Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rudysouza

Problema BIOS placa mãe Intel DX58SO

Recommended Posts

Caros amigos,

Bom dia. Procurei pelo fórum e li todos os tópicos relacionados a problemas de BIOS com placas da Intel e segui todos os procedimentos, mas sem sucesso. Sei que a placa ainda funciona porque ao ligar sem a bateria, a mesma emite os 3 bips. Quando insiro o CD com o arquivo de recuperação ela também lê a mídia. E ainda tem o fato de os leds indicarem em azul que os dispositivos estão funcionando.

Bom, vamos ao que interessa, hehehe.

Possuo uma DX58SO e um i7 920. A placa sempre funcionou perfeitamente (durante 4 anos) e nunca tive problema. Recentemente resolvi reinstalar o Windows 7 e fui fazer a atualização dos drivers. Aproveitei e resolvi fazer a atualização da BIOS. Baixei a última versão - SOX5810J.86A (exe) e fui informado de que deveria reiniciar o computador para encerrar o Windows e reiniciar o computador.

Após reiniciar o sistema, o procedimento de atualização começou. Quando chegou em "Updating firmware ID" foi exibida a mensagem "Failed". Esperei 30 minutos e como nada aconteceu, desliguei o computador.

Depois disso a placa simplesmente não iniciava. O computador ligava, ficava aproximadamente 7 segundos ligada e reiniciava. Fica assim o tempo inteiro.

Resolvi fazer o procedimento de recuperação de BIOS. Salvei o arquivo "SO5600P.bio" em um CD, removi o Jumper de "Bios Config" e liguei o computador. Sei que ele leu o conteúdo do CD porque a luz de leitura do CD ficou piscando por aproximadamente 20 segundos (sem o cd pisca por no máximo 5). Nada é exibido na tela. Deixei o computador fazendo esse procedimento por aproximadamente 20 minutos e nada aconteceu.

Desliguei novamente o computador, coloquei o Jumper na posição 2-3, como o procedimento em "Desktop Boards — Instruções para a atualização do BIOS de recuperação" e liguei o computador sem o CD.

Novamente nada aconteceu e não foi exibido nada na tela, mas pelo menos a estação parou de reiniciar o tempo inteiro.

Esse procedimento foi feito com memória Kingston de 2 GB 1333 no primeiro Slot de memória (mais distante do slot preto) e com apenas o leitor de CD e a placa de vídeo conectado. Todos os outros componentes (HDs) foram removidos.

Testei com outras memórias e também com outras placas de vídeo. Testei também outras placas de vídeo no segundo slot PCI-EX 16.

O único LED da placa mãe que fica aceso é o de "Power". Nenhum LED acende ou pisca em vermelho.

Quando ligo o computador sem as memórias, a placa mãe emite os 3 beeps como deveria.

Preciso muito conseguir reparar essa placa porque não tenho dinheiro para comprar outro processador e placa mãe e não acho outra placa mãe compatível com esse processador disponível para comprar.

Muito obrigado pela ajuda e um ótimo dia a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui consertar.

Tive a ideia de pegar um firmware antigo (de 2010) e fazer a recuperação. Deu certo. Depois atualizei uma por uma até chegar na 5600 que foi a que causou o problema anteriormente.

Admins, podem encerrar o tópico.

Abç.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais