Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

definir estrutura de chamada de comandos para o SQL


Posts recomendados

Enquanto não consigo fazer a programação pelo próprio sql " nada parece ter  padrão naquilo, nem os comandos"
estou montando o controle do postgres pelo vba mesmo

já consigo fazer bastante coisa:

criar bd já com um usuario ou sem usuario vinculado "pelo ativo"
criar usuario "por algum motivo não consegui excluir pelo vba, mas deve ser pelas associações"
listar usuários todos ou apenas conectados
criar tabela, listar tabelas
inserir coluna
inserir valores em colunas
buscar valores
e alguns intermediários, tipo trocar usuario ativo, trocar banco

Mas antes de dar sequencia preciso estruturar os comandos e suas sequencias, pelo menos para conectar e desconectar

tipo, eu deixo isoladas para serem chamadas em cascata ou defino já a macro de maneira completa?
modo independente firaria

sub test()    desconecta_sql    Call Conecta_Banco("teste", "edcron", "123")    MsgBox Tabela_existe("casa")end sub
dessa forma tem a facilidade de se fazer varias coisas dentro do banco sem precisar ficar definindo o nome do bando usuario e senha para cada ação
sendo que a senha vai estar no proprio banco e não no excel e para não dar erro se verifica se o usuario existe

tem a possibilidade de em cada ação se ter que entrar todos os dados
sub test()    if Tabela_existe("casa", "teste", "edcron", "123")=true thenend sub

 

mesmo eu fazendo o controle pelo vba do excel, muitas verificações vai ter que ser pelo sql,

tipo se o usuario existe, que tem que ser com permissão de superusuário

por isso quero "tentar " criar funções que tenham permissões interna de superusuarios mas que possam ser chamados por qualquer um deles apenas para ter true ou false como retorno

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O problema que eu enfrento é de chamadas,

vira e volta eu fico com conexões abertas e/ou dá erro pela falta da conexão

 

no geral não enfrento problemas com o banco de dados,

mas pelo projeto ser genérico e ter que se adaptar a planilha criei módulos de comandos para se comunicar ao banco de dados

 estou ajustando aos poucos para evitar os erros, o difícil é conciliar com outras pendencias que já tenho

 

o acces pelas limitações que eu li não caberia os dados que eu estou querendo ,

claro que facilitaria não ter que ficar instalando e configurando outros programas,

mas sobre comunicação é praticamente a mesma coisa, com ressalva com certos parâmetros que pelo que vi cada banco tem suas particularidades

 

 

para falar a verdade nem a pergunta que fiz faz sentido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...