Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 7970 não é detectada.


Posts recomendados

Seguinte, eu tenho uma AMD Radeon HD 7970, ontem eu a retirei para fazer uma limpeza pois a mesma se encontrava muito suja! Fiz a limpeza com álcool isopropílico e um pincel, troquei até a pasta térmica dela, depois sequei ela com o secador e deixei mais de 1h secando, enfim montei, conectei os cabos e a placa de vídeo todos da maneira correta e quando fui ligar APENAS A VENTOINHA DA PLACA ESTAVA FUNCIONANDO!

OBS: Tenho quase a certeza absoluta de que é mal contato pois testei a minha velha 9800GT e ela funcionou certinho! E mais tarde eu consegui fazer a HD 7970 funcionar por alguns minutos e do nada ela apagou e voltou com esse tal problema, o que devo fazer?

 

Vou deixar as configurações do meu PC aqui:

 

Placa mãe: GA-78LMT S2

Fonte: Sentey 700w

Placa de vídeo: AMD Radeon HD 7970

E eu uso o Windows 8 64Bit

 

Obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja usou outra placa, ja descartou o socket. Limpe os contatos com uma borracha branca, verifique se esta bem encachado a alimentação da gpu e se esta com solda fria no conector. Pode também atualizar a bios em ultimo recurso.

Já fiz o procedimento de limpar com borracha duas vezes por falta de uma, to bem no desespero mesmo, pesquisando em fóruns e nada, enfim, os cabos estão sim bem encaixados e como eu vejo a tal solda fria no conector? A BIOS eu também nem sei atualizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a limpeza com álcool isopropílico e um pincel, troquei até a pasta térmica dela, depois sequei ela com o secador e deixei mais de 1h secando,  quando fui ligar APENAS A VENTOINHA DA PLACA ESTAVA FUNCIONANDO!

 

 

A placa de vídeo funcionava até o momento em que houve a manipulação no processo de limpeza, eu já acompanhei vários casos como o seu, o usuário desmonta o dissipador da placa, faz uma limpeza no PCB mas quando tenta religar começam os problemas, o PCB de uma placa de vídeo é composto por componentes delicados, alguns usuários são negligentes com a manipulação do hardware, para a limpeza do PCB basta o uso de pincel com cerdas macias para remover o excesso de partículas, o dissipador pode ser lavado desde que sem o cooler, para quem tem acesso à compressor de ar fica mais fácil já que o seu uso elimina as etapas anteriores.

 

Em alguns casos podemos já ter pontos de solda com microfissuras, a remoção do dissipador pode ter agravado uma condição preexistente, os problemas com solda BGA em placas de vídeo acometem principalmente o processador gráfico ( GPU ), isso ocorre porque é nele que temos o origem da dissipação térmica, as vezes você já tem a trinca em uma ou algumas das centenas de esferas do BGA mas existe uma posição de contato ou acomodação, com a retirada do dissipador a situação que outrora permitia essa condição deixa de existir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de vídeo funcionava até o momento em que houve a manipulação no processo de limpeza, eu já acompanhei vários casos como o seu, o usuário desmonta o dissipador da placa, faz uma limpeza no PCB mas quando tenta religar começam os problemas, o PCB de uma placa de vídeo é composto por componentes delicados, alguns usuários são negligentes com a manipulação do hardware, para a limpeza do PCB basta o uso de pincel com cerdas macias para remover o excesso de partículas, o dissipador pode ser lavado desde que sem o cooler, para quem tem acesso à compressor de ar fica mais fácil já que o seu uso elimina as etapas anteriores.

 

Em alguns casos podemos já ter pontos de solda com microfissuras, a remoção do dissipador pode ter agravado uma condição preexistente, os problemas com solda BGA em placas de vídeo acometem principalmente o processador gráfico ( GPU ), isso ocorre porque é nele que temos o origem da dissipação térmica, as vezes você já tem a trinca em uma ou algumas das centenas de esferas do BGA mas existe uma posição de contato ou acomodação, com a retirada do dissipador a situação que outrora permitia essa condição deixa de existir.

Creio não ter feito nada de mais na placa para danificar, ou talvez sim no caso, até porque eu sei manipular (pelo menos eu acho), lavei duas vezes a minha 9800GT em 3 anos de uso se não me engano e até hoje ela funciona! 

Uma duvida me fez com o relato do colega acima... quanto tempo tem de uso essa gpu?

Tem mais de um ano de uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio não ter feito nada de mais na placa para danificar, ou talvez sim no caso, até porque eu sei manipular (pelo menos eu acho), lavei duas vezes a minha 9800GT em 3 anos de uso se não me engano e até hoje ela funciona! 

Tem mais de um ano de uso...

 

Eu entendo, um hardware com pouco mais de 1 ano de uso é menos propenso a problemas com solda BGA, no seu caso não se pode descartar nada já que aparentemente a falha está sendo originada por mal contato em alguma parte do circuito, se antes da manipulação ela funcionava plenamente é a linha mais plausível de raciocínio, tendo a informação que você já fez os procedimentos para descartar outras possibilidades é recomendável uma avaliação técnica. O mercado carece de profissionais para o reparo desse tipo de equipamento, eu posso lhe passar um contato de um técnico com experiência em VGA's, esse profissional já consertou várias placas de alguns membros desse e outros fóruns.

 

https://www.facebook.com/people/Paulo-Gomes/100008199552494

 

Eu recomendo que você entre em contato com ele, certamente ele é uma das pessoas mais indicadas para ajudá-lo, um profissional idôneo e qualificado, outras empresas que podem executar esse serviço são as que prestam assistência para notebooks e placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja ouviu falar em gpu ao forno? Não é piada, faça assim 

Consiste em aquecer a bga para reparar esferas com calor suficiente para derreter o minimo para as tricas sumirem. Pode usar forno ou fazer uma caixa com um termômetro e usar a própria estação de solda de ar quente para aquecer a caixa. Isso é usado em ultima instancia mas se tem técnico que pode te ajudar, bem, se não, tente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço um pequeno adendo para a indicação do colega, o "reflow" no forno não é isento de riscos e você não estará reparando o defeito, a temperatura máxima obtida pode permitir uma reacomodação dos pontos de BGA afetados, o problema é que o procedimento não é suficiente para garantir que as falhas não irão reaparecer no curto prazo. O reflow com estação de ar quente permiti que seja alcançada uma temperatura superior de maneira controlada, o objetivo é fazer com que as microfissuras entrem novamente em fusão permitindo ressuscitar placas com artefatos, que não geram imagens, que perdem aleatóriamente o sinal de vídeo e outros males oriundos da solda lead free. Na estação de ar quente conseguimos direcionar o ar no ponto onde o problema existe, isso garante que o restante dos componentes do PCB da placa sejam menos afetados, os tutoriais descritos na internet sobre o uso de forno caseiro ensinam a "isolar" as outras áreas da VGA, mesmo com esse procedimento a temperatura interna do forno afeta todo o PCB e seus componentes, como não é uma resposta definitiva ao defeito o usuário deve periodicamente refazer o processo com novo risco de dano ao equipamento.

 

Eu não recomendo o uso da solução caseira, o seu problema terá boa resposta em mãos qualificadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para facilitar a sua busca tente contato com empresas ou profissionais que executem serviço de reparo em notebook e placa-mãe, nesse "nicho" de mercado você terá êxito para uma eventual mão de obra que exija o uso de reflow ou reballing no  GPU da placa de vídeo.

 

Eu deixo um vídeo com uma demonstração de retrabalho em BGA em uma antiga GeForce 6800GT.

 

 

 

Aqui um sobre ferramentas e reparo em BGA

 

 

Eu saliento que a boa parte dos problemas de artefatos e falhas em placas de vídeo se deve ao BGA de solda lead-free, nos consoles dessa geração e da anterior nós temos o mesmo cenário, são centenas de vídeos com demonstrações de reballing em APUs de PS4 por exemplo, no Xbox 360 o temido 3RL associado na maioria das vezes por problemas de BGA, algumas empresas oferecendo inclusive serviços de prevenção de 3RL baseado na otimização da refrigeração interna do video game, para os que tem interese o youtube é um campo farto para pesquisar casos desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...