Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD apresentando bad blocks, como proceder?


Narak13

Posts recomendados

Recentemente notei algumas travadas em meu sistema, e em certos momentos, o windows nem reconhecia o HD E:, que não é o hd do S.O mas é meu maior hd, portanto é onde eu instalo os jogos e baixo séries, filmes, etc. Enfim, baixei o HD tune e reparei que ele está com número notável de bad blocks e que também está com uma mensagem em vermelho que não sei muito bem qual é:

 

iQXQ84D.png

 

Comecei a me preocupar com os backups e também passei o Error Scan, porém, pra minha surpresa, ele não apresentou nenhum "Damaged Block" :

 

d2tZOJF.png

 


Comecei a pensar na possibilidade de isso ser um erro lógico, então essa noite to pensando em passar o HDD Regenerator. Pesquisei e também vi que seria bom fazer uma formatação low level (zero fill) nele.

 

Gostaria de saber se estou fazendo os procedimentos corretos, ou se realmente ainda tem alguma chance de ser um problema físico mesmo, o que vocês me aconselham?

E sobre essa mensagem em vermelho, ela é mais séria do que estou pensando, ou não?

 

Desde já, obrigado e abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá vamos por partes, o (05) é uma linha que indica setores realocados - estes setores estão 'fora' dos setores que o HD já tem reservado para problemas como bad blocks e outros. Note que o setor não precisa estar danificado, apenas lento para ser realocado.

O (01) é erros ao se ler dados do disco, novamente pode não ser exatamente bad blocks, mas alguma coisa não esta indo bem...

Já o (0C) é a contagem de vezes que o hd foi ligado e desligado, neste caso ainda esta dentro dos parametros de uso - mas já estaria te avisando que o hd esta ficando velho.

 

No seu caso o HD esta com sintomas de que já não esta aguentando tanto, o ideal seria trocá-lo. Se Não puder no momento, verifique se estes valores estão subindo e se não, você pode ir 'levando' durante algum tempo (mas lembre-se de já copiar todos os dados que quer manter) se eles estiverem subindo, dê um jeito de trocá-lo o mais breve possivel. O hd pode durar um bom tempo agora, como pode pifar amanha, mas no caso o aviso foi dado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah obrigado amigo, no caso do 0C não tem nada de errado com o valor, ele só está azul na foto porque eu tava com o mouse por cima e tava selecionado, esqueci de tirar o mouse de lá. Mas muito obrigado pelo aviso amigão, vou fazer os backups o mais rápido possível e ver se consigo comprar outro HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, se você quiser ter uma ideia melhor se pode arriscar algum tempo com o hd ou se precisa trocar imediatamente, baixe o programa CristalDiskInfo e deixa-lo iniciar com o sistema, ele verifica o s.m.a.r.t. automaticamente e te avisa se algo acontecer - principalmente se algum valor piorar. Se o hd estiver se degradando você já sabe que tem que trocar o mais rápido possivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...