Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Estacionamento Inteligente


brunotaylor

Posts recomendados

Boa tarde a todos,


 


Peço que analisem a ideia do meu projeto, ainda estou apenas fazendo um brainstorm e verificando eventuais problemas.


 


Trata-se de um controle/gerenciamento de estacionamento de algum estabelecimento (vamos exemplificar com um Shopping)


 


O propósito é diminuir o tempo em que perdemos procurando vagas... Não, não são leds que ficam acima das vagas... Isso eu já havia pensado até me deparar com essa solução e ver que já existia, enfim, pode até vir a fazer parte... mas o objetivo é o cliente que entrar no estacionamento do shopping, na cancela de entrada já visualizar em um monitor quais são as vagas disponíveis.


 


Problemas:


- No tempo de entrada do cliente, outras vagas podem se desocupar


- Caso um cliente [cliente 1] entre e ainda não tenha estacionado, o segundo cliente [cliente 2] que entrar vai ver a mesma vaga que o cliente1 havia escolhido como disponível mas nesse meio tempo o cliente1 estacionou.


 


Possível solução para esses problemas:


- Definir e limitar a vaga para cada cliente que entrar de acordo com aproximidade com a porta do shopping, ou seja, o Cliente1 pega a vaga A1 e o cliente2 já vai ver a vaga A1 como ocupada mesmo que o Cliente1 ainda não tenha estacionado;


 


Daí surgem os problemas:


- O cliente pode não querer parar perto, ou pode não quere aquela vaga X, pessoas podem parar de modo torto (estamos acostumados a isso) e então optamos não ocupar certas vagas.


 


Sei que limitar/definir uma vaga pode não ser uma boa saída, a final de contas no meio do trajeto pode surgir outra vaga, ou a pessoa pode não encontrar... enfim


 


Deixo aberto a sugestões dos senhores ;)


 


Ahh, aqui tem um exemplo próximo do que eu gostaria de fazer:


https://www.youtube.com/watch?v=56AiTPYecTM


Exceto a parte visual das vagas e outras coisas.


 


 


Enfim... parece meio confuso, mas preciso resolver estes pequenos problemas antes de mais nada.


A solução seria através de sensores (Arduino?) em cada vaga para que atualizasse no sistema as vagas disponíveis / ocupadas


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

 

Eu já fiz esse projetinho "estacionamento inteligente" lembro que utilizei um PIC juntamente com a programação em C e nas vagas usei sensores opticos. Meu projeto o seguinte: carro entrava havia um painel com numero de vagas disponivel, bem mais simples do que você quer. Vou tentar achar o esquema depois e posto aqui.. você pode encontrar esse sistema nos shoppings morumbi, eldorado.. acho que sao esses que possuem essa tecnologia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

 

Eu já fiz esse projetinho "estacionamento inteligente" lembro que utilizei um PIC juntamente com a programação em C e nas vagas usei sensores opticos. Meu projeto o seguinte: carro entrava havia um painel com numero de vagas disponivel, bem mais simples do que você quer. Vou tentar achar o esquema depois e posto aqui.. você pode encontrar esse sistema nos shoppings morumbi, eldorado.. acho que sao esses que possuem essa tecnologia.

 

Olá, Santos

 

Muito interessante que você já tenha feito algo parecido :D

Pois é, já é comum nos shoppings de grandes cidades esse esquema de painel com número de vagas no shopping, no "bloco" (quarteirao), naquela "linha"...

 

Mas eu queria algo visual, onde estão essas vagas? Algo assim!

 

Deixo aberto a sugestões.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Óbvio demais mas você pode usar um painel matricial de leds com o mesmo desenho do estacionamento. Pra poucas centenas talvez tudo bem.

Ou - só o conceito - considerando que o quesito custo e falta de conhecimento para tal não está na pauta até o momento, seria sensores que se comunicam via wifi com um aplicativo linux ou android ou etc mostrando numa tv o desenho mais elaborado das vagas e tal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óbvio demais mas você pode usar um painel matricial de leds com o mesmo desenho do estacionamento. Pra poucas centenas talvez tudo bem.

Ou - só o conceito - considerando que o quesito custo e falta de conhecimento para tal não está na pauta até o momento, seria sensores que se comunicam via wifi com um aplicativo linux ou android ou etc mostrando numa tv o desenho mais elaborado das vagas e tal.

 

Oi Isadora,

veja bem, o conceito é esse mesmo!

Mas, penso em deixar sensores em cada vaga comunicando via Xbee (ou outra forma) em realtime com o sistema e este se atualizar conforme novo evento (entrada/saida na vaga ou por um timer de curto tempo de intervalo) para que o painel esteja OK.

Agora, considere que eu veja uma vaga X1 (livre) e coloque na cabeça que eu vou estacionar nela, ao chegar lá vejo um carro estacionado? O carro que entrou antes de mim no estacionamento, ainda não havia estacionado quando eu visualizei o painel. E se essa fosse a última vaga, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que tal isso... Seu sistema deve usar alguma inteligência. Algo como se tinha X vagas e entrou X carros antes de você, o sistema considera como zero vagas. Ou seja, um outro sensor contador de carros na entrada e outro na saída pois o cara pode decidir não estacionar. Assim que ele sair o sistema abre vaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal isso... Seu sistema deve usar alguma inteligência. Algo como se tinha X vagas e entrou X carros antes de você, o sistema considera como zero vagas. Ou seja, um outro sensor contador de carros na entrada e outro na saída pois o cara pode decidir não estacionar. Assim que ele sair o sistema abre vaga.

 

Continua falho, já vi essa solução;

Um novo carro entrar no estacionamento não pode indicar que existirá uma vaga a menos; pois e se o carro estiver apenas passeando? e se desistir de parar? e se tiver apenas deixando os passageiros lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poizé. É por isso que mencionei um sensor na saída do estacionamento (não da vaga). Um pseudo código...

#define NUMVAGAMAX 100

if (passou_pela_cancela_de_entrada) carro++;

numvaga=NUMVAGAMAX-carro;

if (passou_pela_cancela_de_saida) carro--;

if (numvaga>0) acende_verde();

else acende_vermelho();

 

Perdão se tiver alguma falha neste algoritimo. Com fome não penso direito. Se é que tenho este direito. Pelo menos, tentei né...

 

Dica: se achar que vale a pena, coloque um 'obrigado' pelo menos na tela de saudação do seu sistema. Pode não ser totalmente inútil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poizé. É por isso que mencionei um sensor na saída do estacionamento (não da vaga). Um pseudo código...

#define NUMVAGAMAX 100

if (passou_pela_cancela_de_entrada) carro++;

numvaga=NUMVAGAMAX-carro;

if (passou_pela_cancela_de_saida) carro--;

if (numvaga>0) acende_verde();

else acende_vermelho();

 

Perdão se tiver alguma falha neste algoritimo. Com fome não penso direito. Se é que tenho este direito. Pelo menos, tentei né...

 

Dica: se achar que vale a pena, coloque um 'obrigado' pelo menos na tela de saudação do seu sistema. Pode não ser totalmente inútil

 

Ainda insisto em te dizer que é falho, infelizmente!

Pois você não pode garantir que um carro entrar é o mesmo que uma vaga a menos!

Tudo bem, ao sair indica uma vaga a menos...

 

Pense:

Carro X entra e tem 1 vaga - ainda não estacionou

Carro Y entra e não tem vaga

Carro X desiste de estacionar e vai embora.

Ambos os carros, estão dentro do estacionamento, porém o Y já sabe que não existe vaga alguma.

e aí?

 

Só na hora que o carro sai é que vai contabilizar uma vaga a menos.

 

Ainda acho que a contagem de vagas teria que ser contada por VAGA; como já disseram aí, um sensor por vaga. Mas ainda tem limitações... (das quais comentei já)

 

Mas eu te agradeço a colaboração, acho que podemos amadurecer os pensamentos e chegar numa solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok amigo. Tens razão e portanto não devo insistir muito. Mas tenha em mente que o proposto foi um complemento do sistema de sensores nas vagas e não a solução total em si. Ou seja, ter-se-ia que manter os sensores por vaga e somar com a proposta da subtração vagas na entrada e adição na saída. Mas se dois carros entram ao mesmo tempo e contabiliza-se só um, realmente você tem um problema

 

 

A saidera... câmera(s) 'pegando' todo o estacionamento. Na vaga um X amarelo p.ex. Um sw de tratamento de imagem fltra o X e... esquece.

 

Somar... a proposta frustrada.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok amigo. Tens razão e portanto não devo insistir muito. Mas tenha em mente que o proposto foi um complemento do sistema de sensores nas vagas e não a solução total em si. Ou seja, ter-se-ia que manter os sensores por vaga e somar com a proposta da subtração vagas na entrada e adição na saída. Mas se dois carros entram ao mesmo tempo e contabiliza-se só um, realmente você tem um problema

 

 

A saidera... câmera(s) 'pegando' todo o estacionamento. Na vaga um X amarelo p.ex. Um sw de tratamento de imagem fltra o X e... esquece.

 

Somar... a proposta frustrada.

 

Boa sorte

 

Não tenho razão de nada :D :D só estou argumentando!

 

Ainda não encontrei solução :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao ler essas ideias, tive a minha, porém como manjo muito pouco de programação (quase 0 mesmo), então só lhe passarei a minha ideia.

Quando o motorista entrar no estacionamento, um esquema digital ou até em leds e tal, mostra as vagas disponíveis, ao cliente escolher sua vaga, essa vaga se torna "Reservada" até ele chegar e estacionar, sendo previamente calculado o tempo da entrada até a vaga utilizando a velocidade minima e definindo fatores agravantes que podem fazer o veiculo demorar mais, assim com uma boa margem de tempo até o carro chegar na sua vaga determinada, e claro se esse tempo expira, o sistema entende que ele ou estacionou em uma recém liberada ou foi embora, e libera a reserva a outro veiculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao ler essas ideias, tive a minha, porém como manjo muito pouco de programação (quase 0 mesmo), então só lhe passarei a minha ideia.

Quando o motorista entrar no estacionamento, um esquema digital ou até em leds e tal, mostra as vagas disponíveis, ao cliente escolher sua vaga, essa vaga se torna "Reservada" até ele chegar e estacionar, sendo previamente calculado o tempo da entrada até a vaga utilizando a velocidade minima e definindo fatores agravantes que podem fazer o veiculo demorar mais, assim com uma boa margem de tempo até o carro chegar na sua vaga determinada, e claro se esse tempo expira, o sistema entende que ele ou estacionou em uma recém liberada ou foi embora, e libera a reserva a outro veiculo.

 

Cara, também não programo tão bem, mas as sugestões estão abertas para todos!

 

Olha, esse esquema de vaga pré definida pode ser uma das únicas saídas mas ainda não me convence.

 

O que obriga o carro a parar nesta vaga definida? E se ele parar em outra?

 

Você quer limitar um tempo para o cara ocupar essa vaga, mas existem congestionamentos em estacionamento, existe o fato de você esperar alguém sair, pode ter um acidente, qualquer coisa... não podemos limitar ações "humanas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, também não programo tão bem, mas as sugestões estão abertas para todos!

 

Olha, esse esquema de vaga pré definida pode ser uma das únicas saídas mas ainda não me convence.

 

O que obriga o carro a parar nesta vaga definida? E se ele parar em outra?

 

Você quer limitar um tempo para o cara ocupar essa vaga, mas existem congestionamentos em estacionamento, existe o fato de você esperar alguém sair, pode ter um acidente, qualquer coisa... não podemos limitar ações "humanas".

Sim, claro, por isso que em todo tipo de Ciências e as Engenharias, é colocado fatores de segurança, ou seja, se o trajeto comum do carro até a vaga ele faz em 30 s, colocamos então 1 minuto e meio até lá, se no trajeto até lá tiver faixa de pedestres, analisamos o tamanho do estacionamento e quantas pessoas saem por hora e faz uma análise estatística para avaliar mais ou menos quantas pessoas passam na faixa a cada meia hora e tal, e o tempo que isso leva, assim já acrescenta esse tempo no tempo final. É tudo assim por análise. Se por exemplo uma pessoa não obedeceu a vaga pré determinada porque outra desocupou uma mais perto, pode criar um sistema para reconhecer a placa, ou até micro câmera com um software para ler a placa e verificar se está correta com a vaga escolhida, mas não vale o custo fazer isso. O que eu vejo para esse sistema é que seja um facilitador, e não uma obrigação, assim se no meio do trajeto o motorista se perdeu por não ver placas ou tava indo rápido e perdeu a entrada, paciência, o sistema fez a parte dele, agora o motorista que vá atrás de uma vaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sinceramente acho bem difícil chegar a um sistema 100% eficaz e sem falhas, Há N possibilidades quanto a este projeto, afinal é um trabalho de conclusão de curso? você pega um projeto e faz uma melhoria e tal..

 

Sem dúvidas! Esse trabalho é para conclusão de curso, sim.

 

Sim, claro, por isso que em todo tipo de Ciências e as Engenharias, é colocado fatores de segurança, ou seja, se o trajeto comum do carro até a vaga ele faz em 30 s, colocamos então 1 minuto e meio até lá, se no trajeto até lá tiver faixa de pedestres, analisamos o tamanho do estacionamento e quantas pessoas saem por hora e faz uma análise estatística para avaliar mais ou menos quantas pessoas passam na faixa a cada meia hora e tal, e o tempo que isso leva, assim já acrescenta esse tempo no tempo final. É tudo assim por análise. Se por exemplo uma pessoa não obedeceu a vaga pré determinada porque outra desocupou uma mais perto, pode criar um sistema para reconhecer a placa, ou até micro câmera com um software para ler a placa e verificar se está correta com a vaga escolhida, mas não vale o custo fazer isso. O que eu vejo para esse sistema é que seja um facilitador, e não uma obrigação, assim se no meio do trajeto o motorista se perdeu por não ver placas ou tava indo rápido e perdeu a entrada, paciência, o sistema fez a parte dele, agora o motorista que vá atrás de uma vaga.

 

bacana a saída que deu, isso levantaria mais dados estatísticos para um relatório; mas acho que estaríamos saindo do propósito.

Voltando a sua solução de definir um tempo para a pessoa estacionar, a pessoa pode simplesmente entrar para deixar alguém e sair, com isso a vaga estaria como "ocupada" e o próximo carro a entrar vai ver ela fisicamente desocupada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E se você for além e fizer algo parecido com cadeiras de cinema? Colocar um painel touch, o carro chega, o motorista tem um painel touch onde ele ve as vagas livres, clica sobre a vaga desejada e ai se dirige a ela. entre a escolha e o momento de estacionar a vaga  sai da posição verde para amarela(apenas no controle interno). quando o sensor detectar o carro na vaga, fica vermelho. Ao detectar a saída do carro, volta para livre. Se o motorista colocar em outra vaga, o sensor nota e automaticamente coloca a vaga errada como vermelha. A vaga reservada para ele volta a ficar verde depois de X tempo enquanto estava amarela caso o sensor detecte que ainda está livre. No caso de algum genio atravessar o carro, os sensores das duas vagas ficariam vermelhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se você for além e fizer algo parecido com cadeiras de cinema? Colocar um painel touch, o carro chega, o motorista tem um painel touch onde ele ve as vagas livres, clica sobre a vaga desejada e ai se dirige a ela. entre a escolha e o momento de estacionar a vaga  sai da posição verde para amarela(apenas no controle interno). quando o sensor detectar o carro na vaga, fica vermelho. Ao detectar a saída do carro, volta para livre. Se o motorista colocar em outra vaga, o sensor nota e automaticamente coloca a vaga errada como vermelha. A vaga reservada para ele volta a ficar verde depois de X tempo enquanto estava amarela caso o sensor detecte que ainda está livre. No caso de algum genio atravessar o carro, os sensores das duas vagas ficariam vermelhas. 

Bem pensado, só para deixar claro que este projeto é para lugares cobertos apenas?

 

"RFID" não é tão barato assim, e teria que obrigar todos os carros a ter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se você for além e fizer algo parecido com cadeiras de cinema? Colocar um painel touch, o carro chega, o motorista tem um painel touch onde ele ve as vagas livres, clica sobre a vaga desejada e ai se dirige a ela. entre a escolha e o momento de estacionar a vaga  sai da posição verde para amarela(apenas no controle interno). quando o sensor detectar o carro na vaga, fica vermelho. Ao detectar a saída do carro, volta para livre. Se o motorista colocar em outra vaga, o sensor nota e automaticamente coloca a vaga errada como vermelha. A vaga reservada para ele volta a ficar verde depois de X tempo enquanto estava amarela caso o sensor detecte que ainda está livre. No caso de algum genio atravessar o carro, os sensores das duas vagas ficariam vermelhas. 

Tá melhorando, caro sdriver.

Para te dizer a verdade, havia pensado em algo parecido.

 

Estou sendo o Advogado do Diabo de todos comentários aqui, não levem a mal, só preciso que me "convençam" das soluções que estão propondo e então eu aponto as possíveis falhas!

 

Sdriver, você conhece os "genios" que temos hoje em dia... Então, imagine os casos de pessoas pararem nas vagas erradas, pense que surgiu uma vaga melhor posicionada enquanto o cara se deslocava para a vaga escolhida e então ele resolveu ser espertinho e mudar.

Daí, precisaria ter um RFID em todos carros que entrasse e que setaria a vaga definida; se ele parar na errada, acionaria algum alarme.

Aproveitaria o RFID para fazer o pagamento do estacionamento.

E se você for além e fizer algo parecido com cadeiras de cinema? Colocar um painel touch, o carro chega, o motorista tem um painel touch onde ele ve as vagas livres, clica sobre a vaga desejada e ai se dirige a ela. entre a escolha e o momento de estacionar a vaga  sai da posição verde para amarela(apenas no controle interno). quando o sensor detectar o carro na vaga, fica vermelho. Ao detectar a saída do carro, volta para livre. Se o motorista colocar em outra vaga, o sensor nota e automaticamente coloca a vaga errada como vermelha. A vaga reservada para ele volta a ficar verde depois de X tempo enquanto estava amarela caso o sensor detecte que ainda está livre. No caso de algum genio atravessar o carro, os sensores das duas vagas ficariam vermelhas. 

Tá melhorando, caro sdriver.

Para te dizer a verdade, havia pensado em algo parecido.

 

Estou sendo o Advogado do Diabo de todos comentários aqui, não levem a mal, só preciso que me "convençam" das soluções que estão propondo e então eu aponto as possíveis falhas!

 

Sdriver, você conhece os "genios" que temos hoje em dia... Então, imagine os casos de pessoas pararem nas vagas erradas, pense que surgiu uma vaga melhor posicionada enquanto o cara se deslocava para a vaga escolhida e então ele resolveu ser espertinho e mudar.

Daí, precisaria ter um RFID em todos carros que entrasse e que setaria a vaga definida; se ele parar na errada, acionaria algum alarme.

Aproveitaria o RFID para fazer o pagamento do estacionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvidas! Esse trabalho é para conclusão de curso, sim.

 

 

bacana a saída que deu, isso levantaria mais dados estatísticos para um relatório; mas acho que estaríamos saindo do propósito.

Voltando a sua solução de definir um tempo para a pessoa estacionar, a pessoa pode simplesmente entrar para deixar alguém e sair, com isso a vaga estaria como "ocupada" e o próximo carro a entrar vai ver ela fisicamente desocupada.

É que eu não expliquei todo o esquema e apenas complementei o que seria o seu. Assim ficaria da seguinte forma. A pessoa entra, escolhe a vaga, e o sistema a marca como ocupada para ele ir lá estacionar em um tempo delimitado de acordo como já foi explicado, porém caso ela desista de estacionar, ou estacione e já saia, aí acontece o seguinte: Se a pessoa não entrar na vaga, o tempo expira e ela se torna disponivel no sistema novamente, se a pessoa demorar a chegar na vaga e expirar o tempo, ele simplesmente entrar nela após espirar, pode-se fazer os controles de verificar se já havia reserva pra aquela vaga e o carro nela não é o que reservou ou apenas a marcar como ocupada mesmo o tempo expirando, e se a pessoa entrar na vaga, irá ativar um sensor, e o mesmo dirá que o carro chegou ao destino, a partir do momento que ele sai, a vaga se torna disponível novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez  em cada vaga um sensor de presença  seria legal pois seria  um  dado  presente do que realmente esta acontecendo em tempo real agora na minha opinião acho que dificilmente  encontrara solução  para  conseguir resolver  o problema do cliente que  entrou  poucos segundos antes  e tenha tomado  um rumo em  direção a vaga disponível  porque você pode encontrar um cliente  que  pode trocar o carro de lugar  mesmo depois de ter estacionado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, minha ideia seria com sensores de presença nas vagas, nada seria necessário no carro. Não haveria uma verificação de se foi o carro A ou o carro B que estacionou na vaga. Mas como ao entrar na vaga ela fica vermelha na seleção na entrada, a chance de alguém pegar uma vaga na seleção e outro estacionar nela fica muito curta. Se for partir para o estado da arte, sem pensar em custos (tipo um shopping em Dubai...) ai o que poderia ser feito é colocar em cada vaga uma mini cancela. Ao chegar na entrada do estacionamento teria de selecionar a vaga como antes, o cliente recebe o ticket da maquina, já como é hoje. O ticket em questão seria a chave para liberar a vaga, sendo que antes de estacionar precisaria liberar a vaga com o ticket em um terminal junto a vaga. Ai pronto, mundo perfeito. porém 1 mini cancela e 1 terminal de leitura em cada vaga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, minha ideia seria com sensores de presença nas vagas, nada seria necessário no carro. Não haveria uma verificação de se foi o carro A ou o carro B que estacionou na vaga. Mas como ao entrar na vaga ela fica vermelha na seleção na entrada, a chance de alguém pegar uma vaga na seleção e outro estacionar nela fica muito curta. Se for partir para o estado da arte, sem pensar em custos (tipo um shopping em Dubai...) ai o que poderia ser feito é colocar em cada vaga uma mini cancela. Ao chegar na entrada do estacionamento teria de selecionar a vaga como antes, o cliente recebe o ticket da maquina, já como é hoje. O ticket em questão seria a chave para liberar a vaga, sendo que antes de estacionar precisaria liberar a vaga com o ticket em um terminal junto a vaga. Ai pronto, mundo perfeito. porém 1 mini cancela e 1 terminal de leitura em cada vaga...

Muito legal, sdriver

 

Ainda fico com uma pulga atrás da orelha quanto a esse fato do cara ter escolhido uma vaga e no momento de entrar, ele optar por outra...

 

Podemos continuar conversando por outro meio? Se tiver disposto a me ajudar.

 

Valeu!

continuem dando sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O forum do CdH é pra isso mesmo. Discutir ideias que ficaram salvas para a posteridade. Além disso tem varias mentes brilhantes que podem refinar ou ate mudar completamente a logica da ideia. Eu não faço parte do grupo de mentes brilhantes, sou só mais uma testa oleosa...

 

Quanto ao projeto, seria até simples de fazer da forma que sugeri, porém caro. 

 

 Já o meu sonho para fazer aqui na empresa seria isso abaixo. Essa sim é uma ideia genial. Alias as ideias mais simples, são as mais geniais. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...