Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de proteção da fonte usina


Paulo Bruno

Posts recomendados

Verdade, como é um conversão dc/dc, o próprio ci ou circuito do secundário deve ter essa proteção, é conseguido apenas com um enrolamento a mais calculado a atingir 12v quando o trafo tiver no seu valor nominal de corrente, retificado em meia onda e acrescentar ha bobina de um relé e fazer como se fosse chave no pino 10 dos dois ci's.

Isso é um exemplo simples, mas com imaginação da para fazer diversas proteções em cima do pino 10 sg3525 e sg3524

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o sistema de proteção da atx e pelo próprio trafo drive. Quando ocorre um curto o enrolamento do trafo principal que passa pelo trafo driver causa um bloqueio nos pulsos pwm causando o desligamento dos chaveadores bipolares..

 

eu acho meio difícil de fazer um sistema desses!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um curto na saida ou mesmo uma corrente acima do limite, causa maior corrente de primario, nos bilolares, e consequentemente maior corrente no trafo driver, ja que a corrente no trafo driver é uma proporcao fixa, em media 1/5 da corrente de coletor.... Nao há bloqueio de pwm nenhum, pelo contrario, naturalmente a alta corrente de coletor sera realimentada no trafo driver mandando mais corrente pra base para manter o transistor saturado!

O que vai acontecer è que a queda de tensão de BE + RB aumenta proporcionalmente com a corrente, provocando uma inducao de tensão no primario do driver, o ci aproveita essa amostra de tensão pra estabelecer o limite de corrente!

Ja que você esta usando mosfet, vai ter que fazer outro trafo so pra fazer esse trabalho!

Se estivesse usando bipolar, bastaria um trafo pra fazer os dois trabalhos, agora com mosfet tem que usar dois, um driver e outro pra fazer o trabalho da protecao sozinho!

Seria mais inteligente usar bipolar, fora que bipolar e bem mais barato! So teria vantagens!

Mas ja que você ja fez com mosfet, agora use eles!

Vai ter que fazer outro trafo só pra protecao...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante cada pulso PWM a corrente tende a subir nos drenos dos mosfets, seguindo este padrão de rampa:

IMG00005.GIF

O fim da rampa indica corrente máxima.

Esta e a corrente em um indutor de saida com duty-cicle de aprox 60%....

A corrente nos transistores é bem diferente, beeemm mesmo! Kkkk

.

A forma da corrente nos chaveadores é a que eu desenhei, em anexo.

post-668745-0-03335800-1441993432_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta e a corrente em um indutor de saida com duty-cicle de aprox 60%....

A corrente nos transistores é bem diferente, beeemm mesmo! Kkkk

.

A forma da corrente nos chaveadores é a que eu desenhei, em anexo.

 

Continuo vendo um padrão de rampa. Não levanta em linha reta até o final.

Sendo assim o ponto mais alto da rampa é a corrente máxima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funciona hehehe.

Eu nunca vi uma ATX funcionando como fonte de corrente :D

Muito pelo contrário: Quando alimentam amplificadores automotivos com ela, se o amp é muito potente, elas costumam desligar hehehe

Mas isso é porque elas alimentan computador, computador nao precisa de fonte de corrente, ele so precisa da tensão nominal pra funcionar, se a tensão cair, ja nao interessa mais... Por isso que as atx simplesmente desligam....

Mas ainda voce nao explicou o por que de nao funcionar com a forma de onda que eu desenhei!

As flybacks tem essa mesma forma de onda, e sao fontes de corrente!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, flayback pode ate ter essa forma de onda mas trabalha com correntes baixas e alta voltagens. É o seu caso? Transistores são bem mais fácil de se controlar, até O flayback usam transistores e fontes atx também. No geral vejo só mosfets em nobreaks porque não precisa regular a tensão de saída e é só manter a corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, flayback pode ate ter essa forma de onda mas trabalha com correntes baixas e alta voltagens. É o seu caso? Transistores são bem mais fácil de se controlar, até O flayback usam transistores e fontes atx também. No geral vejo só mosfets em nobreaks porque não precisa regular a tensão de saída e é só manter a corrente.

Nao!

O meu caso é: uma fonte flyback alimentada com 100-150Vdc, tensão reversa de 200V, e corrente de chaveamento de ~5A!

E, o chaveador é um mosfet....

Na atx, o chaveamento é de 150V simétrico, com corrente da ordem dos 5-10A...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte atx funciona com 300vdc aproximadamente.

Fonte atx funciona com 150V dobrada, fazendo -150 e +150 para comutar o trafo simetricamente.

A flyback em questao do exemplo, comuta os 150Vdc, e quando corta, aparece +200V reverso no primario, 200+150 = 350V

Nao compreendi o que voce quis comparar as duas topologia...

Os dois chaveadores na half, vão comutar 150V no primario e nao 300V, um por vez... Na flyback, o chaveador vai comutar também 150V no primario, so que diferente da half, na foyback so existe 1 chaveador que fara isso 1 vez por ciclo apenas... Mas para efeito de comparacao, a tensão e a corrente Sao compativeis, e a forma de corrente no chaveador da flyback, é identica (triangulo retangulo) a do chaveador na half, a que eu desenhei!

A diferenca é que na half existe dois periodos de comutacao no ciclo e a transformacao e transferencia pro secundario sao no mesmo tempo, na flyback so existe um periodo no ciclo e a transferencia da energia é no periodo inverso da comutacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se usar o 3524 você pode usar o pino 4 como proteçao, ele vai atuar como limitador de corrente, portanto nao é um shutdown... o pino 5 fica aterrado, no pino 4 vai a entrada de um TC retificado e com um resistor serie, e no pino 4 ao terra voce usa um trimpot para regular a corrente, deu pra entender?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

bom dia amigos, estou com uma duvida de um leigo, desculpa tomar o tempo de vcs, minha usina não está mais segurando o meu som cai a tensão até 11 as vezes 10 até cortar o som. Obs: não era assim ela segurava 14.4, ve um video e disseram que pode ser o sg3524 efetuando a troca ficaria normal de novo. poderiam me dizer se essa informação é correta? obs: ela liga normalmente só não segura mais o som é usina de 150A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Elias Bueno disse:

bom dia amigos, estou com uma duvida de um leigo, desculpa tomar o tempo de vcs, minha usina não está mais segurando o meu som cai a tensão até 11 as vezes 10 até cortar o som. Obs: não era assim ela segurava 14.4, ve um video e disseram que pode ser o sg3524 efetuando a troca ficaria normal de novo. poderiam me dizer se essa informação é correta? obs: ela liga normalmente só não segura mais o som é usina de 150A.

 

Defeito muito estranho para ser o CI de PWM. 

O CI não cairia a  tensão assim devagar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...