Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o problema da ponta de cobre do ferro de solda perder o revestimento de ferro?


Posts recomendados

  • Membro VIP
Para limpar a ponta do ferro de solda, utilize um pano de limpeza de fibra natural ou uma esponja vegetal. Nunca use produtos sintéticos, que derretem ou [nunca] lixe a ponta do ferro.

 

Ferros de soldas mais antigos e baratos normalmente usam pontas feitas de cobre, estas pontas dissolve-se gradualmente com o uso, sofrem corrosão e erosão mais rápido tendo que ser trocadas regularmente.

 

Pontas de cobre banhada com outro metal têm se tornado cada vez mais populares, já que a ponta do ferro de solda não tem um rápido desgaste é mais durável do que a ponta de cobre tradicional.Isto é especialmente importante quando se trabalha com temperaturas mais elevadas, onde é necessário para soldas sem chumbo.

 

Pontas de ferro e de aço sólido raramente são usadas ​​porque elas armazenam menos calor, e a ferrugem pode danificar mais rapidamente.

 

Quando a ponta do ferro de solda oxida e o fluxo queimado se acumula, a solda já não vai aderir na ponta, impedindo a transferência de calor e fazendo o processo de soldagem mais difícil ou até impossível. Esse problema acontece com todos os tipos de soldas para eletrônica, mas são muito mais graves com as soldas sem chumbo,  que exigem temperaturas mais altas do que as soldas de chumbo.

 

Como falamos, as pontas de ferro de solda são feitas de cobre revestidas com ferro. Esse revestimento é fino e todo cuidado é pouco para manter ele intacto. A utilização de solda que já contém uma pequena quantidade de cobre pode reduzir a corrosão das pontas de cobre.

 

Em casos de oxidação grave, que não pode ser removida por métodos mais suaves, a abrasão com algo forte o suficiente pode ser feita para remover o óxido, mas com muito cuidado.

 

Uma escova de arame de bronze, ou outro material pode ser usado com cuidado. Lixas e outras ferramentas abrasivas podem ser usadas, mas os riscos de danificar o revestimento da ponta do ferro é mais fácil.

 

Ref.: Ferro de Solda – Guia Rápido sobre Ferro de Solda

 

O problema seria que o cobre nu perde temperatura mais fácil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...