Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Straus

RESOLVIDO Problema com modem da vivo e firewall da empresa

Recommended Posts

Boa noite.

Estou com um problema que vem me tirando o sono e, gostaria de compartilhá-lo com a comunidade para ver se alguém consegue clarear minhas ideias sobre isto :).

 

Onde trabalho temos por volta de 40 computadores espalhados por todo o prédio com o auxilio de switches. Temos tudo centralizado num dispositivo de Firewall 3comm onde existem 2 portas Wan e a possibilidade de configurar uma para trabalhar como backup da outra.

Possuímos 2 links de conexão com a Internet, um da Net e outro da Vivo que é um link dedicado.

Algum tempo atrás, houve um temporal aqui na cidade e o modem ppoe da vivo queimou, e depois de um mês de espera por um técnico, trocaram nosso modem por um que não possui a possibilidade de configuração para modo bridge, ou seja, ele não me deixa configurá-lo para algum modo que não seja o Router (Não há nem a opção de alterar o modo).

Acontece que quando o conecto na rede (Porta Wan2) e configuro o Firewall para utilizar desta porta como link principal, alguns poucos computadores da minha rede não conseguem acessar a internet (É exibida aquela mensagem de Sem conexão com a Internet). 

O Modem da vivo esta configurado na sua porta Lan com o IP 10.0.0.1 e, a minha porta Wan 2 esta pegando o IP 10.0.0.2.

Gostaria da ajuda de vocês para entender o porque de alguns computadores não estarem conseguindo acessar a internet, sendo que o Firewall está distribuindo os ips no modo fixed dhcp normalmente.

Alguém sabe de alguma solução pra isto? :/

 

 

 

NOTAS:

1- Destes computadores que estão sem acesso, nenhum está com configuração de rede estática, todos estão com dhcp e 'enxergam' os demais computadores da rede normalmente.

2- Com o modem da net que esta na porta Wan1 e no modo bridge eu não tenho nenhum problema de conexão na minha rede.

3- O Modem antigo da vivo funcionava somente como modem e a rede funcionava perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, há grande chance desse modem da Vivo tenha uma restrição da quantidade de conexões que ele suporta... pois pelo seu relato não deve haver nenhum problema na sua rede.

Dá uma pesquisa sobre o modelo desse modem que te passaram e veja se eles não trocam por outro mais robusto.

 

Espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, há grande chance desse modem da Vivo tenha uma restrição da quantidade de conexões que ele suporta... pois pelo seu relato não deve haver nenhum problema na sua rede.

Dá uma pesquisa sobre o modelo desse modem que te passaram e veja se eles não trocam por outro mais robusto.

 

Espero ter ajudado

Kowalskitec, muito obrigado por responder tão rapidamente.

 

Pedi para que um funcionário conectasse à Wan2(a que estava o modem da vivo) um outro modem (Um link da net usado somente por um setor terceirizado), ele está em modo router, pois este setor terceirizado não possui outro dispositivo para rotear sua rede. Realizamos alguns testes e tivemos o mesmo problema de conexão exatamente nas mesmas máquinas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De nada...Então no caso a troca do modem da Vivo foi apenas uma coincidência pois nois dois links ocorre o mesmo problema.

 

Indico que reset a memória da tabela DHCP desse seu equipamento que faz o DHCP, e veja o problema passar para outros equipamentos. Se o problema ocorrer em outros computadores é quase certeza que ele esse equipamento tem uma restrição da quantia de hosts que ele pode controlar.

 

Espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, porém o link que uso na Wan1 (Net), o modem veio configurado no modo router também e quando colocaram pela primeira vez na porta, tivemos o mesmo problema.

Depois disto, alterei este modem pro modo Bridge e nunca mais tive problemas com ele.

Agora esta da vivo ta realmente complicado.

 

Amanhã verei com o setor terceiro que não usa muito a internet se posso realizar alguns testes.

Estou pensando em configurar este modem deles pra bridge( o modelo do modem é igual o que eu tenho)  e ver se tenho algum problema.

Meu desespero com este problema é que o meu link que ta na Wan1 e que funciona perfeitamente esta off desde domingo e a Net só me da desculpas, ora é instabilidade na região, ora eles estão sem sistema e não podem nem conferir meu número de contrato.... Trabalho em um hospital e ficar sem internet lá é extremamente complicado, pois os médicos acessam os resultados dos exames colhidos dos pacientes por um site do laboratório e, a UTI não pode ficar sem isto.

 

Procurarei verificar isto da tabela dhcp amanhã, obrigado pela atenção.

Caso lhe apareça alguma outra sugestão me avise :)!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei descobrindo o meu problema após dar uma boa olhada nos endereços DNS que o modem da vivo estava pegando automaticamente....

Engraçado, mas os 2 eram inválidos.

O meu firewall havia pego estes endereços de DNS que obteve do modem e eu tive de alterar nos dois locais (modem/firewall).

Espero que o tópico possa ajudar a alguém no futuro.

 

Obrigado à todos e um obrigado em especial ao Kowalskitec pela atenção.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×