Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a Profissão...


Posts recomendados

É uma boa escolha banco de dados ?

Atualmente estou no 2 semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,

tenho algumas dúvidas sobre qual área devo seguir,

única experiência que tive foi de help desk, eu até éra bom, mas minha timidez atrapalhava um pouco,

enfim,

banco de dados é uma boa area ?

quais pontos positivos e negativos ?

requer muita comunicação empresarial ?
obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa escolha banco de dados ?

Atualmente estou no 2 semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,

tenho algumas dúvidas sobre qual área devo seguir,

única experiência que tive foi de help desk, eu até éra bom, mas minha timidez atrapalhava um pouco,

enfim,

banco de dados é uma boa area ?

quais pontos positivos e negativos ?

requer muita comunicação empresarial ?

obrigado.

 

Banco de dados é uma ótima área, paga bem (muito mais que programação, por exemplo) e sempre tem mercado. Só procure se especializar em um SGBD robusto, como Oracle, Postgres e SQL Server, esses são os mais usados em grandes empresas. MySQL só por aprendizado, bancos pequenos ou como uma solução barata pra web, e se algum dia te mostrarem um Firebird, fuja pras montanhas kkkk.

 

Se você se especializar em Busines Inteligence e Big Data, você vai se dar bem, há bastante campo e os salários são bem altos.

Outra tendencia, como você vai ver em SI, são os bancos NoSQL.

Então, é uma boa area, boa de trabalhar, e sempre vai ter mercado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que começar estudando SQL, que é a linguagem usada para criação dos bancos nos SGBDs objeto relacionais. Recomendo começar usando o PostrgreSQL como servidor de bancos.

Tem um curso online completo e muito bom de SQL nesse site: http://hhide.me/Lvv , que é grátis, inclusive, e tem certificado.

Também tem alguns materiais para download nesse outro site: http://hhide.me/Lvw

 

Basicamente é isso, SQL é o essencial, tem modelagem de BD e notação UML, que você vai aprender em disciplinas de engenharia de software.

Os outros tipos de bancos que mencionei acima são conteúdo mais avançado e complexo, mas que após você se aprofundar na área, ler livros, etc, você vai aprendendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...