Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adapatdor de plug de tomada americano e europeu - 20A

chineloqpw

Posts recomendados

Bom dia. Estou de mudança, e adquiri recentemente vários produtos, nos EUA, e na Europa. Preciso de ajuda para saber como conectá-los em segurança a rede elétrica.

Os aparelhos comprados nos EUA (110v) são os seguintes: (hiperkinks no nome)

Torradeira de 4 torradas simultâneas - 1800w  - Conector de 2 barras paralelas, sendo uma levemente maior que a outra - IMAGEM

Panela de Pressão Elétrica - 1000w  - Conector de 2 barras paralelas, sendo uma levemente maior que a outra - IMAGEM

Chaleira elétrica com PID  - 1000w - Conector 3 pinos, sendo 2 barras paralelas idênticas, e um terra redondo - IMAGEM

Termocirculador Sous Vide - 1000w  - Conector 3 pinos, sendo 2 barras paralelas idênticas, e um terra redondo - IMAGEM

Os aparelhos comprado na Europa (220v) são os seguintes: 

Multiprocessador de Alimentos - 1300w - Conector pendicular de pino grosso 16A/20A - IMAGEM

2x Iogurteira - 450w cada uma - Conector pendicular de pino grosso 16A/20A - IMAGEM

Moedor de café - 200w - - Conector pendicular de pino grosso 16A/20A - IMAGEM

---------

Minhas tomadas em casa são do novo padrão brasileiro, recuadas, em 110V, tanto para 10A como 20A, e em 220V, em 20A. Minhas dúvidas são as seguintes:

Os aparelhos americanos, de 110v, e potência de 1000w, sofrerão algum problema ao serem ligados a adaptadores de tomada de 10A comprados em qualquer esquina? Lembrando que o Sous Vide pode ficar ligado até 48hs seguidas, mas não usando a potência máxima todo o tempo.

A torradeira de 1800w, como faço para ligá-la ?? Não encontrei nenhum adaptador sequer com saída 20A. Algúem conhece algum, ou tem outra solução?

----

Quanto as tomadas européias (220V), tenho as seguintes dúvidas:

Primeiro destacar que por as tomadas e filtros de linha atuais possuírem um recuo de segurança, não consigo conectar os aparelhos europeus, muito embora os pinos sejam idênticos (20A). Por isso necessito de adaptadores.

Quanto ao Multiprocessador de Alimentos, de 1300w/220v, um adaptador de 10A aguentaria? (Fiquei na dúvida por ser 220v) Ou precisaria de um adaptador com saída de 20A?

Quanto aos outros produtos, embora possuam uma potência baixa, vieram com um plug grosso de 16A. Poderia usá-los com um mero adaptador de 10A de saída, ou se vieram assim, preciso do adaptador de 20A também?

Comprei um filtro de linha da Force Line de 8 tomadas e 20A - 4400VA (link). As iogurteiras podem ficar ligadas até 24hs para fazer queijo, embora creio que não gastem a potência máxima (450w) o tempo todo, mas apenas para início de ciclo, e regular a temperatura. Como tenho apenas uma tomada 220v, gostaria de saber se poderia deixar ambas fazendo queijo, e ainda sim usar o Multiprocessador de Alimetnos, de 1300w, no mesmo filtro de linha 20A, em segurança.

-----

Se alguém puder me dar uma luz, me explicar e me ajudar, serei muito grato! Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Num é uma luz, mas uma lamparina serve?

O pior caso é o 1800W que se for 110V lá fora, cá dentro por ser 127 vai passar de 2000W mas a corrente continua sendo inferior a 20A. O adaptador de 20A deve dar conta. No entanto, caso tenha retornado de 'mala e cuia', uma alternativa mais segura é cortar os cabos e trocar os plugs. Lembrando que pra correntes acima de 20A o plug e tomada são maiores.

Com relação aos adptadores de esquina, é uma pergunta difícil de responder. Eu (eu) faria um teste prático mesmo verificando seu aquecimento e preferiria não deixá-lo sozinho sem presença de um ... adulto.

Não cliquei nos links...

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Evite os conectores de esquina. Pegue tomadas 20A e plugues 20A. Em geral esses equipamentos são menos abundantes que os de 10A, e assim, são mais "bem feitos"

A guisa de curiosidade... as duas últimas tomadas são o padrão NEMA que já existiu no Brasil, hoje é difícil de achar.

O da toaster (torradeira) e da panela de pressão são o padrão de pinos chatos, que também já veio muito pro Brasil, principalmente importados. Ele é ligeiramente maior para garantir a polarização fase/neutro, como o NEMA também o é

Para segurança, compare os dois plugs, deve, em algum deles, ter a indicação de terra ou de neutro... Isso tome cuidado para manter. 

No padrão NEMA, olhando de frente, com o terra para baixo, o fase é o da direita, no padrão Brasileiro é a esquerda

comparacao_tomadas2.jpg

tomada_tipob.jpg

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!