Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fgmmb

RESOLVIDO Transmissão e recepção - Rede WiFi de longo alcance

Recommended Posts

Boa tarde galera,

 

Tenho um projeto em que pretendo utilizar uma antena omnidirecional para aumentar o alcance de uma rede WiFi (+- 3Km).

 

Porém, os dispositivos (Arduino) que irão se conectar a essa rede utilizarão o modulo WiFi ESP8266, apenas para trafegar uma baixa quantidade de dados.

 

Para eu poder trafegar esses dados através dessa rede, basta uma antena potente conectada ao roteador, ou será necessário também um modulo potente no dispositivo?

 

Ou seja, para estender a cobertuda da rede WiFi basta usar uma antena melhor no roteador, ou é necessário também amplificar os sinais transmitidos pelos dispositivos?

 

Grato desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As antenas omni não oferecem grandes coberturas, porque o sinal em 2,4Ghz se degrada facilmente, a não ser que seja em um campo com visada limpada, sem outras redes do mesmo tipo funcionando, etc.

 

Como a potência dos módulos é pequena, provavelmente eles não se conectaram a grandes distâncias. Você teria que ter um outro "roteador" para poder coletar os dados mais próximos e depois enviar para a antena principal por exemplo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dwatashi, a visada é limpa e muito provavelmente não haverá outra rede para interferir. A potência de saída do modulo, no modo 802.11b é de +20dBm. Pretendo utilizar uma antena no modulo¹ e uma no roteador² (que ficará no centro do local).

 

Vi um video de uma galera testando o alcance do ESP8266 com diferentes configurações. Segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=7BYdZ_24yg0

 

A distância de 3Km é limite máximo no meu projeto e eles conseguiram mais de 4Km, com uma boa antena direcional. A questão é que não posso utilizar antena direcional, apenas omnidirecional.

 

Essa alternativa do outro roteador não se enquadra ao projeto. Prefiro utilizar módulos XBee's que irão funcionar para o que quero, mas os dispositivos sairam bem mais caro.

 

¹ http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686988593-antena-omnidirecional-2458ghz-25dbi-amplificado-wireless-_JM

² http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684344180-antena-omnidirecional-25dbi-internet-wireless-via-radio-_JM

 

Grato desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando WR841 (omni) foram 300 e 400m (onde a diferença foi a antena instalada no módulo)

 

Usando M2 Dish (direcional) obtendo 3700m e 4280m usando a mesma configuração anterior.

 

Com Xbees você já tem módulos diferentes, módulos que são coordenadores (concentradores, roteadores) que poderiam facilitar a comunicação.

 

Claro que usando algum tipo de equipamento melhor você talvez consiga aumentar usando omni, mas não deve conseguir comunicação direta com o módulo por causa da potência do mesmo como disse. (Por exemplo usando um rádio melhor e antena omni, chegar os 1000m)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda dwatashi.

O ESP8266 têm potência de 20dBm (100mw). Fiz algumas pesquisas e descobri que ela é suficiente para alcançar a distância de 3km com visada, se utilizar uma boa antena (pretendo comprar uma direcional com mais de 15 dbi). O modelo que pretendo utilizar é o ESP-07 que já possui conector para antena externa.

 

Grato pela colaboração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×