Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus K555LB vs. Samsung Expert X51 500R5H-YD1 vs. Dell (?)


Posts recomendados

9 horas atrás, drdreh disse:

Qual a manha pra colocar o ssd no lugar do hdd? Aqui nao reconheceu na bios

algo relacionado a lingueta?

 

Cara comigo não teve nenhuma, eu coloquei um ssd e o hd que veio no notebook foi para o lugar do dvd. Tenta ligar esse ssd em um pc ou outro notebook para ver se não ta com algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2016 às 12:44, LucasDantas8 disse:

Caraca Diego, sério isso? Poh, achei que tinha acontecido só comigo .-.

 

O meu notebook depois de 4 meses de uso quebrou exatamente da mesma forma. Após uso normal, fui fechar a tela, estralou e quebrou a tampa, ***** o LCD junto. Demorei 2 meses pra conseguir forçar a Asus a consertar meu computador dentro da garantia. Eles alegavam o tempo todo que era mau uso e NEM SEQUER quiseram receber meu notebook para uma avaliação técnica. Realmente parece que o produto da tampa é meio frágil (apesar de todo o resto do notebook ser de alumínio). Mas na verdade, eu curso Eng Mecânica e sei que o problema pode estar sendo causado pelo fato deles apertarem demais o parafuso da dobradiça. Isso gera um aumento de tensão no material e diminui seu tempo de vida à fadiga. Dessa forma ele está mais sujeito a fraturar com menos tempo de uso.

 

Depois de encher muiitoooo o saco deles, e seguir alguns conselhos de advogado etc, consegui o conserto pela garantia. Eles queriam me cobrar 1000 reais pelo conserto '--. Muita palhaçada esse pós venda deles.

 

Eu realmente gosto muito do meu notebook, acho que uma gtx 950 faz falta... bem como um SSD (o HD é o que dá mais gargálo no meu) mas a medida do possível o note funciona muito bem!

 

Rodo BF4 no low pra jogar multiplayer online e no medium pra single player, e apesar de achar que o jogo não roda 100% natural (diria que roda uns 90% assim) dá pra jogar suave. 

 

Atualmente, eu não sei se compraria outro produto da ASUS, somente pelo fato do pós-venda e pelo preço aqui no Brasil. Mas no geral, eu acho o note muito bonito, eficiente, elegante, rápido (a medida do possível. Nada que um SSD não possa ajudar), frio (o meu note rodando BF4 por 4 horas seguidas não esquenta nada... a parte de alumínio dele que geralmente é gelada, fica numa temperatura ambiente...) e leve (pra um note de 15,6" ele tem um peso excelente).

 

Abraços galera

 

@LucasDantas8@DiegoACL - sou mais um que entrou para o "Clube da tampa da tela quebrada". Hoje, após uso normal, abri o note para trabalhar e lá se foi a tampa. Quebrou exatamente como vocês descreveram. Pelos seus comentários acredito que trata-se de um problema na fabricação e já deveria ter sido tratado pela Asus, como um recall.

 

Vejam a foto, no meu caso somente a tampa rachou, o LCD ficou intacto:

 

Poderiam indicar o processo que fizeram para conserto?

@LucasDantas8 você disse que em seu caso foi complicado, isso se deu por ter instalado o SSD e aberto o note; logo ficando sujeito a perda da garantia? Pergunto isso, pois também fiz isso...

 

Desde já agradeço!

 

Obs: pessoal fica a dica, se alguém adquiriu esse modelo...

 

 

20160714_075317.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcio Reibolt disse:

 

Cara comigo não teve nenhuma, eu coloquei um ssd e o hd que veio no notebook foi para o lugar do dvd. Tenta ligar esse ssd em um pc ou outro notebook para ver se não ta com algum problema.

 

 

Já testei o SSD no outro notebook e está normal, 100%, inclusive formatei ele pra garantir e testei novamente, e nada!

O que fiz foi tirar o HD do k555, e coloquei o SSD no lugar. Daí tem aquele cabo que é uma fita fininha por cima, no caso tem de manter ele ligado certo? Fiz isso e não reconheceu na bios nem dando boot pra instalar Windows, não aparece nenhuma unidade.

 

 

3 horas atrás, Julio Santana disse:

@LucasDantas8@DiegoACL - sou mais um que entrou para o "Clube da tampa da tela quebrada". Hoje, após uso normal, abri o note para trabalhar e lá se foi a tampa. Quebrou exatamente como vocês descreveram. Pelos seus comentários acredito que trata-se de um problema na fabricação e já deveria ter sido tratado pela Asus, como um recall.

 

Vejam a foto, no meu caso somente a tampa rachou, o LCD ficou intacto:

 

Poderiam indicar o processo que fizeram para conserto?

@LucasDantas8 você disse que em seu caso foi complicado, isso se deu por ter instalado o SSD e aberto o note; logo ficando sujeito a perda da garantia? Pergunto isso, pois também fiz isso...

 

Desde já agradeço!

 

Obs: pessoal fica a dica, se alguém adquiriu esse modelo...

 

 

20160714_075317.jpg

 

 

Pois é, liguei pra Asus pra me auxiliarem na troca do HD por SSD e adivinha, de cara o atendente disse: "esse seu notebook agora não tem garantia alguma, visto que foi aberto, qualquer tentativa de alteração de HD por outro HD, ou HD por SSD, ou troca de memória, perde a garantia!"

 

MAS HEIN?!?!??!?!

:atirador:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, drdreh disse:

 

 

Já testei o SSD no outro notebook e está normal, 100%, inclusive formatei ele pra garantir e testei novamente, e nada!

O que fiz foi tirar o HD do k555, e coloquei o SSD no lugar. Daí tem aquele cabo que é uma fita fininha por cima, no caso tem de manter ele ligado certo? Fiz isso e não reconheceu na bios nem dando boot pra instalar Windows, não aparece nenhuma unidade.

 

 

 

 

Pois é, liguei pra Asus pra me auxiliarem na troca do HD por SSD e adivinha, de cara o atendente disse: "esse seu notebook agora não tem garantia alguma, visto que foi aberto, qualquer tentativa de alteração de HD por outro HD, ou HD por SSD, ou troca de memória, perde a garantia!"

 

MAS HEIN?!?!??!?!

:atirador:

 

Poh mano, que ***** ein?

 

Pela foto vejo que foi exatamente como aconteceu no meu... não gosto nem de lembrar disso.

 

Então meu velho, no meu caso fiquei 2 meses discutindo com o pessoal da asus por telefone e por email...  Foram pelo menos alguns 30 emails de conversa e mais ou menos a mesmo coisa de ligações.

 

porque o pessoal do atendimento não queria aceitar que isso é um problema de fabricação, e fica muito mais claro agora que eu vejo mais pessoas com o mesmo problema que eu tive. 

 

No seu caso, realmente tem esse lance complicado de ter trocado o HD. Então, mesmo que seja um problema de fabricação, infelizmente acho que você não terá muito sucesso nessa questão. Mas assim, você pode tentar entrar com processo alegando que é um defeito de fabricação e mesmo que você tenha perdido a sua garantia, é seu direito ter o computador consertado uma vez que o problema não foi causado. você pode até me usar e usar o brother ali que teve o mesmo problema pra tentar comprovar que é um defeito intrínseco ao notebook.

 

Fica ai minha dica, se precisar de alguma coisa, fica a vontade em perguntar ai ou mandar um email. 

 

Segue em anexo a foto do orçamento que me passaram.

 

Abraço

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasDantas8 Obrigado rapaz pelos esclarecimentos! Bom creio que agora não tem jeito, abri chamado na assistência técnica e estou aguardando para enviar o note. Vou tentar mostrar o que já é evidente, problemas de fabricação. Creio ser interessante caso existam outros com o mesmo problema ou iniciando o processo, com estalos ocasionais ao abrir; divulgar para proveito de todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos! Estou pensando em comprar este k555LB. Está por R$3.098 com frete na Walmart.  Porém agora estou preocupado com esta zica da tampa que alguns de vocês mencionaram que aconteceu. E agora? ainda compensa eu comprar este note ou pagar um pouco mais pelo X51(que acho feio por ser brancão)? Me ajudem ai pessoal!

OBS: Queria pagar menos de 3000 nele.. mas perdi as promoções anteriores, e ta difícil esperar baixar de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@betoatual Na boa mano, em design nem se compara, o Asus dá de um milhão a zero no Samsung. A aparência desse Samsung é de Plástico de péssima qualidade...

 

Eu tenho o Asus, não me arrependo da compra, só fico chateado pelo fato de quase todas assistências técnicas de grandes multinacionais serem horríveis aqui no Brasil. 

 

Quanto à qualidade, te garanto que a Asus é bem superior à samsung, porém sempre fique com um pé atrás em relação ao pós venda.

 

Mas o produto em si... é muito bom, eficiente, bonito e frio ( ele não esquenta nem rodando jogo...). Só faltou um SSD, uma tela IPS e um teclado retroiluminado. Mas ai, só aumentando uns R$1000,00 no orçamento comprando aqui no Brasil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, boa tarde.

Estou muito em dúvida sobre qual Notebook comprar... queria saber se alguém pode me ajudar. Estou há uns 2 meses percorrendo fóruns, lendo um monte de resenhas pela internet, e até agora não me decidi... kkkkkkk

 

Vai ser o meu 1º Notebook, então não tenho vivência com marcas, usabilidade, etc.

 

Quero um Notebook para ser o meu computador principal. Vou me desfazer do meu atual desktop. Algo primordial para mim é a durabilidade. Quero usar o note por uns 4 anos +-, sem ter que me preocupar em comprar outro tão cedo.... nem com travamentos, aquecimentos, etc.

 

O máximo que posso pagar é na faixa de 3000,00.

 

A minha demanda de uso é: trabalhos profissionais em design gráfico. Faço uso extremo de Photoshop, Illustrator, Corel, Dreamweaver, InDesign... mas tudo o que eu crio é em 2D e estático. Não faço renderizações 3D, animações, etc. Também não uso para jogos.

Gosto muito de assistir filmes (Netflix, arquivos baixados, Youtube) e ouvir música.

 

Acredito que o mínimo de requisito que eu preciso é: um core i5 da 5ª geração, vídeo dedicado de 2GB e 8GB de RAM.

 

Sobre upgrades, faço questão de trocar o HD mecânico por um SSD assim que a garantia acabar.

 

Estou de olho em 3 modelos da Asus:

X555LF (15,6")

K555LB (15,6" full HD)

X751LJ (17")

 

2 da Lenovo:

G50-80 (AMD Radeon R5 M230)

Ideapad 300 (Radeon R5 M330)

 

1 Dell:

Inspiron-15-5558-B40

 

Eu já estou desistindo do Dell, andei lendo muitas reclamações da marca e da durabilidade dos modelos... vai entender...

 

Sobre os da Asus, tenho tido dúvidas sobre a duração da bateria (dura bem pouco, é isso mesmo?). E agora vejo neste fórum que a tela tem pouco ângulo de visão, a tampa pode quebrar, o som é meio fraco (mesmo com fone?)

 

Queria também que houvesse a possibilidade de upgrade de memória, mas pro meu uso não sei qual limite seria melhor: 12 GB (Asus) ou 16 GB?

 

Já os da Lenovo eu nunca li nada sobre... mas estes possuem placas de vídeo que parecem ser inferiores às GeForce dos Asus. Se bem que eu não jogo... pra mim, estas placas da Radeon seriam suficientes?

 

Bom, é isso... desculpem o tópico tão extenso e esse caminhão de dúvidas (kkkkkkkk), e agradeço desde já a paciência de quem puder me ajudar!

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelmello082, vou te dar minha opinião como dono de um Asus K555LB.

 

Dos que você citou, acredito que o meu notebook seja, no geral, a melhor opção. 

 

Primeiro, cito o fato da tela Full HD. Esse é meu primeiro note full HD e dps dele, nunca mais compro outro q nao seja. A diferença é absurda... Lembro ainda q a tela dele não é uma IPS (que atualmente é a melhor tela full hd no mercado), porém já é uma diferença considerável na qualidade da imagem. Ainda mais pra você que diz trabalhar com edição de imagem. O lance da angulação da tela é mentira... Ele abre praticamente num angulo de uns 130 graus. Sua tela é antireflexiva, o q é meio chato, mas quando você ajusta ela num bom angulo de visão, eu acho a imagem muito boa!

 

Todos esses notebooks, pelo q lembro, possuem configurações semelhantes: i5 5200U, 1Tb de HDD, e 8Gb de Ram. então nao vamos considerar esses fatores como variáveis. 

 

Pelo que vi, acredito q só o Asus seja de metal (exceto sua tampa q é de plástico com aspecto de metal). E isso além de ajudar em sua durabilide, permite uma melhor dissipação do calor no equipamento. Nao é à toa que ele é extremamente frio. Pra nao dizer q nao esquenta... Quando estou jogando BF4 a parte da saída de ar fica levente morna. Mas nada q incomode (sendo também que a saída de ar dele foi muito bem pensada e fica "dentro" da regiao da dobradiça, permitindo o uso no colo, sem problema algum de aquecimento.

 

A bateria realmente é um calo desse note... Dura bem pouco... Só possui duas células. Mas querendo ou não, geralmente se usa o note na tomada, principalmente você que quer usar pra edição... Pra ter total desempenho do chip gráfico você precisa estar com ele ligado na fonte.

 

De todos os notes citados, a placa de vídeo do K555LB é a melhor. Nenhuma outra bate na 940M. Não sei até q ponto o chip gráfico é fundamental para edição, porém sei que é importante sim. 

 

Quanto ao aúdio, eu acho q ele tem um som padrão de notebook... Não é baixo... Mas também nao é uma maravilha de alto. Com o fone de ouvido tenho ótima qualidade de som e de volume. Não é problema.

 

Enfim, no geral, acho ele Leve pra um notebook de 15,6" e superou minhas expectativas em qualidade de hardware. Aconselho sim um upgrade no SSD, que já está previsto por mim também assim q minha garantia acabar, pois o único gargálo até agr é esse lixo de HDD padrão aqui no país. E torço pra que você tenha sorte de não precisar acionar a assistência técnica. 

 

De resto, compre tranquilo ele q o notebook é Bom! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Denise Tallarico , acredito que depende das suas prioridades. 

 

Ambos são bons notebooks, mas vou te dizer as diferenças e você adéqua ao seu uso:

 

O Asus:

Tem uma placa de vídeo melhor que o da Dell ( 940M >> 930M) ; 

Tem  uma tela com uma resolução melhor (Full HD >> HD);

É mais leve que o Dell (2,1kg << 2,6kg)

Possui Leitor de CD/DVD que permite um futuro Upgrade para SSD + HDD.

 

O Dell:

Tem Teclado retroiluminado, o asus não;

Tem Wi-fi melhor (ac >> b/g/n);

Tem Bluetooth, o asus nao;

Aparentemente tem a bateria melhor que o Asus;

Tem câmera melhor que o Asus ( 720p HD >> VGA );

É um pouco mais fino que o Asus ( 2,2cm << 3,0cm );

 

Pronto... Acredito que consegui especificar as diferenças entre ambos. De resto, eles possuem as mesmas configurações!

 

Avalie cada ponto e veja o que mais lhe agrada. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelmello082  Boa sorte mano! 

 

A compra foi boa, lenovo possui qualidade também.

 

Só pecou em relação à tela principalmente, por nao ser FullHD. (Faz uma diferença bem grande...)

 

E de resto, olha essa comparação aqui: http://gpuboss.com/gpus/Radeon-R5-M330-vs-GeForce-940M

 

Mas ta suave, acho que você não terá problemas! 

 

Parabéns pela aquisição!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas Dantas, e demais, 

Paguei hoje a criança, no boleto.. parece que só vai identificar pagamento lá para terça! daí até despacharem e ele chegar.. haaaaja coração! rs! To apreensivo!

Agradeço os comentários da maioria em especial o Lucas que ajudou a esclarecer sobre o produto.

Já estou pensando em aplicar Fibra de Carbono em volta dele para proteger.

Também o produto nem chegou e já estou doido pra colocar o Caddy e um SSD nele....

To pensando em encomendar um SSD na DX.com, lá tem uns preços bons, e sai quase que pela metadado do preço que aqui. O problema maior é que demora de 1 a 2 meses para chegar, geralmente.

também depois e 1 semana de uso to pensando em jogar óleo nas juntas para minimizar o esforço de abrir a tampa e evitar dela quebrar, rs...

dito cujo nem chegou e já to cheio de planos.. eeeita! tomara que chegue até sexta que vem!

ABraço  atodos! ^_^

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@betoatual  Parabéns Beto! Espero que dê tudo certo com seu novo brinquedinho! kkk

 

 

Uma dica geral para TODOS os que têm o ASUS K555LB:

 

Na hora de manusear a tela, digo suspender ou abaixar, evitem fazer o movimento segurando a tela pela lateral, SEMPRE dê preferência a fazer esse movimento pela região central da borda, ou seja, na área da webcam.

 

Assim, não se coloca tanta tensão na dobradiça do lado oposto ao qual você tá manuseando e evita-se que aconteça esse problema já relatado aqui por 3 membros de quebra da tampa do notebook.

 

valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos do grupo,

vi um cara comentar que leu em algum lugar que o Sata do HD mecanico seria Sata 3, mas que a saida do Leitor Optico seria apenas Sata 2. Desta forma se eu comprar um bom SSD acho que posso peder desempenho nele, pois muitos SSD já leem a mais de 500MB/s  e a sata II tem velocidade máxima de 300 MB/s, estou correto? Neste caso será que é mesmo mais convenivente colocar o SSD no lugar do mecanico e jogar o mecanico no caddy? TEm como alguem instalar algum programa no pc que verifique se as saidas são Sata II e III também? valeu e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite,

 

Estou no impasse do título do tópico.

Hoje o Asus x555lb (i5, 8gb, geforce 940m 2gb e full hd) está 2899 no Walmart.

Porém fiquei bastante instigado no Samsung expert x51 que possui as mesmas configurações acima, porém com um processador i7.

 

O preço ainda nem chega perto de bater, pois o Asus está 1000 reais à menos.

 

Não levando-se em conta os valores, minha pergunta é: pra quem já avaliou os 2 notebooks, entre eles, qual o melhor? Qual seria mais rápido? Realmente o i7? Além disso, tirando a tampa do Asus, qual a diferença entre os 2 que vale mais a pena um ou outro?

 

Vlew desde já galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu também estava em dúvida entres os dois. O que me fez decidir pelo k555lb foi:

é preto aluminizado, que acho bonito,

pode=se trocar parte da memória, 

pode-se acrescentar mais um hd(SSD),

Preço razoavel pela configuração que acho boa,

tem duas USB 3.0, 

é ASUS.

o Expert51 o que vejo de vantagem nele é ser parece que uns 300 gramas mais leve(só 2kg segundo o fabricante). e tem o core I7 e dimensões ainda um pouco mais reduzidas, sendo em teoria melhor para carregar.

Mas 2,3kg do k555lb acho razoavelmente leve também (ate porque ele oferece mais recursos que o concorrente)

Mas não gostei da cor dele, todo brancão! Vacilo enorme da Samsung em nao ter na cor preta ou metalizado.  e de um I5 para I7 acho que a diferença vai ser ainda menos perceptivel, pois ambos possuem uma boa VGA dedicada, (940M), com 2 GB de memória suave. Ambos Fuul HD reflexivo.

Acho que pagar quase mil conto a mais só para pular do I5 para o I7 entre estes dois é querer aumentar o nível do oceano jogando um copo de água neste. :P:P 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Achôa @betoatual  Esses dois notebooks ja foram discutidos muitas vezes aqui no Fórum, é só ler os posts mais antigos que você vai ter muita informação sobre eles.

 

No mais, eu te garanto que nessas configurações, o i7 não vai lhe fazer diferença alguma. O que dá gargalo no note não é o processador e sim o HD. 

 

É mais jogo você comprar o ASUS e pagar mais uns 560 reais pra colocar um SSD EVO 850 de 250GB. Ai sim você vai voar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasDantas8 @betoatual Sim, Sim, Lucas, eu entendo, mas como vi que algumas das mensagens eram um tanto quanto antigas, pensei que pudéssemos ter novidades com relação a mais tempo de uso.

 

Já me ajudou bastante, acho que vou de Asus mesmo, estava com um pouco de receio da marca, principalmente pelo lance da Tampa que vocês mostraram, pensei que poderia ter outros problemas de "carcaça".

 

Mas realmente está bem mais barato.

 

Obrigado também Beto!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Lucas e demais.. Finalmente chegou 'a criança'. :P

To a mais ou menos uma semana com ele.. e fiz algumas avaliações simples, comparação inclusive com o X51 que era outra opção minha...

A primeira delas: O peso do notebook e da fonte:

O notebook pesa apenas 2145 gramas... e a fonte: (grande supresa): apesar de parecer grande, ela pesa menos que as fontes da Samsung: apenas 225gramas! (as fontes Samsung pesam em media 375gramas!). Isto significa que apesar do X51 dizer que pesa apenas 2kilos... somado com a fonte no final deve ser o mesmo peso do k555lb com sua fonte! :P  E olha q o Asus ainda vem com o leitor de CD/DVD e uma usb3.0 a mais! A fonte dele ainda é melhor de usar que as habituais da Samsung.

Quanto a bateria, apesar de ser apenas duas células, estas juntas somam 37Wh de energia! a do X51 diz que armazena 43Wh.. então a diferença é muito pouca! 16% apenas de autonomia a mais... sendo q a do k555lb diz que dura 2,5 vezes mais por ser Li-polimero!

Um fato interessante: Não sei como a Asus conseguiu.. mas a área de digitação dela realmente fica muito mais fria que do Active Book 2 da Samsung que costumava usar! e o processador dele se mantem bem mais frio também no uso normal! entre 28 e 33 graus... sendo que do Active book fica sempre acima dos 40 graus!

Quanto à tela full HD, é uma coisa à parte! Otima para planilhas, editoração de imagens e uma definição muito boa! Precisei dar uns ajustes nela pois de inicio parecia muito apagada! Acho que nao consigo mais trabalhar com um notebook com tela simplesmente HD!  Perfeito mesmo só faltava esta tela ser IPS! mas aí é querer demais pelo preço acessivel do produto.

Acabamento dele é muito bom mesmo! Muito bonito e apresentável! So pretendo colocar Fibra de carbono na tampa para garantir a integridade do material e porque ele deixa marcas de dedo, mas mesmo assim nada gritante!

Qualidade do som boa! nada a reclamar.

O touth dele achei muuuito bom mesmo! tem varias funcoes que um touth comum não tem e fazem falta na falta de um mouse!

Quanto a dobradiça da tela estou fazendo como o Amigo LucasDantas falou, e abrindo só pelo meio, para garantir que não vá trincar.

Ainda devo fazer mais testes nele. Por hora tá se saindo melhor do que eu pensei na maioria dos itens! :P

Abraço amigos!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais faz falta pra mim é um teclado retroiluminado. Meu anterior tinha e não achei que fosse ser tão necessário.

@betoatual

Bom dia. Pode dizer que ajustes fez na tela? Apesar de full HD, estou achando a tela estranha, pois aparenta aspecto de turbidez e baixa iluminação.

@drdreh

Quanto ao SSD, fiquei com receio durante a troca porque essa fita vem grudada no HD. Descolei-a e mantive com o SSD. Deu tudo certo aqui. Foi de primeira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...