Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas8tc

Dúvida - Circuito de clock variado por tensão ou corrente!

Recommended Posts

Olá pessoal

Uma dúvida tem me atormentado nesses últimos dias e toda ajuda é bem-vinda!
Para meu TCC estou projetando uma maquina de bobinagem de fios para pequenos indutores.
Usarei dois motores de passo em paralelo, um para acoplar o carretel onde serão enrolados as espiras e outro com uma guia que conduzirá o fio corretamente pelo carretel, esses dois motores terão drivers e circuitos de clock individuais, usarei também um software supervisório comunicado a um CLP que mandará sinal para o circuito de clock.

Minha dúvida é justamente nessa comunicação entre o CLP e o circuito de clock, sei que é possível variar a frequência dos pulsos manualmente com o 555 mas a ideia é entrar com um valor de tensão ou corrente pela saída analógica do CLP no caso um range de 0 a 10v ou 4 a 20ma, não precisa ser o 555 se tiver algum outro circuito que eu possa gerar esse clock com valor de tensão ou corrente serve.

Ficarei super grato!

PS1: sei que seria mais simples usar arduino para controlar os motores mas como a ideia do TCC é aplicar os conhecimentos adquiridos preciso usar CLP

PS2: O CLP que tenho a disposição é um S7-1200 da Siemens com saídas a Relé por isso não gero os pulsos pelo CLP pois Relés são limitados quando falamos em frequência

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

PS1: sei que seria mais simples usar arduino para controlar os motores mas como a ideia do TCC é aplicar os conhecimentos adquiridos preciso usar CLP

PS2: O CLP que tenho a disposição é um S7-1200 da Siemens com saídas a Relé por isso não gero os pulsos pelo CLP pois Relés são limitados quando falamos em frequência

Desde já agradeço a atenção.

Então o amigo não quer sujestões, quer algo que encaixe na sua ideia.

Tá vendo a parte em negrito que destaquei.

Só usar!

Compartilhar este post

Link para o post

Então o amigo não quer sujestões, quer algo que encaixe na sua ideia.

Tá vendo a parte em negrito que destaquei.

Só usar!

Xyko talvez tenha me expressado mal, mas minha dúvida não é com o CLP e sim em como eu faria para variar o clock por tensão ou corrente no qual não faz parte dos conhecimentos adquiridos durante o meu curso, e sugestões é o que vim buscar aqui!

Falei que teria que usar o CLP porque pensei que se eu não adicionasse essa informação alguém me diria para usar arduino kkk 

Amigo pesquise por VCO. Voltage Controled Oscilator

Até o bom e velho 555 pode te ajudar

VCO.gif

Aplique a tensão de controle no pino 5

Aee obrigado Isadora era o norte que eu precisava!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais