Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte De 5 Minutos!


Loverboy2002

Posts recomendados

Até agora não consegui entender,

Está tarde fui na casa de uma amiga e cliente, instalar uma fonte nova em seu computador.

Sua Configuração era a seguinte:

 Processador AMD Duron 1200 MHZ

 Placa Mãe Pcchips M810 com Slot AGP, porém usando 16 Mb de vídeo onboard

 128 Mb de Memória

O relato dela para trocar a fonte foi que o micro parou com um cheiro enorme de queimado, e há alguns dias ela me disse que a camera digital USB que ela havia comprado, funcionou apenas 1 semana e depois parou de funcionar. O técnico que ela consultou antes de mim, disse que podia ser a instalação do computador, talvez fosse necessário reinstalar o computador todo; ou mesmo a porta USB que havia estragado.

Minha tarefa era trocar a fonte e reinstalar o computador, mas isso não foi possível.

Como eu havia comprado na Microbits uma Maxxtro PD 500N (P4), resolvi colocar essa fonte no gabinete dela, mas ela só funcionou 5 minutos.

Retirei a fonte queimada, e coloquei a Maxxtro no lugar. O único pino de força que eu utilizei da Maxxtro foi o ATX de 20 Pinos, os para ligar HD, e Floppy; os demais existentes eu não usei pois não era necessário.

O micro ligou normalmente, mas como o Windows estava com problema, e o gabinete aberto; resolvi desligar o computador, fechar o gabinete e iniciar uma nova instalação.

O micro não ligou mais.

Agora eu pergunto: Isso é possível?

Uma fonte de P4, pode ser incompatível com essa placa, ou potente demais a ponto de queima-lá. Estou muito desapontado, ainda mais porque comprei esta fonte a cerca de pouco mais 3 meses, pois minha garantia venceu no dia 02/07/2004, e só liguei ela hoje, até então ela estava guardada. A etiqueta do fabricante colada na fonte, dá garantia de 12 meses, mas a Microbits apenas de 3 meses.

Será que a fonte se foi mesmo?

Ainda não testei em outro micro, mas parece que ela se foi, porém ainda continua com aquele cheiro de nova, nem cheiro de queimado deu.

Não acredito que a placa mãe ou processador tenha queimado.

O que aconteceu é estranho.

O problema é que a minha garantia acabou!

Alguém me explica isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que você comentou parece que a placa-mãe está em curto. Talvez uma sobrecarga de energia tenha queimado a fonte anterior, danificando também a placa. Mas por desencargo de consciência dê um Clear-CMOS, vai saber o que já foi fuçado aí.

A sua Maxxtro ainda deve estar funcionando, teste-a. Faça um contato no fio verde e algum preto(terra), presentes no conector ATX... Meça as voltagens no molex com a ajuda de um multímetro. Estando tudo em ordem coloque em outra máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Loverboy2002@14 jul 2004, 20:12

Estou muito desapontado, ainda mais porque comprei esta fonte a cerca de pouco mais 3 meses, pois minha garantia venceu no dia 02/07/2004, e só liguei ela hoje, até então ela estava guardada.

Você deixou ela guardada por esse tempo todo ?!?! :blink:

Equipamentos elétricos/eletrônicos ( principalmente aqueles que esquentam ), uma vez utilizados tem que ser utilizados regularmente !! Um exemplo clássico disso são os No-Breaks. É só ler o manual que em todos eles vem impresso destacado que o equipamento não deve permanecer desligado por muito tempo, uma por causa da bateria, e outra porque acumula umidade...

Não é regra, mas geralmente esses equipamentos tem o péssimo hábito de reter umidade, mesmo que seja muito pouco... uma semana nem dá em nada, mas por períodos prolongados pode acumular umidade suficiente para causar um pequeno curto. Não chega a ser algo hollywodiano, mas pode queimar um capacitor dentro da fonte ( eu tenho um exemplo disso aqui em casa ). Por fora parece novo, por dentro também... você só nota que está queimado se olhar por baixo da placa de curcuito e ver a manchinha preta...

Bom, pode não ter sido isso ( espero que não ), mas existe essa possibilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...