele, e melhor habilitando o serviço de DHCP.

Vamos imaginar q você não tenha esta senha. Qual o primeiro passo:

1 - Passar o cabeamento dos HUB até os pontos (pcs) (conexão normal 568A-568A)

2 - Configurar os adaptadores de rede e protocolos TCP/IP na rede 192.168.0.x/255.255.255.0

3 - Pcs com nomes diferentes e deixa-los no mesmo grupo de trabalho

4 - Utilizar uma conta de usuario e senha para todos os pcs, isso devido a você ter XP e 98. Recomendo o administrador

5 - No pc com XP q você definir o ip 192.168.0.1 habilitar o compartilhamento para internet.

6 - Configure o gateway e dns dos demais apontando para o ip 192.168.0.1

7 - Se não me esqueci de nada é isso ai...pode começar a brincar.

Obs: Caso os compartilhamentos da rede não funcionem adequadamente pode ser necessário desabilitar o firewall do XP. Recomendo q instale um outro software para esta finalidade, um q você possa gerenciar.

E se caso eu tenha esquecido de algo, nosso colegas com certeza postaram o complemento.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penasouza,

Obrigado por postar, desculpe-me, acho que eu não especifiquei corretamente qual era a minha dúvida.

Quando eu utilizava rede ponto-a-ponto, o meu computador era o servidor, eu ganhei um Hub e gostaria de utilizar ele como servidor, a minha dúvida é como fazer isso...Preciso aliviar a carga que o meu computador vem sofrendo. Assim que a situação melhorar $$$, vou comprar um Switch.

Na rede ponto-a-ponto eu havia feito praticamente esse procedimento que você descreveu acima. Acredito que transformando o Hub em servidor o procedimento deverá ser diferente. Espero agora ter sido um pouco mais claro com minhas dúvidas.

Aguardo ansioso por uma resposta. :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai »»§ñäk¢«« beleza?!!

cara peloq ue eu entendi você quer fazer com que o hub ou switch faça o serviço de servidor (tanto dhcp e compartilhar a net) certo????

bem se for isso mesmo, engano seu, pois esse equipamentos não tem esse tipode função, eles apenas fazem ligações entre as maquinas. (me corrijam se falei besteira).

para o que você quer vai precisar de um aparelho que faça isso, que você já tem seu proprio Modem ADSL SpeedStream 5200.

cara entre em : http://www.abusar.org/manuais/m_efficient.html

e procure por um tutorial que lhe ajude a transformar seu modem em um servidor dhcp e faze-lo autenticar sozinho e compartilhar a net..

espero ter ajudado e qualquer coisa posta ai.

falou

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferinha,

Realmente na verdade acho que não tinha entendido a sua duvida, mas respondi o que o nosso colega postou.

"Caso você tenha a senha de acesso a seu modem é possivel realizar o compartilhamento atraves dele, e melhor habilitando o serviço de DHCP."

Tanto hub´s ou switchs naão fazem nenhum trabalho de servidor, como o Bysnaga postou apenas interligam os pcs cada um com sua finalidade e objetivo.

De resto só posso sugerir q veja no site do abusar a maneira q você pode configurar seu modem para tal finalidade.

Boa sorte e se precisar estamos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se isso pode ajudar, mas:

Converta seu modem para router, defina um Ip para cada máquina como já foi dito, para converter seu modem utilize o site: www.abusar.org.br, feito a conversão conect seu modem no hub, a autenticação pode ser feita a partir de qualquer PC, o modem pode ficar ligado constantemente sem problemas, isso evita a necessidade de uma nova autenticação, não precisa de configurar nada nas máquinas, apenas os IPs e máscara...

Acho q é isso!!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que postaram aqui! :palmas:

Ontem, assim que eu cheguei do trabalho, passei a noite estudando os procedimentos de como passar o meu SS5200 (E240) para Router, hoje eu executo a tarefa. Mas, ainda tenho algumas dúvidas:

- Eu baixei dois Firmware para fazer o update no modem, um mexicano e um português, e no próprio site da Abusar tem o seguinte comentário (Lembrando que é necessário utilizar primeiro o firmware mexicano para depois usar o português), alguém saberia me dizer, se isso procede? Porque em outros tutoriais eu não cheguei a ler isso.

- Eu não estou conseguindo acessar a página do meu modem, já coloquei http:\\192.168.254.254 e nada, a placa de rede no meu computador que recebe o modem está com o IP fixo, eu já tentei acessar a pagina do modem pelo mesmo IP fixo e nada de conseguir, estou fazendo algum procedimento incorreto? Esqueci algum detalhe?

- Após transformar o modem em router, eu deixo todas as outras máquinas da rede com o IP automático ou fixo? Eu tenho que configurar somente o DNS?

Bem, acho que por enquanto são essas as minhas dúvidas até agora, agradeco de coração a boa vontade de todos em postar aqui no intuito de me ajudar.

Abraços,

Rafael Souza

Belo Horizonte - MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Faça ao seguinte:

Texto extraido do "www.clubedohardware.com.br"

Você deve usar apenas um firmware: http://www.abusar.org/manuais/Update_E240_...-7_1086-503.exe

Após efetuar o upgrade de firmware no modem, você precisará efetuar algumas configurações para que você possa acessar a Internet. O passo a passo é o seguinte.

1. Você deve abrir o seu navegador no endereço http://192.168.254.254/. Este endereço é o endereço de configuração do modem. Na primeira vez em que você abrir este endereço, o modem pedirá para você configurar uma senha administrativa a ser usada nas próximas vezes em que você abrir o seu endereço de configuração. Clique na caixa "Save Settings".

2. Em seguida, clique na opção "Setup" da barra de navegação à esquerda e, em seguida, na opção "WAN Interface". O modem pedirá a senha que você acabou de configurar para prosseguir.

3. Aparecerá uma tela contendo uma lista de configurações para o modem. Haverá duas linhas. Você deverá configurar a primeira linha (chamada 0), clicando sobre seu valor (8/35). Na tela que aparecerá em seguida, você deverá colocar no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next. Na tela seguinte, selecione a opção "RFC-2684 Bridged". Clique em seguida na caixa Next. Você terá então de dar um nome para esta configuração. Estas configurações que acabamos de fazer servem para você transformar o modem de novo em modem (modo bridge ou ponte). Isto é necessário pois se você tiver que devolver o modem para a operadora (Telemar, por exemplo) será necessário desfazer as modificações que você fez no modem. Sugerimos que você chame esta configuração de "Bridge".

4. Você deverá agora configurar a segundo configuração, que é a configuração para o modem funcionar como roteador. Clique sobre o valor 8/81 da linha 1. Na tela que aparecerá, você deverá colocar no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next. Na tela seguinte, selecione a opção "PPPoE". Clique na caixa Next. Selecione a opção Client Only e clique em Next. Na tela seguinte, selecione "1" e clique em Next. Na tela em seguida pede o nome do usuário e senha para login na rede da operadora. No caso da Telemar, o nome do usuário e a senha é o número do seu telefone, com o código DDD na frente. Por exemplo, se você mora na cidade do Rio de Janeiro e seu telefone é 2345-6789, você deve entrar nos dois campos (nome do usuário e senha) o valor 2123456789 (sem qualquer traço). Clique em seguida na caixa Next. Em seguida, marque a opção Auto-Connect on Disconnect e clique em Next. Na tela em seguida, deixe o campo (optional Static IP address) em branco e clique em Next. Na tela seguinte, Interface Options, deixe as configurações em seus valores de fábrica e clique em Next. Na próxima tela você deverá dar um nome para esta configuração. Sugerimos que você chame esta configuração de "Roteador". Clique em seguida em Next e, na tela seguinte, em Finish.

5. Agora você deverá habilitar o modem como roteador. Para fazer isto, vá em Setup, WAN Interface. A tela que vai aparecer mostra as duas configurações que você fez (Bridge e Roteador). A configuração que o modem está usando atualmente é a que possui a caixa Disable. Assim, se ao lado de Bridge tiver esta caixa, clique em Disable. Em seguida, clique na caixa Enable que aparecerá ao lado de Roteador. Lembre-se que você terá de voltar o modem para o modo bridge se você for devolver o modem para a operadora.

6. Após habilitar o modem como roteador, você precisará reiniciar o modem. Para isto, clique na palavra "Reboot" em vermelho que aparecerá, clicando na caixa Reboot na tela seguinte.

7. Após o reboot do modem, ele estará funcionando como roteador. Você não precisará mais se conectar usando o programa da Telemar. Basta se autenticar no Veloxzone para ter a Internet funcionando. Recomendamos que você use o autenticador automático (http://www.autenticador.kit.net). Como explicamos na semana passada, uma vez autenticado, você não precisará nunca mais se autenticar novamente caso você não desligue o modem.

Só isso!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...