Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Estacionamento Inteligente


brunotaylor

Posts recomendados

O forum do CdH é pra isso mesmo. Discutir ideias que ficaram salvas para a posteridade. Além disso tem varias mentes brilhantes que podem refinar ou ate mudar completamente a logica da ideia. Eu não faço parte do grupo de mentes brilhantes, sou só mais uma testa oleosa...

 

Quanto ao projeto, seria até simples de fazer da forma que sugeri, porém caro. 

 

 Já o meu sonho para fazer aqui na empresa seria isso abaixo. Essa sim é uma ideia genial. Alias as ideias mais simples, são as mais geniais. 

 

Essa solução é MUITO simples e MUITO eficiente, já havia visto :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, sdriver

 

Ainda fico com uma pulga atrás da orelha quanto a esse fato do cara ter escolhido uma vaga e no momento de entrar, ele optar por outra...

 

Podemos continuar conversando por outro meio? Se tiver disposto a me ajudar.

 

Valeu!

continuem dando sugestões.

Como falei antes, e tudo isso foi repetido. Te digo uma coisa, sai muito caro você tentar controlar os carros em um estacionamento e não tem o porque disso, e se fizer, vão ter motoristas que vão pirraçar, sempre tem.

Já digo que a melhor opção é utilizar os sensores em cada vaga; usar os mesmos para verificar se tem carro ou não estacionado; usar o sistema de escolha de vaga ao entrar, assim que escolhida a va se torna "Ocupada" por um certo tempo já determinado anteriormente através dos testes locais, experimentos etc; se por acaso o cliente decidir estacionar em outra vaga, deixe, que aí ele ao entrar em uma vaga estaria a marcando como "Ocupada", mas caso ele entre em uma vaga marcando Ocupada, ou seja, colocar uns leds para indicar se ta livre ou não, assim Verde livre e Vermelho ocupado(como já se vê por aí), nesse caso caberia ao cliente o bom senso de não entrar em uma vaga "livre" com led vermelho aceso.

Básicamente isso, se quer controlar tudo que acontece dentro do estacionamento, saiba que se tornará caro, pois terá que fazer o seguinte: Instalar micro câmeras para detectarem a placa do carro, assim o sistema compara a placa que ta na vaga e o que reservou a mesma, e colocar um sistema de multa além de penalizações sobre o mau uso. E não se pode esquecer dos guardas para realizarem as multas etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quer apostar que no Brasil algum idio.. vai estourar os balões só por "diversão"?

Aqui caberia um cano com um LED no alto indicando se vago ou ocupado.

No lugar do barbante, uma alavanca de material não metálico colocada no centro da vaga, que só vá para frente, e que tenha mola que a faça retornar a posição vertical sem a presença do carro seria melhor. Esta alavanca aciona o interruptor do LED. Bem mais barato que um sensor de presença eletrônico.

Se quiser uma central na entrada, um nRF24L01 em cada vaga com seu devido código poderia resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer apostar que no Brasil algum idio.. vai estourar os balões só por "diversão"?

Aqui caberia um cano com um LED no alto indicando se vago ou ocupado.

No lugar do barbante, uma alavanca de material não metálico colocada no centro da vaga, que só vá para frente, e que tenha mola que a faça retornar a posição vertical sem a presença do carro seria melhor. Esta alavanca aciona o interruptor do LED. Bem mais barato que um sensor de presença eletrônico.

Se quiser uma central na entrada, um nRF24L01 em cada vaga com seu devido código poderia resolver.

Tantos barbeiros por ai que não ficaria um poste desse de pé!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não entendo muito de eletrônica, mas o que você quer é um sistema de monitoramento em tempo real. Qualquer solução apresentada vai ter mais ou menos falhas, mas o estacionamento é um sistema dinâmico, você tem carros circulando dentro, entrando e saindo.

 

Qualquer coisa que você faça sempre vai estar com algum lado “descoberto”. Se você assumir que o cara pode parar em outra vaga... quando você vai no cinema e comprou a cadeira U17 você não senta na cadeira A01 por eu é melhor... temos que levar isso em consideração. É um sistema novo e necessita de adaptação dos usuários.

 

Isso a parte acho que o mais perfeito possível é existir um painel onde você vê as melhores ( ou mais próximas vagas ) e em casa andar o indicador de quantas vagas tem naquele andar / bloco/ corredor... assim você vai se guindo por isso até achar a vaga que quer... e se alguém pegar ela no caminho você continua rodando até achar a próxima....

 

Pra mim o mais importante não é mostrar para o cara que está entrando onde está a vaga e sim para quem está dentro do estacionamento a vaga mais próxima. Pense no seguinte: se você tiver vários painéis na “esquina” de cada corredor mostrando onde estão as vagas mais próximas você não fica “rodando” você vai assertivamente até a vaga vazia. Acho que talvez isso seja amis útil.

 

A solução perfeita é o rastreamento de todos os carros dentro do espaço, ai pode ser por gps ou outra tecnologia, ai você sabe se o cara esta indo pra vaga designada para ele ou parou em outra e libera a vaga para outra pessoa na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 02/09/2015 às 08:22, santos.1994 disse:

Caro,

 

Eu já fiz esse projetinho "estacionamento inteligente" lembro que utilizei um PIC juntamente com a programação em C e nas vagas usei sensores opticos. Meu projeto o seguinte: carro entrava havia um painel com numero de vagas disponivel, bem mais simples do que você quer. Vou tentar achar o esquema depois e posto aqui.. você pode encontrar esse sistema nos shoppings morumbi, eldorado.. acho que sao esses que possuem essa tecnologia.

 

Gostaria primeiramente de pedir desculpas por estar fugindo do foco do post.

Santos, estou fazendo um projeto muito parecido e tendo alguns problemas por não ter conhecimento nenhum sobre PIC, até hoje só tinha mexido com arduino... Teria como você dar uma ajuda? (não consigo te enviar mensagem privada, acredito que por ser conta nova no fórum)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...