Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga (desligava gradativamente)


Posts recomendados

Bom, antes vou listar a minha configuração: 

- Placa mãe Gigabyte p/ Intel GA-Z97M-D3H LGA 1150 Box
- Processador Intel Core i7-4790K 4.40GHz 8MB LGA 1150 
- Memória G.SKill Ripjaws X 32GB (4x8GB) 1600MHz DDR3 
- Gabinete Thermaltake Urban T31 Mid-tower 
- HD Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB SATA III 
- SSD Kingston HyperX Fury 2.5´ 120GB SATA III 6Gb/s SHFS37A/120G
- Placa de Vídeo VGA PNY GeForce GTX 980 
- Fonte de Alimentação Corsair Atx 750w CX750 80 Plus Bronze 
- Leadership Leitor de Cartão de Memória Interno 1899
- Drive ASUS Gravador DVD 24X SATA Bulk 
- Placa Firewire (não lembro a marca, modelo etc)

- Um monte de fans, não lembro a quantidade exata.
 

Eu mesmo montei o computador com o auxilio do meu pai que é técnico em eletrônica, escolhi a configuração e comprei todas as peças pela Kabum. O computador funcionou tranquilamente por uns 4 meses, até que começou a apresentar um problema estranho. 
Ao ligar o computador, o mesmo travava numa tela da Gigabyte e não inicializava. Se eu apertasse (no gabinete) o botão de reiniciar ele reiniciava e aí entrava normal. 
Por preguiça de ver o que era eu deixei isso de lado e simplesmente me acostumei com o fato de que teria que ficar apertando o botão de reiniciar toda vez que ele ficasse com frescura para iniciar.

Até que um dia o computador começou a reiniciar e desligar sozinho. Como aconteceu só uma ou duas vezes eu continuei usando, até que no dia seguinte ele começou a desligar gradativamente até que não ligava mais.
Ou seja, a primeira vez ele durou sei la, uns 10 minutos ligado e desligou, depois liguei de novo, deu 5 minutos e desligou, depois alguns segundos e desligou até que ele tentava ligar e morria na hora. Como se estivesse dando um suspiro e morria. 

Na tentativa de descobrir o problema, comecei a retirar peça por peça para tentar descobrir o problema. No final das contas sobrou apenas: Fonte, placa mãe, processador e gabinete. Todo o resto eu já tinha tirado e continuava não ligando. 
Desses eu imaginei que fosse ou placa mãe ou fonte. 
Tentei ligar a fonte de acordo com um teste que vi no youtube (ligando um clips em dois pontos e assim fazendo com que ela ligasse), ela ligou normal e assim eu exclui a fonte. 
Logo concluí que era a placa mãe, até porque o problema que apresentava antes (de ter que apertar o botão de reiniciar) era justamente quando aparecia o logo da placa mãe na inicialização. 

Tive alguns problemas pra fazer a troca da placa mãe com a Kabum e no final das contas tive que comprar uma placa nova (não vem ao caso explicar todo esse rolo). 

Nesse meio tempo eu comprei um SSD e decidi que ao voltar a placa mãe, já iria instalar o windows nele e começar a utilizar. 

Foi o que eu fiz. Placa mãe nova e SSD e parecia estar tudo funcionando. 

Só que ao instalar o windows e começar a fazer as atualizações dele (ou seja, ficar reiniciando para instalar as atualizações) o computador começou a apresentar o mesmo problema. Foi desligando gradativamente até que não ligava mais. 

Deixei o computador encostado nesse feriado e tentei ligar ele novamente hoje de manhã antes de levar ele para uma assistência técnica. Ao ligar ele hoje de manhã funcionou normalmente. Reiniciei ele algumas vezes e continuou funcionando normalmente. 

Decidi desligar para ir ao trabalho e hoje a noite testaria mais. Ao colocar para desligar, o windows continuou a fazer as atualizações, assim eu deixei ele atualizando e fui embora.

Na hora do almoço meu pai foi verificar o computador e viu que estava desligado, foi tentar ligar e ele não liga mais (outra vez).

Ou seja, não fazemos a mínima ideia do que é, só sabemos que é algo gradativo, que quando desliga por muito tempo ele meio que se recupera e caso comece a reiniciar muito ele volta a apresentar esse problema.
Ou sei la se é isso ou não, já estamos ficando malucos tentando descobrir o que é. 

Já estou há 2 meses sem computador de tanto rolo com isso, alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não basta remover itens pra fazer testes, precisa de outros pra testar no computador, como memória (de outro e igual), HD, etc. Todos os item devem ser testados/subtituidos por outros e religar o computador a cada troca ate achar o defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...