Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa de vídeo fraca melhora ou piora o desempenho dos jogos de PC mediano ?


Posts recomendados

Olá. Tenho um PC com placa mãe modelo QBEX-H61H2-M2 com:

-Vídeo interno HD Graphics com total aproximado de memória de 1426 MB

-Arquivo de Paginação de 2212 MB usados, 4259 MB disponíveis;

-DirectX 11 com recursos de Aceleração do DirectDraw, Direct3D e Aceleração de textura AGP Ativados;

-Processador Intel Core i3-2100 (4 CPUs) 3.10 GHz;

-HD de 1 Tera e 7200 rpm

-Memória RAM DDR3 1333 4 GB;

-Slot PCI Express x16 para placa de vídeo

-Fonte de 200 watts de potência; 

-Monitor LCD 15'' 

-Resolução de vÍdeo 1024 x 768 (32 bits) (60Hz).

-Sistema Operacional Windows 7 Ultimate 64 Bits com todos os drivers atualizados.

Minha dúvida é: Os gráficos, vídeo e a velocidade do meu PC vão melhorar nos jogos, nos vídeos onlines/offlines, nos aplicativos e nos programas se eu instalar uma placa de vídeo NVidia GeForce FX5500 AGP 256 MB que ganhei, OU VÃO PIORAR já que a placa de vídeo é só de 256 MB ? Ou só melhoraria o desempenho apenas na velocidade ou ou apenas nos gráficos dos jogos ? Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, acho que sua placa mãe nem AGP possui. Ou seja, essa placa não deve dar para instalar no seu pc, e se der, creio eu que pode ajudar em algo sim, mas se você testar vai ter mais certeza.

Oi, abri o PC e vi que não tem AGP. Então se eu comprar uma placa PCI Express mesmo que fraca vai melhorar em algo que mencionei ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu comprar uma placa PCI Express mesmo que fraca vai melhorar em algo que mencionei ?

 

Depende da placa de vídeo, dizendo quanto você pode gastar fica mais fácil dizer se terá ganho real em comparação ao vídeo do processador, a VGA que acompanha o I3 é a HD Graphics 2000, com uma placa PCI Express intermediária teria um bom ganho com o seu hardware atual.

 

Qual é o valor que você pode investir?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da placa de vídeo, dizendo quanto você pode gastar fica mais fácil dizer se terá ganho real em comparação ao vídeo do processador, a VGA que acompanha o I3 é a HD Graphics 2000, com placa PCI Express intermediária teria um bom ganho com o seu hardware atual.

 

Qual é o valor que você pode investir?

De 100 a 200 reais mais ou menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 100 a 200 reais mais ou menos

 

Nessa faixa de preço não se consegui adquirir uma placa de vídeo gamer, as VGA's que você observa com preços baixos não são voltadas a reprodução de jogos, as placas de entrada podem ser usadas para substituir um vídeo onboard com defeito, serem adaptadas em um projetor para exibição de imagens e tarefas básicas sem grande poder de processamento.

 

Com R$419,00 reais à vista você adquiri uma R7 250X 2GB GDDR5, vale a pena juntar esse valor já que com ela você teria um ganho expressivo de rendimento podendo rodar qualquer jogo dependendo da configuração de exibição, espere um pouco mais e faça um esforço que possa valer a pena.

 

xak51.png

                                                   R7 250X

 

http://www.kabum.com.br/produto/65457/placa-de-video-vga-power-color-radeon-r7-250x-2gb-gddr5-128-bits-pci-3-0-axr7-2gbd5-he/?tag=R7%20250

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender MUITO da placa que comprar..

 

Se comprar uma muito básica, capaz de piorar a situação..

No caso ''Vídeo interno HD Graphics com total aproximado de memória de 1426 MB'' foi o que eu vi executando dxdiag no windows, mas não entendo se esse valor é bom ou fraco. então não sei se uma placa de vídeo básica pioraria o desempenho. Só sei que o slot PCI Express x16 da placa mãe é bom,m pois me disseram que suporta placas boas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para os jogos atuais é preciso pelo menos 2GB de memória de vídeo, o slot PCI Express da sua placa-mãe pode receber qualquer placa de vídeo PCI Express, uma placa de vídeo básica não trará ganho significativo, placas de entrada não tem poder de processamento suficiente para rodar os jogos atuais de maneira satisfatória, dependendo da placa você vai trocar "6 por meia dúzia". 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa faixa de preço não se consegui uma placa de vídeo gamer, as VGA's que você observa com preços baixos não são voltadas a reprodução de jogos, as placas de entrada podem ser usadas para substituir um vídeo onboard com defeito, serem adaptadas em um projetor para exibição imagens e tarefas básicas sem grande poder de processamento.

 

Com R$419,00 reais à vista você adquiri uma R7 250X 2GB GDDR5, vale a pena juntar esse valor já que com ela você teria um ganho expressivo de rendimento podendo rodar qualquer jogo dependendo da configuração de exibição, espere um pouco mais e faça um esforço que possa valer a pena.

 

xak51.png

                                                   R7 250X

 

http://www.kabum.com.br/produto/65457/placa-de-video-vga-power-color-radeon-r7-250x-2gb-gddr5-128-bits-pci-3-0-axr7-2gbd5-he/?tag=R7%20250

Então vou investir uns 400 reais como você esta dizendo, já que vale a pena e é o que resolve. Porém ainda não sei se minha placa mãe suporta placas de vídeo potentes ou com tecnologias avançadas tipo ddr3 ou ddr5. Só sei que o slot da placa mãe é PCI Express x16, e sei que algumas plcas de vídeo se diferenciam em numerações tipo 8x/16x, ou tipo 1GB por 64 Bits / 2GB por 128 Bits eu acho. Não qual delas a minha placa Mãe é compatível ou suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém ainda não sei se minha placa mãe suporta placas de vídeo potentes ou com tecnologias avançadas tipo ddr3 ou ddr5.

 

A memória interna da placa de vídeo é independente do sistema, isso significa que sendo GDDR5 ou inferior funcionará sem problema de incompatibilidade.

 

A quantidade de bits e memória de vídeo não influenciam para que uma VGA seja compatível ou não, para que uma placa-mãe tenha compatibilidade com determinada placa de vídeo basta que ambas tenham a mesma interface de comunicação, atualmente o PCI Express.

 

Uma limitação no seu caso é a fonte de alimentação, você citou que ela possui 200W, isso indica que é um modelo genérico e nesse caso você terá que trocá-la também, do contrário não suportará o consumo da placa de vídeo nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para os jogos atuais é preciso pelo menos 2GB de memória de vídeo, o slot PCI Express da sua placa-mãe pode receber qualquer placa de vídeo PCI Express, uma placa de vídeo básica não trará ganho significativo, placas de entrada não tem poder de processamento suficiente para rodar os jogos atuais de maneira satisfatória, dependendo da placa você vai trocar "6 por meia dúzia". 

Você disse que suporta qualquer tipo de PCI Express. Então até as placas de vídeo de tecnologia DDR5 são compatíveis com minha placa mãe ? Ou só as DDR3 ?  Minha placa mãe é de 2º geração se não me engano.

A memória interna da placa de vídeo é independente do sistema, isso significa que sendo GDDR5 ou inferior funcionará sem problema de incompatibilidade.

 

A quantidade de bits e memória de vídeo não influenciam para que uma VGA seja compatível ou não, para que uma placa-mãe tenha compatibilidade com determinada placa de vídeo basta que ambas tenham a mesma interface de comunicação, atualmente o PCI Express.

 

Uma limitação no seu caso é a fonte de alimentação, você citou que ela possui 200W, isso indica que é um modelo genérico e nesse caso você teria que trocá-la também, do contrário não suportará o consumo da placa de vídeo nova.

Então já que para que uma placa-mãe tenha compatibilidade com determinada placa de vídeo basta APENAS que ambas tenham a mesma interface de comunicação, atualmente o PCI Express, como você disse, não terei problemas de compatibilidade comprando uma placa de vídeo que o amigo citou acima.  Agora quanto a fonte, uma de 500 Watts seria boa para a placa de vídeo nova ? E quanto a FONTE REAL ? quer dizer que ela é de 500 watts ou mais ? Ou quer dizer outra coisa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse que suporta qualquer tipo de PCI Express. Então até as placas de vídeo de tecnologia DDR5 são compatíveis com minha placa mãe ? Ou só as DDR3 ?  Minha placa mãe é de 2º geração se não me engano.

 

Entenda que o tipo de memória da placa de vídeo não interferi na compatibilidade com a placa-mãe, a sua placa-mãe pode receber uma placa de vídeo com qualquer tipo de memória, o fato da placa-mãe suportar apenas módulos DDR3 não significa que a memória da placa de vídeo tenha que ser igual, a memória de vídeo funciona independente do restante do sistema atendendo exclusivamente o uso na VGA.

 

A memória GDDR5 (Graphics Double Data Rate, versão 5) é um tipo de memória para a placa gráfica, respondendo a sua pergunta: sim, a sua placa-mãe pode receber qualquer placa de vídeo PCI Express!

 

 Agora quanto a fonte, uma de 500 Watts seria boa para a placa de vídeo nova ? E quanto a FONTE REAL ? quer dizer que ela é de 500 watts ou mais ? Ou quer dizer outra coisa ?

 

Uma fonte de 430W de boa qualidade atende a sua configuração e ainda sobra potência para um futuro upgrade, as fontes com potencia real são aquelas que na teoria podem fornecer a potência rotulada, fonte genérica e/ou nominal não, essas fontes podem declarar potência de 500W e entregar 290W por exemplo.

 

A fonte de menor custo e qualidade que podemos indicar é a EVGA 430, vou deixar o link da Kabum abaixo onde ela está mais barata, essa fonte custa R$ 189,90 à vista.

 

http://www.kabum.com.br/produto/48572/fonte-evga-430w-80-plus-white-100-w1-0430-kr/?tag=fonte%20EVGA%20430

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Thiago Santos_542509 por R$ 70 a mais, você consegue pegar uma R7 260X que tem desempenho superior a R7 250X, pela diferença de preço, acaba sendo um melhor custo/benefício.

http://www.anandtech.com/bench/product/1044?vs=1126

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/91360/Placa-de-Video-Power-Color-Radeon-R7-260X-2GBD5-DHV4E_OC--Memoria-de-Video-2GB-GDDR5-Interface-de-memoria-128-bits

 

No caso você também poderia pegar a fonte no Balão da Informática, apenas R$ 170.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/91521/Fonte-430W-Power-Supply---EVGA-100-W1-0430-KR-ATX12V-_-EPS12V-PFC-Ativo-Energia-80-PLUS-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
36 minutos atrás, augustovl disse:

Olá, boa tarde. sou leigo no assunto de pcs. tenho um i5 7 geração 7500, 16gb ram e placa-mãe gigabyte hh11om h intel lga ddr4. gostaria de saber se eu adicionar uma placa de video geforce 9800 gt 1gb o desempenho vai piorar ou melhorar. obrigado

Cara, melhora. Porém essa 9800GT, ela é DX10, não rodaria a maioria dos jogos atuais, porque exigem DX11

Então eu compraria pelo menos a R7 240 de 4GB

Ok

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 12/04/2017 às 18:25, augustovl disse:

Olá, boa tarde. sou leigo no assunto de pcs. tenho um i5 7 geração 7500, 16gb ram e placa-mãe gigabyte hh11om h intel lga ddr4. gostaria de saber se eu adicionar uma placa de video geforce 9800 gt 1gb o desempenho vai piorar ou melhorar. obrigado

 

10 minutos atrás, augustovl disse:

@Vinicios.Cat muito obrigado! por enquanto ficarei sem, estou com outro problema pra resolver... hehehe

O vídeo onboard desse i7 aí é superior ao poder gráfico da 9800 GT. É muito melhor ficar com o onboard mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...