Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Killer Fox

RESOLVIDO Dúvida Memórias com latências diferentes

Recommended Posts

Fala galera, beleza?

Estou com dúvida em um kit de memória da gskill, no caso eu tenho essas memórias :

F3-12800CL8D-8GBRM

8GB (4GBx2) em Dual Channel, a velocidade é 1600MHz e a latência 8-8-8-24-2N

E queria colocar mais 2x4GB porém eu não acho memórias com essa latência, somente 9-9-9-24-2N. Se eu colocar outro kit com latência diferente em dual channel, cada um vai trabalhar na sua latência ou os dois vão para a 9-9-9-24?

Eu dei uma pesquisada e vi que as latências diferentes não interferem no sistema, mas queria saber se compensa mais vender essas que eu tenho e deixar todas iguais ou deixar dessa forma mesmo.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O unico problema é que o sistema tem de nivelar por baixo. Se voce adicionar memorias com timming diferentes, o ideal é voce setar na BIOS manualmente os timmings. O sistema não permite que configure timmings diferentes para cada memoria. Dessa forma voce precisa pegar as que tem os ciclos mais altos e definir esses números na placa-mãe. Assim voce garante que a BIOS nao vai forçar as memorias mais lentas a operarem na velocidade das rapidas podendo causar tela azul na maquina. 

Agora uma coisa que voce precisa se atentar mais ainda do que os timmings é em escolher memorias que operem na mesma tensão elétrica. Colocar memorias de tensão diferente juntas é receita pra dor de cabeça certa. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O unico problema é que o sistema tem de nivelar por baixo. Se voce adicionar memorias com timming diferentes, o ideal é voce setar na BIOS manualmente os timmings. O sistema não permite que configure timmings diferentes para cada memoria. Dessa forma voce precisa pegar as que tem os ciclos mais altos e definir esses números na placa-mãe. Assim voce garante que a BIOS nao vai forçar as memorias mais lentas a operarem na velocidade das rapidas podendo causar tela azul na maquina. 

Agora uma coisa que voce precisa se atentar mais ainda do que os timmings é em escolher memorias que operem na mesma tensão elétrica. Colocar memorias de tensão diferente juntas é receita pra dor de cabeça certa. 

Obrigado @sdriver,

Imaginei que seria dessa forma a nivelação, essa da tensão eu não fazia ideia... E como a minha é 1.6v e a maioria que eu vi para a compra são 1.5v, com certeza ia cair nessa, valeu mesmo!

O jeito vai ser comprar um kit novo já que não acho mais desse modelo que eu uso, triste...

Se as latências forem diferentes mas a tensão a mesma, o sistema vai nivelar por baixo mas eu não corro risco de instabilidade ou tela azul?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você setar manualmente na BIOS com certeza não. Se deixar a BIOS setar automaticamente, corre o risco do sistema acabar setando as latências erradas e ai ter algum tipo de problema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se você setar manualmente na BIOS com certeza não. Se deixar a BIOS setar automaticamente, corre o risco do sistema acabar setando as latências erradas e ai ter algum tipo de problema.

Tranquilo!

Muito obrigado @sdriver, tirou todas as minhas dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

também estou pesquisando sobre essas dúvidas que colocaram aqui. Mas o melhor que temos a fazer é comprar memórias idênticas a que já temos.

mas no mínimo com tensão ou tensão, tipo 1,5v e também com latências idênticas.

a diferença de frequência parece que não causa conflito, mas se você já tem memória com 1600mhz e colocar outro pente de 1333mhz, as duas memórias vão operar a 1333mhz. Aí você perde desempenho da memória de 1600mhz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais