Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião fluxo de ar do gabinete


Posts recomendados

Vou trocar meu PCYES Tiger por um CM Storm Scout Advanced 2, gostaria que avaliassem a disposição e orientação dos fans.

Configuração do PC:

H97M Gaming 3 Gigabyte

Core i7 4790

Gtx 980 SC EVGA

8gb RAM HyperX

SSD 240gb HyperX

HD 500gb WD

XFX 650W

Seidon 120v

FAN's: Exaustores: 2x JetFlo 12cm

            Extratores Frontal: Stock do gabinete

            Extratores tampa lateral: 2x Corsair AF120 Quiet Edition 12cm

            Extrator parte de baixo: Corsair AF120 Quiet Edition 12cm

            Fans do radiador em Push-Pull: Corsair SP120 Quiet Edition Push - Corsair AF120 Quiet Edition Pull

 

A minha dúvida está a respeito da direção do fluxo de ar dos fans do radiador, fiz um desenho no paint mostrando a minha ideia para análise e opiniões.

 

post-655868-0-56073600-1441492750_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as fans do radiador as duas formas de instalação injeção ou exaustão de ar são possíveis.
A melhor forma de instalação seria mais da preferência de cada um.

A vantagem da injeção de ar faria com que o radiador se beneficie do ar mais frio vindo de fora do gabinete.
A desvantagem poderia ser a entrada de poeira já que tipicamente a grade traseira não é filtrada.

A vantagem da exaustão de ar faria com que o ar mais aquecido do radiador saia para fora do gabinete.
 

Fans do radiador em Push-Pull: Corsair SP120 Quiet Edition Push - Corsair AF120 Quiet Edition Pull

 

Eu pessoalmente não usaria fans diferentes em um radiador.

O radiador diferentemente dos air coolers não possui saída para o excesso de ar e assim uma fan competiria uma com a outra.
No caso o SP120 é uma fan mais forte e pressionaria o motor da fan mais fraca AF120.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de fato o sp120 é mais potente que o af120 (1450rpm do sp contra 1100rpm do af), então seria o caso de eu utilizar um jetflo 120 (2000rpm/1600rpm) com o sp 120?

e eu vou utilizar dois jetflo como exaustores no topo do gabinete, se eu fizer o push pull jogando ar frio no radiador e outro fan jogando quente em cima dos dois fans exaustores, ficaria bom ou só aumentaria o ar quente dentro do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de fato o sp120 é mais potente que o af120 (1450rpm do sp contra 1100rpm do af), então seria o caso de eu utilizar um jetflo 120 (2000rpm/1600rpm) com o sp 120?

 

O SP e o AF tem propósitos diferentes.

O SP tem um design voltado para melhor pressão estática, o qual contribui para uso em locais com maior restrição de fluxo de ar.

O AF foi projetado para ter maior CFM, sacrificando a pressão estática.

Para radiadores ou gaiolas com 3 ou 4 discos empilhados o SP seria o mais indicado.

O AF é uma boa opção como fan de gabinete em locais com menor restrição de ar ou em uma gaiola de disco rígido que não tenha mais de 1 ou 2 discos rígidos.

As especificações da CM para o JetFlo são confiáveis, ele oferece bom CFM e apresenta bom desempenho em radiadores.

Mais detalhes aqui.

Eu diria que entre o SP120 ou o JetFlo ficaria mais a seu critério, use aquele que agradar mais.

Convenhamos que qualquer um desses dois iria deixar o wc com o visual bem bacana. :lol:

 

e eu vou utilizar dois jetflo como exaustores no topo do gabinete, se eu fizer o push pull jogando ar frio no radiador e outro fan jogando quente em cima dos dois fans exaustores, ficaria bom ou só aumentaria o ar quente dentro do gabinete?

 

Isso é verdade.

De qualquer forma as fans do topo compensariam tirando o ar aquecido.

 

Por isso que a melhor forma de posicionamento das fans do radiador dependeria mais da preferência de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...